Desgaste de pneus provoca 82 trocas de pneus. Ferrari, como de costume, erra em três paradas de Massa, que não pontua
A profecia de Sebastian Vettel após os treinos de sábado funcionou: o GP da Turquia teve intensas disputas, mas apenas do segundo lugar para trás, e o alemão da Red Bull venceu praticamente de ponta a ponta. Sem muitas dificuldades, o campeão mundial não foi ameaçado em nenhum momento e conquistou a terceira vitória em quatro provas com 8s8 de vantagem sobre Mark Webber, que, após bela disputa com Fernando Alonso, conseguiu o segundo lugar quase no fim - o espanhol, que teve ótima atuação, obteve o primeiro pódio da Ferrari no ano.
Também marcaram pontos, da quarta à décima colocações, respectivamente, Lewis Hamilton (McLaren), Nico Rosberg (Mercedes), Jenson Button (McLaren), Nick Heidfeld (Renault Lotus), Vitaly Petrov (Renault Lotus), Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Kamui Kobayashi (Sauber).
Largando de décimo, Felipe Massa teve um excelente início de corrida e chegou a estar entre os cinco primeiros, com belas ultrapassagens. Mas, como já havia feito em outras corridas, a Ferrari fez três pit stops muito ruins com o brasileiro, que perdeu posições importantes e acabou apenas em nono, também atrapalhado por uma saída de pista na curva 8. Para se ter uma ideia, a equipe italiana fez pit stops de cinco, seis e nove segundos com o brasileiro, enquanto, por exemplo, a Red Bull concluiu suas operações numa média de três e quatro segundos.
Já Rubens Barrichello também teve bons momentos na prova, como uma bonita ultrapassagem sobre Michael Schumacher, flertou com os pontos, mas as deficiências do modelo FW33 da Williams o deixaram mais uma vez fora da zona de pontuação, na 15ª colocação.
Com o resultado, Vettel disparou ainda mais na liderança do Mundial. Ele passou a somar 93 pontos, contra 59 do vice-líder Hamilton e 55 do terceiro colocado Webber. Button, com 46 pontos, Alonso, com 41, e Massa, com 24, já estão bem afastados dessa briga.
A prova de Istambul teve ainda um recorde de paradas nos boxes em provas com pista seca: 82. Os constantes pit stops e inversões de posições proporcionaram mais uma corrida cheia de ultrapassagens, devido ao desgaste discrepante dos pneus em diferentes carros. Os destaques foram uma tripla disputa entre Nico Rosberg, Felipe Massa e Jenson Button pelo quinto lugar no começo da prova, uma briga entre Webber e Alonso pela segunda colocação e o combate entre Massa, Michael Schumacher e Jaime Alguersuari pelo 11º lugar no fim.
A CORRIDA
A largada já foi quente, com Vettel mantendo à ponta, mas Rosberg assumindo a segunda colocação à frente de Webber e Alonso, enquanto Hamilton, com um erro na curva 3, caía para sexto, atrás de Button. Massa, com bom começo de corrida, encostava nos pilotos da McLaren. Massa chegou a passar Hamilton, mas a Ferrari cometeu seu primeiro erro da tarde e o brasileiro perdeu nos boxes a sexta ganha na pista.
Após a primeira rodada de pit stops, Vettel, Webber, Alonso e Hamilton ocupavam os quatro primeiros lugares enquanto Button, que retardou demais a primeira parada, caiu para oitavo, e Petrov, que antecipara a parada, era o quinto, à frente de Rosberg e Massa.
Com o resultado, Vettel disparou ainda mais na liderança do Mundial. Ele passou a somar 93 pontos, contra 59 do vice-líder Hamilton e 55 do terceiro colocado Webber. Button, com 46 pontos, Alonso, com 41, e Massa, com 24, já estão bem afastados dessa briga.
A prova de Istambul teve ainda um recorde de paradas nos boxes em provas com pista seca: 82. Os constantes pit stops e inversões de posições proporcionaram mais uma corrida cheia de ultrapassagens, devido ao desgaste discrepante dos pneus em diferentes carros. Os destaques foram uma tripla disputa entre Nico Rosberg, Felipe Massa e Jenson Button pelo quinto lugar no começo da prova, uma briga entre Webber e Alonso pela segunda colocação e o combate entre Massa, Michael Schumacher e Jaime Alguersuari pelo 11º lugar no fim.
A CORRIDA
A largada já foi quente, com Vettel mantendo à ponta, mas Rosberg assumindo a segunda colocação à frente de Webber e Alonso, enquanto Hamilton, com um erro na curva 3, caía para sexto, atrás de Button. Massa, com bom começo de corrida, encostava nos pilotos da McLaren. Massa chegou a passar Hamilton, mas a Ferrari cometeu seu primeiro erro da tarde e o brasileiro perdeu nos boxes a sexta ganha na pista.
Após a primeira rodada de pit stops, Vettel, Webber, Alonso e Hamilton ocupavam os quatro primeiros lugares enquanto Button, que retardou demais a primeira parada, caiu para oitavo, e Petrov, que antecipara a parada, era o quinto, à frente de Rosberg e Massa.
O brasileiro, então bem na prova, pressionou Rosberg e, após dura disputa, pulou para quinto. O alemão, que caía de rendimento, também acabou ultrapassado por Button, que fazia boa recuperação com pneus três voltas mais novos do que os rivais.
Mais à frente, Alonso surpreendentemente tirava a diferença em relação a Webber e, com manobra segura, assumiu a segunda posição na metade da prova. Nas voltas seguintes, o espanhol esboçou uma pressão a Vettel, que, no entanto, manteve a distância com segurança.
As principais posições foram mantidas após a segunda bateria de trocas de pneus, mas na terceira a Ferrari voltou a jogar contra Massa, que caiu para nono, no meio de uma dura disputa por posições. Para piorar, o brasileiro errou na curva 8 e ficou até fora da zona de pontuação.
Outras brigas por posições marcaram o fim o GP: Webber, com pneus melhores após a última troca, retomou o segundo lugar de Alonso, e Hamilton, que havia sido prejudicado pela McLaren num dos pit stops, tomou o quarto de Button, que ainda perdeu o quinto para Rosberg.
Alheio ao monte de disputas por posições, Vettel, que usou um capacete com um símbolo turco contra mau-olhado e passeou ileso até a bandeirada. Pelo visto, só muito mau-olhado para tirar do alemão da Red Bull um bicampeonato que se desenha a cada corrida.(Lancenet)
RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA TURQUIA
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h30m17s558
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 8s8
3º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 10s0
4º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 40s2
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 47s5
6º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 59s4
7º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - a 1m00s8
8º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - a 1m08s1
9º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 1m09s3
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 1m18s0
11º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 1m19s8
12º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 1m25s4
13º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
14º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a uma volta
15º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a uma volta
16º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
17º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a uma volta
18º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - a uma volta
19º - Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault - a duas voltas
20º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a duas voltas
21º - Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth - a três voltas
22º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - a cinco voltas
ABANDONOS
Paul di Resta (ALE) Force India-Mercedes - a 14 voltas/mecânico
Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a 58 voltas/câmbio
VOLTA MAIS RÁPIDA
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m29s703, na 48ª
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