A Yamaha lançou na Europa e Japão a nova YZF R1, que é uma das motos esportivas mais desejadas do mundo e que talvez tenha no Brasil sua melhor imagem. Cada vez mais próxima do modelo de competição da marca na MotoGP, a R1 ganhou melhorias técnicas e dinâmicas que a deixaram mais rápida e mais equilibrada.
No eficiente motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas e redondas 1.000 cilindradas, há mudanças nos cursos dos pistões para melhorar o rendimento em alta rotação, algo necessário para uma moto que agora exibe 182 cv de potência máxima. Para também aumentar o desempenho, o acelerador recebeu um controle eletrônico igual ao do coletor de admissão, que permite selecionar três modos de funcionamento do motor, um com a força total disponível, outro para baixas rotações, com ênfase no torque, e o último com rotações médias, entre os dois estilos. Assim, no modo esportivo, segundo a Yamaha, a R1 chega perto dos 305 km/h.
E para manter a ciclística no mesmo patamar refinado da mecânica, a montadora japonesa refez todo o quadro a fim de centralizar as massas e deixar o conjunto mais rígido e instalou um subquadro de magnésio para reforçar a estrutura. Já o garfo recebeu um sistema que controla a compressão do lado esquerdo e distensão, no direito, para deixar a direção ainda mais precisa.
No Brasil, depois de ficar por anos sendo importada por um preço salgado demais — perto dos R$ 70 mil — a Yamaha R1 agora é vendida pelo valor sugerido de R$ 58.800. Praticamente o mesmo preço da Honda CBR 1000RR Fireblade e Suzuki GSX-R 1000.
Um comentário:
Si que es bonita, me imagino que será fuerte en la carretera.
Postar um comentário