Motos: Zanol conquista seu primeiro título na edição
comemorativa de 20 anos do Rally dos Sertões
Piloto vence
cinco das dez etapas disputadas e também é campeão da categoria Super
Production
Vencedor de
cinco em dez etapas do Rally dos Sertões, maior rali do mundo disputado em um
único país, Felipe Zanol só precisou completar a última especial, disputada
nesta terça-feira (28) entre as cidades cearenses de Iguatu e Fortaleza, para
sagrar-se campeão da 20ª edição da competição. O piloto mineiro, que nas duas
últimas edições foi vice-campeão do Sertões, dominou todo o rali e em nenhum
momento perdeu a liderança.
O piloto da Honda terminou o trecho cronometrado da última etapa, que teve 103 quilômetros, na terceira posição, com o tempo de 1h20min36s. À frente de Zanol, na segunda posição, ficou o experiente Juca Bala e o vencedor da etapa foi Ike Klauman, com o tempo de 1h20min14s.
No acumulado geral, Felipe Zanol é o grande campeão da edição comemorativa de 20 anos do Rally dos Sertões, com Dario Souza em segundo e Nielsen Bueno na terceira posição. Os três primeiros pilotam motos Honda CRF 450X.
Esta marcou a terceira participação do piloto mineiro na competição. Vindo das provas de enduro, Zanol concorreu de igual para igual, em 2010 e 2011, contra feras do naipe do espanhol Marc Coma e do francês Cyrill Desprès, campeões nos dois últimos anos, respectivamente.
"Foi uma edição muito dura. Os dois primeiros dias na areia assustaram o pessoal, e realmente foi um Sertões diferente, largando na areia, com um Jalapão bastante puxado com quase 500 quilômetros. Fiquei feliz e satisfeito por ter conquistado esta vitória numa edição especial como esta, de 20 anos. Este título para mim é muito importante, assim como para os meus patrocinadores, para a Honda também", disse o piloto da equipe oficial Honda.
O piloto da Honda terminou o trecho cronometrado da última etapa, que teve 103 quilômetros, na terceira posição, com o tempo de 1h20min36s. À frente de Zanol, na segunda posição, ficou o experiente Juca Bala e o vencedor da etapa foi Ike Klauman, com o tempo de 1h20min14s.
No acumulado geral, Felipe Zanol é o grande campeão da edição comemorativa de 20 anos do Rally dos Sertões, com Dario Souza em segundo e Nielsen Bueno na terceira posição. Os três primeiros pilotam motos Honda CRF 450X.
Esta marcou a terceira participação do piloto mineiro na competição. Vindo das provas de enduro, Zanol concorreu de igual para igual, em 2010 e 2011, contra feras do naipe do espanhol Marc Coma e do francês Cyrill Desprès, campeões nos dois últimos anos, respectivamente.
"Foi uma edição muito dura. Os dois primeiros dias na areia assustaram o pessoal, e realmente foi um Sertões diferente, largando na areia, com um Jalapão bastante puxado com quase 500 quilômetros. Fiquei feliz e satisfeito por ter conquistado esta vitória numa edição especial como esta, de 20 anos. Este título para mim é muito importante, assim como para os meus patrocinadores, para a Honda também", disse o piloto da equipe oficial Honda.
Peterhansel
e Cottret levam o título dos carros na 20ª edição do Sertões. Spinelli e Haddad
são vice
Dez vezes campeão do Dakar, piloto francês do MINI ALL4 Racing garante título inédito na sua primeira participação no maior rali disputado dentro de um único país. Última etapa teve vitória de Ximenes/França
Dez vezes campeão do Dakar, piloto francês do MINI ALL4 Racing garante título inédito na sua primeira participação no maior rali disputado dentro de um único país. Última etapa teve vitória de Ximenes/França
O
sertão virou mar nesta terça-feira (28) na décima e última etapa do Rally dos
Sertões 2012, na especial entre Iguatu e Fortaleza, no Ceará. Dez vezes campeão
do Rally Dakar, o francês Stéphane Peterhansel conquistou um dos poucos títulos
que restavam para a sua carreira multicampeã no cross country. O piloto e seu
navegador, Jean-Paul Cottret, venceram a 20ª edição do Sertões a bordo do MINI
ALL4 Racing. A dupla francesa adotou a cautela no último trecho cronometrado da
competição e encerrou a 10ª etapa em quarto lugar.
A vitória no dia ficou com a dupla brasileira formada pelo cearense Riamburgo Ximenes e pelo navegador potiguar Flavio França, companheiros dos franceses no X-Raid Team, pilotando um BMW X3. Eles completaram a especial de 103 quilômetros em 1h15min40s, superando os campeões do Sertões 2011, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que garantiram o vice-campeonato deste ano com o Mitsubishi Lancer.
A dupla Peterhansel/Cottret venceu seis das 10 especiais do rali, que teve sua largada no dia 19 em São Luís, no Maranhão, e percorreu 4.840 quilômetros no total, em edição considerada a mais difícil e bela da história do maior rali do mundo disputado dentro de um único território. No acumulado, eles ficaram com o tempo de 26h06min53s.
