quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um ano trágico para o autódromo de Interlagos


O ano de 2011 ficará marcado na história do autódromo internacional de Interlagos, em São Paulo. Com a confirmação, nesta quarta-feira, da morte do piloto Paulo Kunze, de 67 anos, em decorrência de um acidente, no último domingo, durante prova da Stock Paulita, já são três os acidentes fatais no circuito paulistano nesta temporada.

Além de Kunze, Gustavo Sondermann, piloto da Copa Montana, evento de apoio da Stock Car, faleceu após acidente no último dia 3 de abril. Além disso, no mês de fevereiro, o fotógrafo João Lisboa morreu na pista após um acidente de moto na curva do Café – mesmo local onde Sondermann se acidentou.

Idade

O fato de Paulo Kunze ainda pilotar em plena terceira idade chamou a atenção da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) que pretende mudar a legislação que permite a participação em campeonatos de pilotos mais velhos.  “É um assunto que falei com o Conselho Técnico do Desporto Nacional”, diz Cleyton Pinteiro – presidente da CBA.

“Quando me falaram que o piloto tinha mais de 60 anos, perguntei se tínhamos algo sobre isso. É algo para se ter”, declara Pinteiro que já milita no automobilismo nacional há muito tempo, inclusive com cargos na direção da CBA, e assumiu a presidência da entidade há mais de um ano.

Kunze não é (ou era) o único veterano em competições espalhadas por todo o Brasil. Nas categorias mais competitivas e famosas, como a Stock Car e a F-Truck, esse número é bem menor. Todavia, em categorias menores, regionais, a realidade mostra que a quantidade é grande.

Na F-Truck, Pedro Muffato, piloto acima do 60, ainda é um dos destaques. Recentemente, na GT Brasil, os irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi também competiram e ambos têm mais de 60 anos de idade.(Yahoo)

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