quinta-feira, 21 de abril de 2016

Roubo de Corrente

Se você já deixou o carro  sem ligar por alguns dias e quando foi ligar a bateria não deu sinal de vida, ou mesmo de um dia para o outro, pode ser que seu carro tenha um problema muito comum que é o roubo de corrente, principalmente se seu carro for um carro antigo.$_32
A bateria do carro armazena energia necessária para virar o motor de arranque ou motor de partida do carro, se não tiver carga suficiente o motor de arranque não consegue ser acionado isso é por conta do gasto com consumidores, que podem ser desde uma luz do salão que ficou acessa, ou um rádio que ficou ligado, porém temos o problema de roubo de corrente, quando o consumo da bateria com o carro desligado é acima da tolerância que o sistema foi projetado.
A instalação de componentes de forma errada, relés por exemplo, podem ocasionar o roubo de corrente.
Como detectar o roubo de corrente?
Nos carros antigos a medição pode ser feita assim que desligar o carro, nos mais novos existe o Power Latch que alimenta componentes eletrônicos temporariamente com o carro desligado, o tempo varia de acordo com cada sistema, de alguns segundos até 50 minutos, então procure saber se seu carro tem este sistema antes de começar a medição, caso tenha e a bateria for desligada antes deste prazo, poderá ocorrer problemas diversos, chegando até impedir a partida do motor.
92806580-2015-8-14-58-51
Antes disso deveremos ter um multímetro em mãos, existem inúmeros multímetros, desde dos automotivos, de eletricistas profissionais com isolamento forte, até um de R$ 20,00 da lojinha, este serve para ESTA medição, se você não pretende ser um técnico não precisar gastar seu dinheiro com algo caro,um barato já é suficiente.
1º - Colocar o multímetro na escala para a medição, usaremos a escala de 10 A (amperes) corrente contínua.
multimetro bateria fuga
2º - Colocar as ponteiras de provas nos plugues, a ponteira preta no plugue (Com) e a vermelha no plugue (10A).
Agora solte o borne negativo da bateria faça uma "ponte" entre o cabo negativo e a bateria com a ponta de prova e veja quanto foi o resultado da medição.
Em baterias com capacidade de até 60 Ah a tolerância aceitável é de 40 mA, em baterias de 70 Ah a 100 Ah em torno de 70 mA. Mas em todo caso consulte o manual do fabricante do teu carro para saber o valor correto. De qualquer forma se os valores estiverem muito acima disso, você comprovou que tem um roubo de corrente no teu veículo.
Caso comprove a fuga leve para um eletricista para fazer uma revisão nos conectores, fios e componentes.

Lembre de usar óculos, luvas e jaleco, a bateria é um componente que tem ácido, tensão e pode explodir, sua proteção com EPI sempre!

Se inscreva na nossa lista e fique por dentro das novidades automotivas.


domingo, 17 de abril de 2016

GP da China, veja como foi

largada-gp-da-china-2016-divulgacao_677617
As disputas começaram durante a largada, Daniel Ricciardo conseguiu tomar a dianteira de Nico Rosberg, Sebastian Vettel tocou no seu companheiro de Ferrari Kimi Raikkonen, o tirando da pista, que o fez perder algumas posições. Enquanto isso, no final da fila, Lewis Hamilton perdeu o bico do seu carro na largada, fechado pelo brasileiro Felipe Nasr, da Sauber.
Na 3ª volta, a Mercedes de Nico Rosbergultrapassou a Red Bull de Daniel Ricciardo por conta de um pneu furado. Os treinos que antecederam a prova de hoje pareciam um presságio quanto aos furos de pneus. Quem não queria saber das confusões eram os carros da Force India, que pularam para a 2ª e 3ª posições.
O Safety-Car ntrou na pista para limpar os detritos deixados pelas colisões, corrida frenética aos boxes para trocar pneus com direito a ultrapassagem do alemão Sebastian Vettel dupla na entrada dos boxes, fez lembrar o Senna com suas tiradas rápidas, lembrando que é proibido em bandeira amarela, que era o caso.
Quem não foi para os boxes é que se deu bem, conseguiram ganhar posições, como o Felipe Massa da Williams e Pascal Wehrlein da Manor. Na 9ª volta foi dada a relargada.
Daniil Kvyat da Red Bull conseguiu ultrapassar Felipe Massa, Vettel ultrapassou a Mclaren de Alonso, que também não tinha parado nos boxes, sem resistência alguma do espanhol. 
Vettel não foi punido na ultrapassagem na entrada dos boxes, e sim o também alemão da Force India Nico Hülkenberg, os comissários entenderam que o Nico estava propositalmente lento na frente do pelotão.
Rosberg passeou sozinho na frente enquanto seu companheiro de equipe Hamilton buscou posições, uma atrás da outra, mas parou no braço de Felipe Massa.Na volta 43,  Ricciardo conseguiu ultrapassar Hamilton e em seguida o Felipe Massa.
Foi uma corrida e tanto, as posições terminaram assim:
  • 1º     -   Nico Rosberg - Mercedes
  • 2º     -   Sebastian Vettel - Ferrari
  • 3º     -   Daniil Kvyat - Red Bull
  • 4º     -   Daniel Ricciardo - Red Bull
  • 5º     -   Kimi Raikkonen - Ferrari
  • 6º     -   Felipe Massa - Williams
  • 7º     -   Lewis Hamilton - Mercedes
  • 8º     -   Max Verstappen - Toro Rosso
  • 9º     -   Carlos Sainz Jr - Toro Rosso
  • 10º   -   Valtteri Botas - Williams
  • 11º   -   Sergio Perez - Force India
  • 12º   -   Fernando Alonso - Mclaren
  • 13º   -   Jenson Button - Mclaren
  • 14º   -   Esteban Gutiérrez - Haas
  • 15º   -   Nico Hulkenberg - Force India
  • 16º   -   Marcus Ericsson - Sauber
  • 17º   -   Kevin Magnussen - Renault
  • 18º   -   Pascal Wehrlein - Manor
  • 19º   -   Romain Grosjean - Haas
  • 20º   -   Felipe Nars - Sauber
  • 21º   -   Rio Haryanto - Manor
  • 22º   -   Jolyon Palmer - Renault

quinta-feira, 14 de abril de 2016