quarta-feira, 8 de julho de 2009

FIA e equipes ainda discordam sobre regras

Redução de custos e peso dos carros seguem sem acordo

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reuniu nesta quarta-feira com representantes das 13 equipes que disputarão a próxima temporada da Fórmula 1 para discutir o regulamento e a reunião pode ter servido para reacender a guerra entre as partes.

Isso porque FIA anunciou que as equipes não tinham direito a voto nas regras, o que fez as oito integrantes da Fota deixarem o encontro.Apesar de a FIA ter desistido do teto orçamentário para o ano que vem, a entidade exige que em dois anos as equipes reduzam seus gastos aos níveis do início da década de 90. Porém, ainda não há um acordo assinado para que os valores pretendidos sejam atingidos, o que pode causar a retomada da guerra política que tanto perturbou a categoria nos últimos meses.

Existe ainda um outro ponto em que há divergências: o peso dos carros. Para este ano, o mínimo é de 605 quilos, mas há a ideia de aumentar esta quantia para 620 a fim de beneficiar os pilotos mais pesados, que estão sofrendo na temporada deste ano por causa do Kers, cuja massa não é descontada na aferição."Após a decisão do Conselho Mundial, em 24 de junho, o regulamento esportivo e técnico da Fórmula 1 voltará para o que estava decidido antes de 29 de abril.

Todas as mudanças foram acertadas e será discutida apenas a manutenção do peso mínimo em 620 quilos e a assinatura de um acordo entre todas as equipes concorrentes em 2010 para reduzir os custos ao nível do início da década de 1990 em dois anos, como foi prometido pela Fota em 24 de junho", informou a FIA, em nota.

A Fota respondeu com dureza:"Os representantes da Fota solicitaram um adiamento das reuniões de hoje porque nenhum novo Pacto da Concórdia seria permitido antes de uma aprovação unânime dos regulamentos para a próxima temporada. Ficou claro para as equipes que a base dos regulamentos técnicos e esportivos para 2010 já havia sido firmada em Paris pelo Conselho Mundial da FIA em 24 de junho.

Em nenhum momento da reunião em Paris foi feita qualquer exigência de um acordo unânime para qualquer mudança de regulamento. A Fota não teve como exercer seus direitos e não teve outra opção além de encerrar sua participação".

Nenhum comentário: