segunda-feira, 1 de junho de 2009

75 anos das Flechas de Prata

Mercedes-Benz W25


Auto Union Type A

Quarta-feira da semana passada, dia 27 maio, os carros que, junto com os Mercedes-Benz W25, deram origem ao mítico nome de "Flechas de Prata" completaram 75 anos de sua primeira corrida. Embora com os anos o apelido tenha se associado mais à marca da estrela sediada em Stuttgart, o fato é que naquele tempo era dividido com a rival Auto Union (fusão das empresas Audi, Horch, Wanderer e DKW, que mais tarde se tornaria a Audi) e seus velozes Type A.

A alcunha veio da carroceria, que mantinha a cor do alumínio. E a prova emblemática ocorreu no circuito de Avus, em Berlim, e os Flechas da Auto Union foram pilotados por Hans Stuck (na foto acima), August Momberger e Hermann Prince zu Leiningen. Eram carros que atingiam a velocidade incrível, ainda hoje, de 380 km/h.

Não só a velocidade surpreende. Os Auto Union pesavam apenas 750 kg (menos do que um Fiat Uno, que pesa 890 kg) e tinham motor em posição central-traseira. A maioria dos superesportivos de hoje tem essa configuração. O "cérebro" que disparava as flechas era um distinto senhor chamado Ferdinand Porsche, chefe da equipe de competição. O motor, de 16 cilindros em "V", tinha 4,4 litros de cilindrada e potência de 295 cv.

O carro continuou a ser desenvolvido e teve mais duas gerações, Type B e Type C. Nesta o motor teve a cilindrada ampliada para 6 litros e a potência chegava a 520 cv. O torque era de 87 mkgf.

Ao todo, a Auto Union participou de 61 corridas em circuitos, sendo 30 delas consideradas Grandes Prêmios (a Fórmula 1 da época). Foram 24 vitórias, 23 segundos lugares e 17 terceiros. Em 1938 Ferdinand Porsche deixou a equipe e foi seguir outros rumos.

A vitória naquela prova de estreia ficou com um Alfa Romeo. Após ter mais de um minuto de vantagem, Hans Stuck teve problemas com seu Type A e não completou a prova. Momberger foi o terceiro.

(Estado de São Paulo - Luís Felipe Figueiredo)

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