terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Rally Dakar 2010

O Percurso

O percurso em 2010 tem:
9.030 quilômetros para carros e caminhões
8.937 quilômetros para motos e quadriciclos
4.810 quilômetros de especiais (trechos cronometrados) para carros e caminhões
4.717 quilômetros de especiais (trechos cronometrados) para motos e quadriciclos
4.220 quilômetros de deslocamentos

Pelo segundo ano seguido, o Rally Dakar terá como palco a América do Sul. Argentina e Chile serão os responsáveis por sediar o maior rali do mundo. Em 2010, a prova acontecerá entre os dias 1 e 17 de janeiro.


Neste ano, porém, a disputa contará com menos participantes. Ao todo, 371 veículos correrão a prova, sendo 184 motos e quadriciclos, 138 carros e 50 caminhões. Em 2009, a prova contou com 500 veículos (217 motos, 177 carros, 81 caminhões e 25 quadriciclos).


Mais uma vez os brasileiros marcarão presença no rali. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil baterá o recorde de inscritos. Serão 25 competidores do país, nove a mais do que em 2009.


A prova

Ao todo, serão 14 etapas de percurso. A disputa começa no território argentino, em Buenos Aires e segue até Fiambala. De lá, a competição entra em território chileno, no qual ficará por nove dias, até retornar a San Juan, na Argentina. Por fim, os corredores seguirão de volta a Buenos Aires, local de chegada (e também largada) do rali.


Em seus 9.000 quilômetros de competição, o destaque mais uma vez ficará para a longa estadia no Deserto do Atacama, considerado o mais seco e árido território do mundo, com temperaturas que ultrapassam os 40ºC.


Outro destaque da prova será a mudança constante de solos. Todos os dias, os competidores terão pela frente novos tipos de cobertura, como terra, dunas de areia e terrenos ralos.


Mudança

Este ano o Dakar contará com duas mudanças significativas para deixar a competição mais acirrada. A primeira delas, na classe principal das motos, será a nova regulação, trocando as maquinas de 690 cilindradas para 450cc. Essa nova regra, em 2010, valerá apenas para os profissionais. No entanto, até 2012, todos os competidores (inclusive os amadores) terão que se adaptar.


A segunda mudança está ligada aos carros. Nos últimos anos, os veículos movidos a diesel têm sido muitos superiores aos movidos a gasolina. Com o intuito de diminuir essa margem e tornar a prova mais competitiva, a ASO (empresa organizadora do rali) divulgou que os veículos propulsionados com motor a gasolina (mais de 2 válvulas/cilindro) poderão aumentar o tamanho da válvula de admissão do ar, de 32 milímetros para 34 mm.


(Terra.com)

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