Piloto retarda pit stop e supera adversários em Santa Cruz do Sul
Em uma corrida muito movimentada, com várias ultrapassagens e toques entre os carros, o paulista Max Wilson venceu neste domingo a quarta etapa da temporada da Stock Car, em Santa Cruz do Sul, e assumiu a liderança do campeonato.
Com a sua primeira vitória na categoria, o piloto da Eurofarma RC, que faz a sua primeira temporada, passou a somar 53 pontos, contra 49 de Valdeno Brito (RCM Motorsports), que terminou em sétimo, e Cacá Bueno (Red Bull W.A.Mattheis), segundo colocado no circuito gaúcho.
Completaram o grupo dos cinco primeiros colocados em Santa Cruz Átila Abreu (AMG Motorsport), Antonio Pizzonia (Amir Nasr) e Daniel Serra (Red Bull W.A.Mattheis.
A CORRIDA
Apesar de não ter feito uma grande largada, Cacá manteve a liderança após a bandeira verde pois se posicionou muito bem na freada para a curva 1. Segundo no grid, Thiago Camilo perdeu duas posições, para Ricardo Maurício e Wilson. Logo depois, Camilo foi tocado por Allam Khodair e perdeu mais duas posições, para ele e Serra. A direção de prova considerou que Khodair prejudicou Camilo ao tocá-lo e o puniu com uma passagem pelos boxes.
Na quinta volta, Lico Kaesemodel saiu da pista na reta dos boxes e ficou encostado num barranco. Apesar de a batida ter sido de leve, o carro ficou preso e o safety car teve de entrar na pista, o que reagrupou os carros.
Após a relargada, Cacá manteve a ponta, mas um pit stop confuso atrapalharia a sua corrida: no momento em que ele saía dos boxes, Xandinho Negrão entrava e os carros acabaram se chocando. Com isso, o bicampeão caiu de primeiro para quarto após todos os pilotos pararem para o reabastecimento. Quem se deu bem foi Wilson, que retardou a sua parada e assumiu a ponta, à frente de Maurício e Camilo.
Pouco depois, Camilo tentou ultrapassar Maurício, mas acabou batendo na traseira do atual campeão, tirando-o da corrida. O capô de Camilo ficou danificado e ele foi desclassificado algumas voltas depois por não ter entrado nos boxes para consertá-lo. A batida levou o safety car à pista de novo. Naquela altura, Wilson liderava, com Cacá em segundo, à frente de Átila, Serra e Pizzonia, que fazia ótima corrida.
Enquanto Wilson abria vantagem na ponta, Átila começou a pressionar Cacá e fez uma manobra de ultrapassagem mal-sucedida no fim da reta dos boxes, levando um "X" de Bueno. Ao mesmo tempo, Pizzonia ultrapassou Serra e ainda aproveitou o erro na manobra de Átila para assumir o terceiro lugar.
Nas últimas voltas Wilson manteve sem problemas a liderança, enquanto Cacá também não teve dificuldades para manter o segundo lugar. Já Átila fez bela ultrapassagem sobre Pizzonia para conseguir o último lugar no pódio.
A próxima etapa da temporada será disputada no dia 5 de julho, em Interlagos (SP).
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO |
1º - Max Wilson (SP) Eurofarma RC - 53 pontos 2º - Valdeno Brito (PB) RCM Motorsport - 49 Cacá Bueno (RJ) Red Bull W.A.Mattheis - 49 4º - Antonio Pizzonia (AM) Amir Nasr - 44 5º - Atila Abreu (SP) AMG Motorsports - 41 6º - Allam Khodair (SP) Full Time - 39 7º - Paulo Salustiano (SP) Vogel - 36 8º - Ricardo Mauricio (SP) Eurofarma RC - 32 Daniel Serra (SP) Red Bull W.A.Mattheis - 32 10º - Thiago Camilo (SP) Vogel - 29 |
(Lancenet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário