terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dodge planeja importar Challenger para o Brasil

Um dos maiores ícones da indústria automobilística americana começa a arrumar as malas rumo ao Brasil. A Chrysler estuda importar sob encomenda o Dodge Challenger, que embalou os sonhos rebeldes de muitos jovens nos anos 70.

Criado como resposta da Chrysler da Dodge ao Chevrolet Camaro e ao Ford Mustang, o Challenger está em sua terceira geração, depois de um hiato de 25 anos.

O design é inspirado no do primeiro cupê, com frente "invocada" e lanternas que cruzam a traseira. Mas está 16,3 cm maior e 15,5 cm mais alto.

A potência continua exagerada, seguindo a receita de oferecer produtos tradicionais para recuperar vendas em declínio.

Por US$ 22.545 (R$ 52,6 mil), a Dodge oferece motor V6 (seis cilindros em "V") de 250 cv (cavalos), mas há também os V8. Podem ter até 425 cv, como os que movem a versão SRT8, de US$ 42.245 (R$ 98,5 mil).

A Folha avaliou o Challenger intermediário, o R/T. Seu propulsor 5.7 V8 no México e instalado no Canadá gera 372 cv, algo impossível de ser aproveitado numa Detroit acometida por uma temperatura de 20oC negativos e com neve por todos os cantos.

Segundo o fabricante, o Challenger R/T vai a 100 km/h em menos de 6s. Mas numa era em que consumir pouco dá medalha de honra ao mérito, a Dodge destaca mais seu consumo. São 6,8 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, contra as médias de, respectivamente, 6 km/l e 9,4 km/l do SRT8.

Nos EUA, custa US$ 30.545 (R$ 71,2 mil) Toyota Camry sai por US$ 19.145 (R$ 44 mil).

(José Augusto Amorim da Folha de S.Paulo)

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