domingo, 23 de maio de 2010

Felipe Maluhy vence a etapa do Rio de Janeiro em Jacarepaguá

Piloto conquista seu primeiro triunfo na carreira aos 32 anos de idade

Em uma prova emocionante, com muitas trocas de posição nas últimas voltas, o paulista Felipe Maluhy conquistou a primeira vitória na carreira neste domingo, no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Após o final da corrida, foi a hora dos bastidores ficaram mais 'velozes'. O resultado final foi investigado por denúncias de ultrapassagens com bandeira amarela. Depois de muita polêmica e conversas em tom mais sério, o resultado final ficou sendo o seguinte: Ricardo Maurício que acabou na segunda posição, recebeu punição de vinte segundos e caiu para o 19º lugar. Mesmo caso de Marcos Gomes, que havia cruzado a linha de chegada em terceiro, e na lista final ficou na 20ª colocação. Além deles, Thiago Marques também recebeu punição pelo acidente com Willian Starostik e acabou desclassificado.

Melhor para Allam Khodair, que após largar na pole position, não havia conquistado um lugar no pódio do Rio de Janeiro. Após a decisão dos diretores de prova, o piloto da Full Time conquistou a terceira colocação. Com o segundo lugar assegurado, Átila Abreu aumentou ainda mais sua vantagem na liderança da temporada 2010.

No fim da corrida, Maluhy elogiou o desempenho de toda a equipe no fim de semana:
- A corrida foi importante para mim porque perdi meu pai no dia 28 de dezembro e queria dividir essa emoção com ele. Buscava essa vitória desde 2005, bati na trave várias vezes, disputei o título, mas ela não vinha - comemorou, emocionado.

Em uma largada limpa, sem acidentes, Allam Khodair manteve a ponta e Felipe Maluhy passou Ricardo Maurício e assumiu a segunda colocação da prova. Na 12ª volta, Allam Khodair errou a tomada da curva 1 e perdeu a liderança para Maluhy. Além da primeira colocação, Khodair caiu para quarto lugar, sendo ultrapassado também por Ricardo Maurício e Átila Abreu.

A oito voltas do fim, Felipe Maluhy liderava, sendo seguido por Ricardo Maurício e Átila Abreu. Após a saída do carro de segurança, Átila Abreu fez a ultrapassagem sobre Felipe Maluhy e assumiu a ponta. A disputa era muito grande, já que nenhum dos dois pilotos havia vencido na temporada.

A disputa continuou acirrada, com uma diferença de cerca 0,202s, e Marcos Gomes conseguiu a ultrapassagem sobre Ricardo Maurício, assumindo a terceira colocação. A seis voltas do fim, o capô do carro de Duda Pamplona descolo-se do carro, prejudicando a prova do piloto.

Em uma manobra arrojada, Felipe Maluhy recuperou a ponta com uma belíssima ultrapassagem sobre Átila Abreu. Ricardo Maurício ainda tentava recuperar a terceira posição, mas era prejudicado por ter seu capô também prestes a se soltar, o que atrapalhava a aerodinâmica do seu carro. A duas voltas do fim, a peça soltou-se, impedindo que ele tivesse o mesmo rendimento na pista.

Mesmo com capô a mostra, Ricardo Maurício aproveitou a briga entre Marcos Gomes e Átila Abreu e assumiu a segunda colocação. Mas o piloto da RC ultrapassou com bandeira amarela e foi penalizado em 20 segundos, terminando na 19ª posição.

Confira o resultado final da etapa do Rio de Janeiro:
1 - Felipe Maluhy
2 - Átila Abreu
3 - Allam Khodair
4 - David Muffato
5 - Daniel Serra
6 - Cacá Bueno
7 - Max Wilson
8 - Julio Campos
9 - Antonio Jorge Neto
10 - Nonô Figueiredo
11 - Cláudio Ricci
12 - Xandinho Negrão
13 - Alan Hellmeister
14 - Pedro Gomes
15 - Giuliano Losacco
16 - Alceu Feldmann
17 - Tarso Marques
18 - Christian Fittipaldi
19 - Ricardo Maurício
20 - Marcos Gomes
21 - Diego Nunes
22 - Lico Kaesemodel
23 - Gustavo Sondermann
24 - Duda Pamplona
25 - Betinho Gresse
26 - Valdeno Brito
27 - Thiago Camilo
28 - Willian Starostik
29 - Ricardo Zonta
30 - Antonio Pizzonia
31 - Luciano Burti
32 - Popó Bueno
33 - Constantino Jr.
Desclassificado: Thiago Marques
(G1)

Nenhum comentário: