Em 1959, primeiro modelo nacional deixou a fábrica de Anchieta.
Carro se despediu em 1996, com 3,1 milhões de unidades vendidas.
Nesta terça-feira (20) é comemorado o “Dia Nacional do Fusca”, uma data instituída pela Volkswagen nos anos 80 em homenagem aos fãs do automóvel. Projetado na Alemanha, o carro foi produzido pela primeira vez no Brasil há 50 anos e seguiu como líder de vendas por 24 anos consecutivos.
Liderança e despedida
O Fusca, que desde 1951 era importado da Alemanha, passou, em 1959, a ser produzido na fábrica da Anchieta, em São Paulo. Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez.
Sete anos depois, o então presidente da República, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que ele voltasse a ser produzido. A retomada do modelo durou até junho de 1996, quando ele se despediu com a marca de 3,1 milhões de unidades vendidas. Nas lojas, ainda é possível encontrar peças novas fabricadas especialmente para ele. “Tem tudo. Guarnição, maçaneta, fechadura, desde o Fusca 67 até o 96”, diz o comerciante Erlon Fernandes.
O Fusca inspirou a criação de outros modelos, como a Brasília, apresentada em 1973, e o TL, sucessor do Fusca quatro portas, popularmente conhecido como “Zé do Caixão”, por causa da disposição das maçanetas.
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