Entidade havia liberado sistema desenvolvido pela Lotus, mas volta atrás e resolve banir dispositivo após chiadeira de rivais
Depois de liberar o uso de um novo sistema desenvolvido pela Lotus, que manteria estável a altura da suspensão dianteira durante as freadas, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) voltou atrás e proibiu o revolucionário dispositivo para a temporada-2012 da Fórmula 1.
O sistema proporcionava um resultado semelhante ao produzido por uma suspensão ativa, sistema eletrônico desenvolvido pela Williams e copiado por outras equipes no começo da década de 90. Além da Lotus, a Ferrari já estava desenvolvendo a sua versão do dispositivo.
O sistema controlaria a altura do carro por intermédio de cilindros hidráulicos posicionados logo abaixo dos braços de suspensão. Esses cilindros seriam acionados pelo freio e, além permitir um maior equilíbrio ao carro nas aproximações de curva, ajudaria a poupar os pneus.
Segundo o site da revista inglesa Autosport, a mudança de opinião da FIA ocorreu devido à pressão das outras equipes, que alegaram descumprimento do princípio do regulamento que proíbe peças móveis influenciarem a aerodinâmica.
- Temos investigado esse tipo de sistema por algum tempo. Ele obviamente tem um impacto na plataforma aerodinâmica do carro. Qualquer coisa que mantenha a frente mais baixa é benéfica na perspectiva aerodinâmica - chiou o chefe de engenharia da Williams, Mark Gillan, que revelou ao programa de TV online The Flying Lap o recebimento de uma carta da FIA proibindo o sistema. (Lancenet)
Depois de liberar o uso de um novo sistema desenvolvido pela Lotus, que manteria estável a altura da suspensão dianteira durante as freadas, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) voltou atrás e proibiu o revolucionário dispositivo para a temporada-2012 da Fórmula 1.
O sistema proporcionava um resultado semelhante ao produzido por uma suspensão ativa, sistema eletrônico desenvolvido pela Williams e copiado por outras equipes no começo da década de 90. Além da Lotus, a Ferrari já estava desenvolvendo a sua versão do dispositivo.
O sistema controlaria a altura do carro por intermédio de cilindros hidráulicos posicionados logo abaixo dos braços de suspensão. Esses cilindros seriam acionados pelo freio e, além permitir um maior equilíbrio ao carro nas aproximações de curva, ajudaria a poupar os pneus.
Segundo o site da revista inglesa Autosport, a mudança de opinião da FIA ocorreu devido à pressão das outras equipes, que alegaram descumprimento do princípio do regulamento que proíbe peças móveis influenciarem a aerodinâmica.
- Temos investigado esse tipo de sistema por algum tempo. Ele obviamente tem um impacto na plataforma aerodinâmica do carro. Qualquer coisa que mantenha a frente mais baixa é benéfica na perspectiva aerodinâmica - chiou o chefe de engenharia da Williams, Mark Gillan, que revelou ao programa de TV online The Flying Lap o recebimento de uma carta da FIA proibindo o sistema. (Lancenet)
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