Eu não vejo tanto sentido nesse sistema por agregar a complexidade inerente ao sistema de gás e muito peso ao veículo. A propósito: se a intenção é fazer um ônibus flex, vale lembrar que é possível usar etanol puro em motores a diesel, não precisa nem daqueles aditivos especiais (a principal razão é para manter a lubrificação das antigas bombas injetoras). A própria MWM, fornecedora da Volkswagen, chegou a oferecer motores que podiam rodar tanto com álcool quanto com diesel durante a década de 80 sem o uso de aditivos, apenas fazendo a partida a frio com o diesel para obter uma estabilização de marcha-lenta mais rápida.
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Eu não vejo tanto sentido nesse sistema por agregar a complexidade inerente ao sistema de gás e muito peso ao veículo. A propósito: se a intenção é fazer um ônibus flex, vale lembrar que é possível usar etanol puro em motores a diesel, não precisa nem daqueles aditivos especiais (a principal razão é para manter a lubrificação das antigas bombas injetoras). A própria MWM, fornecedora da Volkswagen, chegou a oferecer motores que podiam rodar tanto com álcool quanto com diesel durante a década de 80 sem o uso de aditivos, apenas fazendo a partida a frio com o diesel para obter uma estabilização de marcha-lenta mais rápida.
http://dzulnutz.blogspot.com/2011/09/consideracoes-sobre-o-etanol-em-motores.html
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