sábado, 30 de janeiro de 2010

Rebimboca da Parafuseta Parte 1 - Alternador Automotivo

Alternador automotivo


O alternador é um gerador de eletricidade que serve para carregar a bateria e fornecer energia para os demais componentes elétricos do automóvel.


A geração de eletricidade à partir de energia mecânica é simples ,conforme o desenho acima de um esquema elétrico bem simplificado de um alternador.

O alternador funciona com o movimento de uma correia ligada ao motor do carro, através de uma Polia, quanto mais gira mais energia ele gera, porém, em rotações elevadas poderiam ocasionar problemas nos "consumidores", por isso existe um Regulador de Tensão que regula a saída da tensão para os mesmos.


Alternador com vista explodida

Este sistema elétrico quando apresenta uma pane logo é acionada uma luz no painel, indicando algum problema (Luz da Bateria) o correto seria Luz do Alternador, podem ser por várias causas, desde do próprio alternador, ou a correia está frouxa, o regulador de tensão também. Nos carros equipados com injeção problemas como este podem danificar, mais componentes já que o sistema de injeção é bem sensível a variações de tensão.

Quando o alternador está em funcionamento a bateria quando está totalmente carregada fica em repouso, deixando o serviço com o próprio.





Nenhum comentário: