
Presidente comprou carro zero em 1992.
Novo proprietário 'turbinou' o veículo para participar de provas de arrancadas.
Banco de couro de duas cores, motor cromado e equipado com dois supercarburadores, suspensão aérea traseira, cabeçote retrabalhado, marcadores de óleo, rotação do motor e voltímetro. Entre todos os seus acessórios do Opala Diplomata modelo 1992 do paulista Rogério Tadeu Rascio, a peça mais valiosa fica dentro do porta-luvas: o manual do proprietário onde consta o nome do primeiro proprietário do veículo: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Rascio comprou o veículo de um amigo há mais de dez anos e já investiu cerca de R$ 45 mil para transformar o Opalão em uma máquina de correr. "O Lula tirou o carro zero quilômetro da fábrica da GM e depois vendeu ao meu amigo", explica.
O motor original tinha 127 cavalos de potência. Agora, são 300 cavalos. "Já consegui fazer 240 km/h com o carro", diz Rascio, que participa de eventos de arrancadas com seu Diplomata.
Quando Rascio comprou o Opala, Lula ainda não havia sido eleito presidente - o que viria a acontecer em 2002. A ascensão do político aumentou a fama do Opala prateado. "Todo mundo brinca chamando de 'carro do presidente'", afirma ele.
(G1)
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