"Este foi um rali muito difícil e muito longo, mas que fez a diferença com uma variedade enorme de paisagens. Considero a primeira parte da competição como a mais difícil, pois tive de competir com o Spinelli, o que me fez correr alguns riscos que não esperava e acelerar mais", declarou Peterhansel.
"Já na segunda parte, encontrei outro adversário que me forçou a continuar com esta postura agressiva, quando imaginava que poderia seguir mais tranquilo. O rali foi perfeito, pois o carro estava muito bem ajustado e meu navegador também é excelente. Foi um prazer enorme ter participado desta edição do Sertões. A hospitalidade do povo brasileiro também foi algo maravilhoso", elogiou o francês.
A vitória no dia ficou com a dupla brasileira formada pelo cearense Riamburgo Ximenes e pelo navegador potiguar Flavio França, companheiros dos franceses no X-Raid Team, pilotando um BMW X3. Eles completaram a especial de 103 quilômetros em 1h15min40s, superando os campeões do Sertões 2011, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que garantiram o vice-campeonato deste ano com o Mitsubishi Lancer.
A dupla Peterhansel/Cottret venceu seis das 10 especiais do rali, que teve sua largada no dia 19 em São Luís, no Maranhão, e percorreu 4.840 quilômetros no total, em edição considerada a mais difícil e bela da história do maior rali do mundo disputado dentro de um único território. No acumulado, eles ficaram com o tempo de 26h06min53s.
"Este foi um rali muito difícil e muito longo, mas que fez a diferença com uma variedade enorme de paisagens. Considero a primeira parte da competição como a mais difícil, pois tive de competir com o Spinelli, o que me fez correr alguns riscos que não esperava e acelerar mais", declarou Peterhansel.
"Já na segunda parte, encontrei outro adversário que me forçou a continuar com esta postura agressiva, quando imaginava que poderia seguir mais tranquilo. O rali foi perfeito, pois o carro estava muito bem ajustado e meu navegador também é excelente. Foi um prazer enorme ter participado desta edição do Sertões. A hospitalidade do povo brasileiro também foi algo maravilhoso", elogiou o francês.
Nos quadris, vitória do
maranhense Marcelo Medeiros
Piloto iniciou o rali vencendo o prólogo em São Luís, faturou seis das 10 especiais e garantiu o título na categoria
Piloto iniciou o rali vencendo o prólogo em São Luís, faturou seis das 10 especiais e garantiu o título na categoria
O maranhense Marcelo Medeiros garantiu o título na
categoria quadriciclos na 20ª edição do Rally dos Sertões, encerrada nesta
terça-feira, dia 28, em Fortaleza (CE). Foram 10 dias de muita disputa e 4.840
km, partindo de São Luís, no Maranhão, e passando ainda por Tocantins, Piauí e
Pernambuco até chegar no Ceará.
Medeiros, que já havia faturado o prólogo na capital maranhense, venceu seis das 10 especiais e impôs uma vantagem de mais de 10 horas para o vice-campeão. Nesta terça, o piloto completou a especial entre Iguatu (CE) e Fortaleza de 103 km em 1h32min28s com seu Yamaha Raptor 700.
No acumulado, o piloto ficou com o tempo 40h55min26s. O vice-campeão foi Paulo Roberto Kitagawa (Yamaha Raptor 700), seguido por Ernesto Jun Watashi (CAN AM Outlander 800R XXC).
"As 10 etapas foram extremamente importantes. Tive pequenos problemas, mas que consegui superar junto com a equipe. Com calma e paciência chegamos ao final e consegui este que é um dos melhores títulos da minha carreira", comentou Medeiros.
Medeiros, que já havia faturado o prólogo na capital maranhense, venceu seis das 10 especiais e impôs uma vantagem de mais de 10 horas para o vice-campeão. Nesta terça, o piloto completou a especial entre Iguatu (CE) e Fortaleza de 103 km em 1h32min28s com seu Yamaha Raptor 700.
No acumulado, o piloto ficou com o tempo 40h55min26s. O vice-campeão foi Paulo Roberto Kitagawa (Yamaha Raptor 700), seguido por Ernesto Jun Watashi (CAN AM Outlander 800R XXC).
"As 10 etapas foram extremamente importantes. Tive pequenos problemas, mas que consegui superar junto com a equipe. Com calma e paciência chegamos ao final e consegui este que é um dos melhores títulos da minha carreira", comentou Medeiros.
Sperancini e Vargas faturam
primeiro título da categoria experimental UTV
Dupla enfrentou problemas nas primeiras etapas, mas a partir da terceira especial começou a reação que os levou à vitória
Dupla enfrentou problemas nas primeiras etapas, mas a partir da terceira especial começou a reação que os levou à vitória
A categoria UTV estreou no Rally dos Sertões em
uma edição histórica, nos 20 anos do maior rali do mundo disputado dentro de um
único país. E os campeões foram Bruno Sperancini e Thiago Vargas, a bordo do
protótipo 950. A dupla ficou em segundo lugar na última especial, nesta
terça-feira (28), entre Iguatu e Fortaleza (CE), e faturou o título com o total
de 40h53min21s.
