Planos incluem reestruturação da rede e reposicionamento de marcas
O Grupo Fiat pretende encolher de forma significativa o número de concessionárias das marcas Chrysler e Lancia na Europa.
A Fiat já notificou cerca de 1.200 revendas das duas marcas sobre a não-renovação de seus contratos, que expiram no dia 31 de maio de 2011. A intenção da empresa italiana é criar uma nova rede de concessionárias que venda os modelos de ambas as marcas.
Até 2011, os carros da Chrysler serão vendidos com a logomarca da Lancia em praticamente todo o continente europeu, salvo no Reino Unido e na Irlanda. Nestes locais, a marca Chrysler permanecerá existindo, já que a Lancia não atua nestes mercados.
O fim dos contratos vai afetar 1.150 revendas de Lancia e Chrysler e passará a valer apenas no ano que vem por conta das leis sindicais da União Europeia, que determinam que as concessionárias sejam informadas sobre a rescisão de contratos com 12 meses de antecedência.
Os planos da Fiat incluem a implantação de uma nova estratégia para a Chrysler, que venderá apenas sedãs e esportivos, como os Dodge Charger e Challenger. A Lancia terá a minivan Musa, o hatchback Delta e a nova geração do compacto Ypsilon, que deve estrear em solo europeu em 2011.
Atualmente, a Lancia possui 595 concessionárias e 785 showrooms espalhados por toda a Europa. Já a Chrysler conta com 556 revendas e 750 showrooms. Em 2009, a Lancia vendeu 121 mil veículos, sendo que a grande maioria deles (102 mil) foram comercializados na Itália. A Chrysler, por sua vez, comercializou apenas 11.500 carros no Velho Continente no ano passado.(Quatro Rodas)
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