Foi apresentado nesta quinta-feira, no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em Barra de Guaratiba, o protótipo da Viatura Especial de Patrulhamento (Vespa), novo blindado da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O projeto levou cerca de um ano para ficar pronto.
A tecnologia utilizada foi toda desenvolvida no CTEx e a maioria das peças são brasileiras. O veículo suporta tiros de fuzil, inclusive nos pneus. O Vespa pesa cinco toneladas e sua velocidade pode chegar até 130 km/h. Ele tem capacidade para levar até cinco policiais e transportar seis presos na parte de trás.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, informou que os carros irão às ruas para testes e, dentro de dois meses, será feito um levantamento com sugestões dos policiais para avaliar a possibilidade de produção em série. Beltrame aproveitou para diferenciar o novo blindado dos “caveirões” e falou em maior produtivodade dos policiais.
“O caveirão é um veículo de combate usado para incursões em áreas perigosas, já o blindado compacto será usado para patrulhamento em vias e bairros com riscos de ataque aos policiais. Mesmo assim, a blindagem deste veículo suporta até tiros de fuzil, o que dá segurança aos policiais”, disse o secretário.
Na minha opinião não é o ideal, mas é bem melhor do que os velhos carros-fortes atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário