sábado, 27 de setembro de 2008

Automóvel Clube do Brasil completa 100 anos

Fundação da entidade foi idealizada por Santos Dumont.
José do Patrocínio e Olavo Bilac estão entre os fundadores.

Primeira entidade de donos de veículos automotores do país, o Automóvel Clube do Brasil completa 100 anos neste sábado (27). A idéia partiu de Santos Dumont, o primeiro a trazer um veículo a combustão e pneus de borracha, um Peugeot, que chegou ao país em novembro de 1891.

A fundação do clube data de 27 de setembro de 1907, mas somente um ano depois o governo do Rio de Janeiro — capital federal na época — reconheceu e oficializou a entidade, formada pelos seis primeiros proprietários de carros no país até então: Santos Dumont, José do Patrocínio, Álvaro Fernandes da Costa Braga, Aarão Reis, Olavo Bilac e Fernando Guerra Durval.

Após a oficialização, o clube passou a organizar encontros de automóveis na vista chinesa, na Floresta da Tijuca (Rio de Janeiro). Assim, também começaram os primeiros desfiles nos corsos carnavalescos do Rio.


A primeira corrida automobilística foi outro evento organizado pelo Automóvel Clube do Brasil. O evento aconteceu em julho de 1908, em parceria com o Automóvel Clube de São Paulo, fundado 11 dias antes da realização da prova, que ficou internacionalmente conhecida como "Circuito de Itapecerica".


A competição brasileira foi criada pelo francês Conde Lesdaim, que chegou ao Brasil no início de 1908 e trouxe as experiências das provas automobilísticas européias e asiáticas.


A primeira corrida automobilística do país foi outro evento organizado pelo Automóvel Clube do Brasil (Foto: Divulgação)




Encontro de automóveis na vista chinesa, na Floresta da Tijuca, no Rio (Foto: Divulgação)



Sede do Automóvel Clube do Brasil no início do século XX (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: