quarta-feira, 30 de junho de 2010

Subcompacto projetado pelo mesmo criador do McLaren F1 é revelado

T.25 leva até três passageiros e pode ser estacionado perpendicularmente.
Minicarro faz 26,1 km/l e roda até 783 km com um tanque de combustível. 

Depois de ficar famoso ao projetar o McLaren F1, esportivo que já foi o mais rápido do mundo produzido em série, Gordon Murray revelou oficialmente nesta segunda-feira (28) na Inglaterra detalhes de sua nova criação: o T.25, um subcompacto de baixo custo e de baixo nível de emissões.

O novo modelo de Murray tem 2.4 m de comprimento, 1,3 m de largura e 1,6 m de altura. Seu tamanho permite que o carro seja estacionado na perpendicular. De acordo com o criador, nessa posição é possível colocar três unidades do T.25 no mesmo espaço de um modelo de porte médio.

O motorista fica posicionado no meio do veículo e outras duas pessoas podem viajar nas laterais, pouco atrás do condutor. O modelo é equipado com motor de 660 cm³ de cilindrada que gera até 51 cavalos de potência acoplado ao câmbio semi-automático de até cinco velocidades. Segundo os fabricantes, o minicarro inglês vai de 0 a 100 km/h em 16,2 segundos.


Por causa da baixa potência e o peso reduzido - apenas 575 kg -, o consumo médio de combustível é de 26,1 km/l e a autonomia chega a 783 km a cada tanque de combustível de 30 litros. O T.25 poderia chegar a velocidade máxima de 156 km/h, mas por questão de segurança ela é limitada a 145 km/h.

O pacote de equipamentos de série inclui freios ABS, airbags frontais e traseiros, controle de estabilidade (ESP) e controle de tração. A suspensão é independente tanto na dianteira quanto na traseira.

De acordo com a Revista Autoesporte, o T.25 poderá ser fabricado no Brasil. A revista afirma que Murray estará no país no mês que vem para definir a possível produção do minicarro inglês para o Mercosul. (Auto Esporte)

Nenhum comentário: