sábado, 11 de julho de 2009

Mark Webber conquista sua primeira pole na Fórmula 1


Em treino emocionante, Barrichello consegue a segunda posição


No treino mais emocionante da temporada da Fórmula 1 até agora, com instabilidade do clima e troca constante na primeira posição, o australiano Mark Webber conquistou a pole position para o GP da Alemanha, em Nürburgring. É a primeira pole da carreira do piloto da Red Bull, que terá ao seu lado na primeira fila o brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn. A segunda fila terá os outros pilotos de Brawn e Red Bull, com o líder do Mundial Jenson Button em terceiro e o alemão Sebastian Vettel a seguir.Os outros dois brasileiros também ficaram entre os dez primeiros, com Felipe Massa em oitavo, logo à frente do companheiro de equipe Kimi Raikkonen, e Nelsinho Piquet em décimo, pela primeira vez à frente de Fernando Alonso justamente na corrida que pode marcar a sua despedida da Renault, que, segundo as últimas informações da mídia especializada, substituirá o brasileiro pelo piloto reserva Romain Grosjean.Outros dois pilotos tiveram ótimo desempenho na sessão deste sábado. O campeão Lewis Hamilton, com um McLaren melhorado, brigou pela pole até os instantes finais, e acabou com a quinta posição. Além dele, destacou-se o alemão Adrian Sutil, que levou um Force India pela primeira vez a um lugar entre os dez primeiros em um grid, na sétima posição.


A largada para a nona corrida da temporada será às 9h (de Brasília) deste domingo e a previsão da meteorologia indica chuva.O TREINOA Red Bull dominou a primeira etapa da classificação, ainda sem chuva. Mark Webber foi o mais veloz, seguido por Alonso, Hamilton, Vettel, Barrichello e Button. Para que se tenha ideia do ótimo rendimento da Red Bull naquele momento, Vettel conseguiu a quarta posição mesmo andando apenas com pneus mais duros, enquanto todos os outros estavam com macios.
No intervalo da primeira para a segunda etapa, a chuva começou a cair, obrigando os pilotos a entrar rapidamente na pista. Todos entraram com pneus slicks, mas o asfalto molhou tão rapidamente que foi necessária uma troca imediata para intermediários.


Barrichello, entretanto, resolveu esperar um pouco e, ao perceber que a pista secava, arriscou abortar sua tentativa com intermediários e tentou os slicks com sucesso, ficando com o primeiro lugar. Depois, os demais também tentaram com slicks, mas a chuva voltou a cair, deixando o brasileiro em primeiro. Quem acertou uma boa volta foi Piquet, que ficou em segundo. Já Alonso, de quem se esperava muito, errou e ficou em 12º.Na etapa final da classificação a chuva não voltou e a pista foi ficando cada vez mais seca, embora ainda sem as condições ideais de aderência. Na primeira rodada de tentativas, Barrichello voltou a ser o mais rápido. Mas, nos minutos finais, a briga pela pole ficou acirrada entre o brasileiro, Hamilton, Button, Vettel e, finalmente, Webber, que na sua última tentativa cravou a quarta pole da Red Bull na temporada e a sua primeira após 132 tentativas.


GRID DE LARGADA DO GP DA ALEMANHA


1º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m32s230

2º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - 1m32s357

3º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - 1m32s473

4º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m32s480

5º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m32s616

6º - Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - 1m33s859

7º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m34s316

8º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m34s574

9º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - 1m34s710

10º - Nelsinho Piquet (BRA) Renault - 1m34s803

11º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - 1m42s310

12º - Fernando Alonso (ESP) Renault - 1m42s318

13º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - 1m42s500

14º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - 1m42s771

15º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1m42s859

16º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - 1m32s190

17º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m32s251

18º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - 1m32s402

19º - Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - 1m33s559

20º - Timo Glock (ALE) Toyota - punido

Nenhum comentário: