domingo, 11 de setembro de 2011

Vettel vence mais uma!!!!

Vettel já pode ser campeão em Cingapura.


O alemão Sebastian Vettel venceu com facilidade o Grande Prêmio da Itália e ficou muito próximo do bicampeonato mundial de Fórmula 1. Com a oitava vitória no ano, Vettel agora tem 112 pontos de vantagem sobre o novo vice-líder Fernando Alonso e, para ser campeão já na próxima corrida, em Cingapura, precisa marcar 13 pontos a mais do que o espanhol, terceiro colocado na prova - Jenson Button completou o pódio, em segundo.

Completaram a zona de pontuação, do quarto ao décimo lugares, Lewis Hamilton (McLaren), Michael Schumacher (Mercedes), Felipe Massa (Ferrari), Jaime Alguersuari (Toro Rosso), Paul di Resta (Force India), Bruno Senna (Renault), que fez seus primeiros pontos, e Sebastien Buemi (Toro Rosso). Rubens Barrichello, da Williams, foi envolvido numa colisão na largada e foi o 12º. Vice-líder antes do GP italiano, Mark Webber abandonou.

A CORRIDA

Largando da pole, Vettel perdeu a ponta para Fernando Alonso após a partida, enquanto Schumacher pulou para terceiro, seguido por Hamilton, Massa, Webber e Button. Na freada para a chicane depois da largada, Vitantonio Liuzzi perdeu o controle de seu HRT, foi para a grama e acertou Vitaly Petrov e Nico Rosberg. Para não bater em Petrov, Barrichello teve de parar o carro e Senna precisoo desviar, o que os fez perder posições.

O safety car teve de entrar na pista e os dois brasileiros envolvidos na batida aproveitaram para trocar os pneus. Na relargada, Vettel partiu logo para cima de Alonso e reassumiu o primeiro lugar com uma bela ultrapassagem na quinta volta, após colocar as rodas na grama. Mais atrás, Webber se atrapalhou ao tentar passar Massa, tocou na Ferrari, danificou sua asa e depois bateu na Parabolica antes de chegar aos boxes. Com a batida, Massa caiu para décimo.

Como Vettel disparou na ponta, a atração da corrida passou a ser a briga entre Schumacher e Hamilton. Com uma aula de pilotagem, o alemão se defendeu magistralmente ante um Hamilton surpreendentemente cauteloso. Isso permitiu a Button encostar nos dois e, numa volta só, o campeão de 2009 aproveitou uma vacilada dos adversários para subir ao terceiro lugar. Enquanto isso, Massa reagia e já era sexto, mas longe do trio.

Hamilton só conseguiu a ultrapassagem sobre Schumacher depois da segunda rodada de pit stops, quando Button já estava longe e pressionando o segundo colocado Alonso, que sofria com os pneus médios. O inglês não teve problemas para superar o espanhol, que nas últimas voltas ainda acabou atacado por Hamilton. No entanto, não houve tempo para o inglês tentar uma ultrapassagem.

Outra atração da prova foi Bruno Senna. Depois de cair para o fim do pelotão, o brasileiro se recuperou com boas ultrapassagens e já alcançou a zona de pontuação logo após a metade da prova. Após voltar em décimo de seu último pit stop, Bruno atacou Sebastien Buemi e conseguiu a nona colocação a cinco voltas da bandeirada. Foram os primeiros dois pontos de Senna na Fórmula 1.

Abandonado até pelas câmeras de TV tamanha a sua superioridade, Vettel passeou tranquilamente rumo à 17ª vitória na categoria, exatamente três anos a sua primeira vitória, pela então pequena Toro Rosso. O alemão, talvez sentindo que o bi está muito próximo, chorou copiosamente no pódio de Monza enquanto a fanática torcida italiana invadia a reta dos boxes.(Lancenet)

Nenhum comentário: