Todos sabem que os freios são fundamentais, mas muitos esquecem de fazer a revisão necessária antes de pegar estrada, ou até mesmo utilizar nas ruas no cotidiano.
Quais tipos de freios são mais comuns hoje nos carro?
Freio a tambor ou hidráulico
É composto de um tambor, em ferro fundido geralmente, na parte interna existem duas sapatas onde estão fixadas as lonas, que ao serem acionadas são empurradas contra o tambor, que é ligado a roda do veículo, gerando o atrito que freia o veículo.
Hoje estas lonas são feitas a partir de fibras sintéticas deixando de lado o amianto que é cancerígeno e levou problemas de saúde para muitos profissionais reparadores mecânicos.
Lonas |
Os freios a tambor podem ser:
Freio a tambor simplex com atuação hidráulica, utilizado em carros de passeio e pequenos utilitários, geralmente são instalados no eixo traseiro do veículo.
Freio a tambor simples com atuação pneumática, é utilizado em veículos grandes e pesados, de baixo custo de manutenção é utilizado principalmente nos ônibus.
Freio a tambor Duo-Servo com atuação hidráulica, é um dos mais utilizados no mercado, sendo usado também nos eixos traseiros dos veículos comerciais de porte leve, médios e pesados, sua característica principal é a eficiência na frenagem
Freio a tambor Duplex, neste sistema além da atuação hidráulica tem a pneumática e utiliza o próprio cilindro de roda como ponto de apoio para as sapatas.
Verifique a condição do tambor, se está ovalizado, se as sapatas estão encaixadas e se a lona ainda tem material. Outra questão quando se tem a atuação hidráulica percorra os duto para ver se tem algum vazamento, o reservatório também merece uma atenção especial, e sempre troque o óleo de freio quando der a quilometragem recomendada pelo fabricante, sempre para o padrão recomendado ou superior, nunca um inferior. E no caso do pneumático verifique se o sistema possui algum vazamento de ar.
Freio a disco
O sistema de freio a disco, são feitos de compostos de cerâmica ou ferro fundido, sua utilização melhorou consideravelmente a dirigibilidade do veículo.
O sistema conta com os seguintes componentes:
Reservatório de óleo hidráulico, cilindro mestre, mangueiras, tubos, pistões, pinça, pastilhas além do pedal de freio e alavanca de freio de mão.
O freio ao ser acionado converte o movimento do veículo (energia cinética) em calor, por isso os discos ventilados possuem melhor eficiência.
Desde do final dos anos 70 existe o sistema ABS, que consiste em sensores que evitam o travamento das rodas, permitindo assim uma frenagem bem mais eficiente
Os cuidados que se devem ter são quase os mesmos com o sistema a tambor, no caso do freio ABS, observe o aviso no painel do carro, caso acenda, leve ao mecânico para fazer os testes necessários e reparos, visualmente verifique o desgaste do disco e das pastilhas, percorra todo o circuito do óleo de freio até o reservatório, verifique se há vazamentos ou se o óleo está no nível. Obedecer as especificações do fabricante quando for trocar o óleo e atenção na sangria para evitar bolhas no sistema.
Leandro Sauerbronn
Nenhum comentário:
Postar um comentário