
A razão de a primeira corrida de 2009 ir parar no tapetão é a intenção de Ferrari, Renault e Red Bull de recorrerem da decisão da entidade de liberar o uso do polêmico difusor traseiro projetado pelas equipes Brawn GP, Toyota e Williams na Austrália.
Ferrari, Renault e Red Bull entraram com um protesto formal para vetar o acessório, que, segundo elas, é ilegal por desrespeitar as novas restrições aerodinâmicas da categoria, já em Melbourne, mas os Comissários da FIA vetaram o recurso e liberaram o difusor.
A BMW deve se juntar às três equipes no protesto na Corte de Apelações. A escuderia tinha a intenção de entrar com recurso contra o difusor já na primeira instância, mas não conseguiu formalizar a reclamação.
Segundo as equipes protestantes, o difusor aumenta a "downforce", força que segura o carro no asfalto, melhorando assim a sua velocidade e performance geral.
Como o próximo encontro da Corte de Apelações só acontece depois do GP da Malásia, que será realizado em 5 de abril, o resultado da segunda etapa do Mundial também pode ser decidido na Justiça.
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