quinta-feira, 22 de maio de 2008

Fiat Bravo



No início dos anos 90, a Fiat fez furor no mercado brasileiro com o Tipo, um carro médio que chegava ao país com preço convidativo para um importado - custava quase tanto quanto um nacional, antes de começar a ser fabricado aqui, em 1996. Vendeu à beça, isso até que um defeito no sistema hidráulico da direção - que causou incêndio no motor de cerca de uma centena de modelos -, somado ao alto custo de manutenção, chamuscasse sua reputação no país. Uma geração depois vieram o Brava e depois o Stilo, que não chegaram a reproduzir o sucesso do Tipo. De carona no sucesso do Grande Punto, a montadora italiana reforçou-se na Europa com o Bravo, um hatch que seguiu os belos e arrojados faróis e o capô inclinado e com vincos do compacto, que marcou a virada nas vendas da montadora por lá. Seus traços também remetem para os contornos de parentes mais sofisticados, como o Coupé Maserati, um esportivo puro-sangue, e para os recentes Alfa Romeo. Suas linhas foram concebidas em 17 meses e meio pela equipe do americano Frank Stephenson (ele foi um dos autores do BMW X5, do atual Mini e da Ferrari F430). "Fizemos um carro que pudesse atrair as pessoas logo à primeira vista", disse Stephenson

Ao embalar um interior moderno e bem equipado, o desenho do Bravo agradou aos europeus. Pertencente ao disputado segmento de hatches que comporta Golf, Astra e Peugeot 307, e ele atingiu no ano passado a marca de 90 000 vendidas na Europa, superando em quase um terço as expectativas.


Stilo no sinal amarelo

Pois esse mesmo Bravo deve desembarcar no Brasil no início do ano que vem para reforçar as vendas da Fiat. Entre os hatches médios, a concorrência por aqui também é feroz - e a Fiat está perdendo mercado. Nos últimos 12 meses, o Stilo vendeu 12 797 unidades. O sinal amarelo acendeu para valer em dezembro, quando pouco mais de 500 Stilo foram comercializados, sua pior marca no Brasil. Como a concorrência continua a se mexer, é de se imaginar que a Fiat não ficará parada vendo os rivais roubarem sua freguesia - e isso pode significar um reforço nesse segmento com o que ela tem de melhor.


Com a chegada do Bravo, os brasileiros serão apresentados a um carro que tem qualidades para agradar também por aqui. Além das bem esculpidas linhas e do jeitão de cupê esportivo, outro ponto favorável ao médio da Fiat é o interior. Seu projeto é moderno, confortável e espaçoso. Pudera: com 4,34 metros de comprimento, ele é, ao lado do Ford Focus, um dos modelos mais amplos de sua categoria. Em comparação com o Stilo, o Bravo ganhou 9 centímetros e um porta- malas de 400 litros - contra 335 litros do antecessor. Para os ocupantes também não há aperto. Seus 2,60 metros de entreeixos acomodam bem quatro passageiros. Motorista e acompanhante instalam-se confortavelmente nos bancos, em estilo esportivo. Na parte traseira, mesmo quem tem 1,90 metro de altura não sofre para acomodar pernas e cabeça. Para quem o dirige, o volante ajustável em altura e distância contribui para deixar mais fácil a missão de encontrar uma boa posição. De quebra, ele é mais baixo que o Stilo. O resultado é mais esportividade para conduzi-lo.


Essa característica se reflete no painel de instrumentos com fundo cinza e contornos cromados, no volante com três raios revestido de couro e nos pedais de alumínio da versão que experimentamos. Todo esse acabamento dá um toque extra de agressividade e contribui para um conjunto de aspecto agradável. Redesenhado, o interior do Bravo oferece ar-condicionado bizona e rádio com CD player (com comandos no volante). Na versão européia havia também teto panorâmico, navegação a bordo, acionamento automático dos limpadores de pára-brisa e dos faróis, detetores de pressão dos pneus, sistema multimídia e piloto automático. Não há dúvida de que, em relação ao Stilo, com linhas mais retonas também do lado de dentro, ele evoluiu em estilo e ficou mais prático


