908 HY combina um V12 a diesel com um motor elétrico de 80 cavalos.
Sistema representa, grosso modo, 20 segundos a menos por volta.
A Peugeot apresentou no sábado (13) no circuito de Silverstone, na Inglaterra, seu primeiro carro de corrida híbrido, o 908 HY, que combina um V12 a diesel de 5,5 litros e 700 cavalos de potência com um motor elétrico de 60 kW – alimentado por 60 baterias de íons de lítio. A montadora francesa ainda aguarda a divulgação do regulamento da Le Mans Series (campeonato mundial de protótipos) para saber se o revolucionário modelo poderá competir já em 2009.
O motor elétrico, além de poder auxiliar nas arrancadas e no aumento da economia de combustível, também serve de gerador para carregar as baterias e ainda substitui o tradicional motor de arranque, sendo o responsável por ligar o V12 a diesel.
O sistema elétrico do 908 HY é dividido em três elementos principais: o motor elétrico propriamente dito, o conjunto de 60 baterias e o conversor de corrente elétrica, que controla o fluxo de energia entre o motor elétrico e as baterias.
O bólido pode ser usado totalmente elétrico, quando entra no pit-lane para se dirigir aos boxes, por exemplo, somente com o motor a combustão ou ainda com uma combinação de ambos. Nesse modo, o sistema híbrido proporciona um ganho de 80 cavalos de potência que, grosso modo, significa uma ganho de 20 segundos por volta na maioria dos circuitos que compõem a Le Mans Series.
Também pode significar uma economia de 3 a 5% de combustível mantendo o desempenho original do modelo movido apenas com o motor a diesel. Isso significa maior autonomia, ou seja, menos paradas nos boxes para reabastecimento. A pintura prateada ornada com raios azuis deverá ser a vedete das pistas no ano que vem.
Sistema representa, grosso modo, 20 segundos a menos por volta.
A Peugeot apresentou no sábado (13) no circuito de Silverstone, na Inglaterra, seu primeiro carro de corrida híbrido, o 908 HY, que combina um V12 a diesel de 5,5 litros e 700 cavalos de potência com um motor elétrico de 60 kW – alimentado por 60 baterias de íons de lítio. A montadora francesa ainda aguarda a divulgação do regulamento da Le Mans Series (campeonato mundial de protótipos) para saber se o revolucionário modelo poderá competir já em 2009.
O motor elétrico, além de poder auxiliar nas arrancadas e no aumento da economia de combustível, também serve de gerador para carregar as baterias e ainda substitui o tradicional motor de arranque, sendo o responsável por ligar o V12 a diesel.
O sistema elétrico do 908 HY é dividido em três elementos principais: o motor elétrico propriamente dito, o conjunto de 60 baterias e o conversor de corrente elétrica, que controla o fluxo de energia entre o motor elétrico e as baterias.
O bólido pode ser usado totalmente elétrico, quando entra no pit-lane para se dirigir aos boxes, por exemplo, somente com o motor a combustão ou ainda com uma combinação de ambos. Nesse modo, o sistema híbrido proporciona um ganho de 80 cavalos de potência que, grosso modo, significa uma ganho de 20 segundos por volta na maioria dos circuitos que compõem a Le Mans Series.
Também pode significar uma economia de 3 a 5% de combustível mantendo o desempenho original do modelo movido apenas com o motor a diesel. Isso significa maior autonomia, ou seja, menos paradas nos boxes para reabastecimento. A pintura prateada ornada com raios azuis deverá ser a vedete das pistas no ano que vem.
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