quarta-feira, 3 de junho de 2009
Brabham também pode voltar à Fórmula 1 no ano que vem
Dono da marca pensa em recriar famosa escuderia em 2010
Famosa por ter dado a Nelson Piquet dois de seus três títulos mundiais, a Brabham poderá promover seu retorno à Fórmula 1 na próxima temporada caso uma substancial redução de custos, seja através de um teto orçamentário ou com outras medidas, seja adotada. Além da Brabham, outra equipe que teve longa trajetória na categoria, a March, poderá voltar.
A Brabham Grand Prix Limited pertence à Formtech, fornecedora de peças para carros e que comprou a Super Aguri em 2008. Segundo a revista alemã “Motorsport Aktuell”, a empresa já enviou sua documentação à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com o nome Brabham.
A escuderia foi fundada nos anos 60 pelo então bicampeão mundial Jack Brabham. Em 1966, o australiano entrou para a História da Fórmula 1 ao se tornar o primeiro - e até hoje único - campeão com um carro de sua própria equipe. No ano seguinte, faturaria o bi com o neozelandês Denny Hulme.
Na década de 70, o time foi adquirido por Bernie Ecclestone e, apesar de não ter conquistado títulos no período, quase sempre foi competitiva graças ao talento extraordinário do projetista sul-africano Gordon Murray. Na época, o time também contou com pilotos de grande talento como Carlos Reutemann, José Carlos Pace e Niki Lauda.
No fim de 1978, Ecclestone contratou o então promissor Nelson Piquet, que no ano seguinte superou Niki Lauda no duelo interno da equipe. O austríaco, desmotivado, abandonou a F-1 e o brasileiro se tornou o líder do time. Em 1980, Piquet foi vice, mas na temporada seguinte o título não escapou.
Para o Mundial de 1982, Ecclestone acertou um contrato com a BMW para fornecimento de motores e, apesar de um início de parceria com muitas quebras, a paciência rendeu a Piquet o bicampeonato em 1983. Após dois anos com muitos abandonos, o brasileiro saiu da Brabham, que nunca mais foi a mesma. Em 1988, Ecclestone passou o negócio adiante e a equipe continuou a cair até fechar no fim de 1992.
(Lancenet)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário