domingo, 2 de novembro de 2008

Seat não confirma vinda para o Brasil


Único modelo no Salão de São Paulo é o Altea Freetrack.
Presidente da VW do Brasil estuda a volta da marca espanhola.

A expectativa era grande para que no Salão do Automóvel de São Paulo a Volkswagen anunciasse a volta da marca espanhola Seat ao Brasil. Não foi desta vez. Porém, a montadora alemã já começa a ‘ressuscitar’ a Seat da mente do consumidor brasileiro e expõe um modelo no salão, o utilitário esportivo Altea Freetrack XL 4X4.

O SUV é equipado com motor 2.0 turbo de 200 cavalos de potência a 5.100 rpm. O modelo vem com o sistema ‘Hill Hold Control’, dispositivo que mantém por dois segundos os freios acionados em locais inclinados, para que o condutor tenha tempo de tirar o pé do pedal de freio para voltar a acelerar.

Segundo o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, a volta da marca é estudada pela empresa. "A Volkswagen tem nove marcas. Estudamos com muita cautela a volta da Seat, mas há a possibilidade”, afirma.

Na opinião de Schmall, o mercado de veículos no Brasil crescerá ainda mais e, por esse motivo, mais concorrentes entrarão na disputa pelo consumidor. "Ganharão participação de mercado aqueles que tiverem multimarcas. Somente a Volkswagen possui nove marcas", diz Schmall.

Seat no Brasil

A marca espanhola Seat chegou no Brasil em 1995, em meio à febre de importações que aconteceu naquele ano no país. O primeiro modelo foi o sedã Cordoba. Logo depois, a Volkswagen investiu em uma rede de concessionárias da marca e trouxe o hatch compacto Ibiza.

Mesmo com a forte alta do dólar em 2000, a Seat tentou se sustentar no Brasil e até a anunciou, em 2002, o hatch Leon e o sedã Toledo. Porém, os dois modelos não chegaram ao Brasil.

A partir desse ponto, a Volkswagen parou de investir na marca e a deixou em “estado latente” no país. Quem tiver interesse em conferir o que foi a Seat no Brasil, o site oficial ainda existe, embora desatualizado - as últimas notícias se referem ao Salão do Automóvel de São Paulo de 2002.


(G1)

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