A vitória na 10ª etapa ficou com a dupla Sylvio de Barros/Pipo Mirone, que fechou a especial cronometrada de 103 km em 1h30min07s com um Polaris Razor XP900.
Sperancini/Vargas tiveram problemas nas duas primeiras etapas, mas a partir da terceira especial iniciaram a recuperação. Foram quatro vitórias em 10 especiais entre São Luís (MA) e Fortaleza (CE).
A dupla venceu com o tempo total de 40h53min21s, mais de 11 horas de vantagem para os vice-campeões Carlo Collet / Eduardo Shiga (CAN AM Comander 1000).
"Todos tivemos problemas, mas eu acho que o sucesso da nossa equipe foi o projeto. Trouxemos um carro que foi testado no Dakar, mas uma nova versão. Previmos os problemas de superaquecimento, problema de pneu e tivemos problemas, mas nem tanto quanto os outros. Paramos num rio e ficamos atolados nas dunas e recuperamos dia a dia", contou Sperancini, que já havia corrido o Sertões duas vezes nos quadriciclos.
O piloto aposta na profissionalização da nova categoria, que participou do Sertões em caráter experimental. "Eu acho que no ano que vem a surpresa vai ser a profissionalização dos UTVs", finalizou o campeão.
A vitória na 10ª etapa ficou com a dupla Sylvio de Barros/Pipo Mirone, que fechou a especial cronometrada de 103 km em 1h30min07s com um Polaris Razor XP900.
Sperancini/Vargas tiveram problemas nas duas primeiras etapas, mas a partir da terceira especial iniciaram a recuperação. Foram quatro vitórias em 10 especiais entre São Luís (MA) e Fortaleza (CE).
A dupla venceu com o tempo total de 40h53min21s, mais de 11 horas de vantagem para os vice-campeões Carlo Collet / Eduardo Shiga (CAN AM Comander 1000).
"Todos tivemos problemas, mas eu acho que o sucesso da nossa equipe foi o projeto. Trouxemos um carro que foi testado no Dakar, mas uma nova versão. Previmos os problemas de superaquecimento, problema de pneu e tivemos problemas, mas nem tanto quanto os outros. Paramos num rio e ficamos atolados nas dunas e recuperamos dia a dia", contou Sperancini, que já havia corrido o Sertões duas vezes nos quadriciclos.
O piloto aposta na profissionalização da nova categoria, que participou do Sertões em caráter experimental. "Eu acho que no ano que vem a surpresa vai ser a profissionalização dos UTVs", finalizou o campeão.
Caminhões: Trio
Policarpo/Seccomandi/Fonseca vence nos Leves e Salvini/Bisi/Chwaigert nos
Pesados
The "giants" of Sertões completed the 20th edition of the largest rally in the world disputed in a single country.
The "giants" of Sertões completed the 20th edition of the largest rally in the world disputed in a single country.
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Policarpo/Seccomandi/Fonseca |
Na 10ª etapa, entre Iguatu e Fortaleza, a vitória na especial de 103 km ficou com Amable Barrasa / Cesar Botas / Raphael Bettolini, que garantiu o vice nos Leves. Eles completaram a especial em 1h37min50s. Nos pesados, quem levou a melhor no dia foi Edu Piano / Solon Mendes / Carlos Sales, trio que também foi vice-campeão na categoria (1h38min31s).
No geral dos caminhões, Policarpo / Seccomandi / Fonseca completou o rali em 37h44min00s. "Achei que seria muito mais difícil. Estou vindo dos carros para os caminhões. Me adaptei bem ao caminhão e a partir do quarto dia passei a me sentir melhor. O caminhão Ford foi muito forte e resistiu a tudo que teria que resistir. Não tomei nenhuma penalização e o navegador foi excelente. Todos os problemas que tivemos no caminhão, a equipe de mecânicos resolveu", declarou Policarpo, que elogiou as etapas.
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Salvini/Bisi/Chwaigert |
Salvini agradeceu a equipe por seu sexto título no Sertões. "Na edição de dez anos, tivemos problemas pra sair dos brejos. Nessa de 20 anos tinha que ser diferente para marcar de uma forma positiva", disse.
"Nosso sexto título, estou muito satisfeito e devo tudo para a nossa equipe. O sucesso é todo da equipe", finalizou Salvini.
A 20ª edição do Rally dos Sertões tem o patrocínio master do Governo do Maranhão e Mitsubishi Motors; patrocínio Honda Motos, Cemar e Governo do Estado do Ceará; apoios Uracer, São Luís Shopping, Hotel Luzeiros, Volare e Tmar; organização Dunas Race; supervisão Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Motociclismo.
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