quarta-feira, 28 de abril de 2010

BMW recria clássico 328 Kamm Coupé

Réplica celebra os 70 anos da vitória da marca na Mille Miglia italiana


A divisão BMW Classic foi além da assistência de modelos antigos e organização de passeios com carros de diferentes épocas. Desta vez, o departamento nostálgico da marca alemã recriou o clássico 328 Kamm Coupé, modelo vencedor da Mille Miglia, na Itália, de 1940. E não foi fácil reconstruí-lo. Vítimas da Segunda Guerra Mundial, todas as cinco unidades do carro construídas acabaram se perdendo com o tempo, assim como a maioria dos detalhes de seu projeto, destruído junto de sua fábrica por bombardeios de forças aliadas no conflito.


Para recriar o modelo, a BMW saiu em busca de fotos antigas do carro, que também são raras. A partir das imagens, foram criados modelos em terceira dimensão de onde saíram os projetos para o desenvolvimento de todos os componentes do carro. “Nós enfrentamos uma série de desafios técnicos, tivemos muitas discussões e mais incontáveis horas de pesquisa. Mas quando você vê o carro pela primeira vez é possível sentir toda paixão e esforços investidos por todos envolvidos no projeto”, comemora Karl Baumer, diretor da BMW Classic.


Segundo a fabricante, a réplica difere do modelo original apenas nos detalhes mecânicos e forma de construção. Motor, câmbio e suspensão traseira têm um toque de modernidade, enquanto a carroceria, toda de alumínio, foi desenvolvida em estampas, e não manualmente, como na antiga linha de produção do carro no final dos anos 30. Terminado o trabalho, que começou em meados da década de 90, a recriação do 328 fará parte do acervo do museu da BMW, além de participar de eventos de veículos clássicos pelo mundo.


Quilômetros de história

Ciente do quão raro eram os modelos da série 328, a BMW transferiu todas as cinco unidades do carro para o interior de Munique, longe dos constantes bombardeios contra a capital da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, após a invasão aliada, militares norte-americanos, ingleses e russos se apoderaram dos carros, que posteriormente acabaram destruídos em acidentes. (Carro Online)



Um comentário:

Anônimo disse...

Hmm it looks like your website ate my first comment (it was super long) so I guess I'll just sum it up what I submitted and say, I'm thoroughly enjoying your blog.

I too am an aspiring blog blogger but I'm still new to the whole thing. Do you have any points for newbie blog writers? I'd really appreciate it.


Feel free to visit my web page :: my latest blog post