quinta-feira, 2 de julho de 2009

GNV poderá ficar até 12% mais barato para o consumidor

O Gás Natural Veicular (GNV) deverá ficar até 18% mais barato para os postos nos próximos três meses, no Rio de Janeiro, mas a queda para o consumidor final deverá ficar em, no máximo, 12%. A previsão é do coordenador do Comitê de GNV do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), Rosalino Fernandes.

De acordo com ele, sobra gás no país e a tendência é a de que os motoristas passem a encontrar preços mais atraentes. A queda de até 18% nas tarifas deverá ser observada na venda do produto das distribuidoras para os revendedores.

- Os consumidores deverão encontrar preços de 10% a 12% mais baixos no metro cúbico, porque os postos nunca diminuem tanto os valores cobrados, já que têm outras despesas - explicou.

O Brasil está com excesso de gás natural no mercado desde o início do ano, por conta da queda na produção industrial e no consumo das termoelétricas. Rosalino Fernandes diz acreditar que a Petrobras fará novos leilões, em breve, para vender o gás natural que está sobrando. A informação, entretanto, não foi confirmada pela estatal.

Hoje, o metro cúbico do GNV no Rio custa, em média, R$ 1,47, de acordo com um levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Nenhum comentário: