quinta-feira, 5 de março de 2009

Equipes da F-1 chegam para abertura sem rodagem

Com uma pré-temporada bem mais enxuta, times estão preocupados

Chuva e frio na Europa, tempestades de areia no Bahrein. Faltam pouco mais de três semanas para o início do Mundial e, na História recente da F-1, nunca as equipes chegaram à abertura tão mal preparadas. E justamente em meio a uma mudança radical no regulamento.

Os números não mentem. A equipe que mais andou até agora foi a BMW Sauber: 6.971 km, incluindo a sessão de ontem em Jerez (ESP). É pouco mais da metade do que fez em 2008 a McLaren, a que mais rodou naquela pré-temporada.

Esse cenário sugere corridas tumultuadas e cheias de quebras, pelo menos no início do campeonato.

Principalmente entre as equipes que optarem por utilizar oKers (sistema de recuperação de energia cinética).

O dispositivo ainda causa muitas quebras e princípios de incêndio, como Lewis Hamilton pôde descobrir em Jerez. Parece cedo para imaginar que o Kers agüentará uma corrida.

A falta de preparação também tem gerado incertezas quanto aos pneus slicks. Os compostos voltam à F-1 após 11 anos, mas o que se viu até agora foi um desgaste exagerado na borracha, especialmente nos pneus traseiros, em poucas voltas. Numa corrida, esse desgaste pode ser crítico e os pilotos terão muito trabalho para segurar o carro na pista.

Os pilotos também sofrem com a falta de preparação, pois ganharam comandos novos no volante.

Um é o do Kers, que libera a energia extra para o motor em tentativas de ultrapassagem. Outro é o botão que regula o ângulo dos flaps da asa dianteira. Sem falar nas funções de antes, como a distribuição do equilíbrio nos freios e giros do motor.

Como uma trupe de artistas circenses mal-ensaiados, a F-1 vai chegando para a abertura da temporada com a promessa de uma corrida movimentada, em que os sobreviventes certamente estarão em uma ótima posição para somar pontos.

QUILOMETRAGEM DE TESTES NAS ÚLTIMAS PRÉ-TEMPORADAS
EQUIPES QUE MAIS TESTARAM

2005BAR-HONDA19.027 km
2006HONDA19.738 km
2007RENAULT13.216 km
2008McLAREN-MERCEDES13.617 km
2009BMW SAUBER6.971 km

Nenhum comentário: