quinta-feira, 24 de junho de 2010

FIA anuncia pacotão de regras para a Fórmula 1

Pirelli fornecerá pneus a partir de 2011 e asa traseira será ajustável

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quarta-feira as mudanças que foram aprovadas no Conselho Mundial para a temporada 2011 da Fórmula 1. Veja abaixo um resumo das medidas.
Pneus - A Pirelli foi escolhida como a única fornecedora de pneus, por um período de três anos, a partir de 2011. A empresa italiana terá de seguir as regulamentações técnicas e esportivas implementadas pela FIA
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Licença FIA de Staff de competidores - Uma proposta de licença específica para membros do staff de competidores dos Campeonatos Mundiais da FIA que foi submetida à Comissão de Fórmula 1. Isso está sendo considerado para ser implementado no Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2011, com previsão de ser incluído em outras competições da FIA no futuro.

Safety Car - Com efeito imediato, nenhum carro pode realizar ultrapassagem até ter passado a primeira linha do safety car pela primeira vez, após o carro de segurança ter retornado ao pit. Contudo, se o safety car ainda estiver na pista no comeão da última volta, somente voltaá ao pit lane quando cruzar a linha de chegada e os carros receberão a bandeira quadriculada sem poder realizar ultrapassagens. 

Segurança Geral - Com efeito imediato, qualquer carro que esteja desnecessariamente lento ou que possa causar perigo aos outros pilotos, será denunciado aos comissários de prova. Isso se aplicará a qualquer carro que estiver sendo dirigido na pista, na entrada dos boxes ou no pit lane. Para assegurar que os carros não sejam guiados dessa forma, quando a saída dos boxes estiver aberta para a corrida, os pilotos devem ficar abaixo do tempo máximo permitido pela FIA depois da linha de saída e antes da linha de entrada do safety car no pit.

O grid - Para 2011, qualquer piloto cuja melhor volta no Q1 seja superior a 107% do tempo do líder ficará automaticamente de fora da corrida. Excepcionalmente, os comissários podem permitir que o carro inicie a corrida e caso haja mais de um piloto enquadrado na exceção, os próprios comissários determinarão a ordem no grid.

Ajustes aerodinâmicos - Os ajustes aerodinâmicos devem ser ativados pelo piloto a qualquer momento antes do comeão da corrida, com o único propósito de melhorar as oportunidades de ultrapassagem durante a corrida, depois que o piloto tiver completado duas voltas. O piloto somente pode ativar os ajustes aerodinâmicos na corrida quando ele tiver sido notificado pelo controle eletrônico. Eles somente estarão disponíveis se o piloto estiver menos de um segundo atrás de outro piloto em qualquer uma das posições pré-determinadas ao redor de cada circuito. O sistema será desabilitado na primeira vez que os pilotos usarem os freios depois que o sistema tiver sido ativado.

Influencia aerodinâmica - Com exceção de partes necessárias para os ajustes aerodinâmicos, qualquer sistema de carro, dispositivo ou procedimento que utilize o movimento do piloto como meio de alterar as características aerodinâmicas do carro está proibida a partir de 2011.

Peso - A partir de 2011, o peso mínimo do carro não pode ser menos de 640 kg a qualquer momento durante o evento.

Combustível - Com efeito imediato, se uma amostra do combustível for requerida após sessões de treino, o carro envolvido deve ser levado diretamente aos boxes pelo próprio piloto.(Lancenet)

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