Cumplicidade na direção

Dou a partida no Bravo e, ainda nas ruas movimentadas de Turim, descubro as boas qualidades da direção assistida eletricamente. Ela chama para si o esforço na hora de manobrar o carro e é cúmplice quando se busca uma boa posição no trânsito. Quando entro numa rodovia e posso acelerar com mais vontade, o sistema mantém o volante leve e firme. Mesmo nas curvas mais fechadas das estradinhas na região dos Alpes, o novo Fiat mostrou- se bastante estável. Nesse caso, além da direção assistida, ponto para os pneus 225/40 R18 e para um sistema de suspensão eficiente


O carro avaliado é o mais possante para o mercado europeu, equipado com motor 1.9 diesel com 150 cv. Esse combustível se transformou em uma verdadeira mania na Europa pela economia. Segundo a fábrica, na estrada, ele roda 22,2 quilômetros com 1 litro de diesel, marca que nenhum dos hatches médios consegue obter com álcool ou gasolina. Por aqui, o motor que equipará o Bravo certamente será um novo 1,9 litro flex de 130 cv, que estreará no sedã Linea, que, apesar de ser menos econômico, promete desempenho equivalente ao da versão que dirigimos na Itália.


Apesar do apelo esportivo por dentro e por fora, o Bravo está longe de ser um rival para os Maserati com os quais guarda certa semelhança. É verdade que acelerações e retomadas acontecem em um ritmo nervoso, embaladas pelos engates curtos do câmbio e muito fáceis de manejar. Mas os quase 1 185 quilos do Bravo pesam quando chega a hora de ele apresentar toda a esportividade que seu desenho insinua. Mas é bom que se diga que a relação peso/potência de 9 kg/cv não o torna um paquiderme. Ele alcança os 209 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos. É uma boa marca, 2 décimos de segundo pior que um Golf com motorização equivalente (porém 100 kg mais leve) e 3 décimos mais rápido que um Focus 2.0 de 136 cv.


Nossa avaliação aconteceu em um dia em que o asfalto estava úmido, o que realçou o bom comportamento dos quatro freios a disco. O Bravo também sai de fábrica com ABS e controles de frenagem (EBD), estabilidade (ESP) e tração (ASR). Bem calibrada, a suspensão filtrou com eficácia as poucas irregularidades do piso e foi segura na alta velocidade das autoestradas. Espera-se que no Bravo brasileiro seja reforçada para encarar o pavimento acidentado das nossas ruas, em condições sempre mais rudes. O modelo avaliado conta com airbags frontais e laterais e cortinas de proteção. Não se sabe se por aqui ele chegará com tudo isso a bordo, mas, a julgar pelo rigor de acabamento do Stilo, a Fiat terá de mantê-lo com bom nível de itens de série se quiser que ele faça por aqui o mesmo sucesso que fez na Europa. Carisma e beleza esse modelo já mostrou que tem, afinal de contas.



BIS PARA O BRAVO


Quando o Bravo chegar ao Brasil, não será a primeira vez que terá feito esse caminho. No meio da década de 90, a Fiat chegou a embarcar algumas unidades do hatch (foto). Só que um aumento nas alíquotas de importação inviabilizou sua comercialização e o lote nem chegou a desembarcar no porto de Vitória (ES), retornando à terra natal. Meses depois, a montadora lançou o Brava, com frente idêntica, mas maior, com cinco portas e que aproveitava cerca de 80% das peças do sedã Marea.


VEREDICTO


Lá fora, recuperou o mercado que o Stilo perdeu. Se vier bem equipado, tem tudo para fazer o mesmo no Brasil.

Ficha Técnica

Motor: diesel, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, com injeção direta multijet e turbo com geometria variável e intercooler
Cilindrada: 1 910 cm3
Diâmetro x curso: 82,0 x 90,4 mm
Taxa de compressão: 17,5:1
Potência: 150 cv a 4 000 rpm
Torque: 31,1 mkgf a 2 000 rpm
Câmbio: manual, 6 marchas
Carroceria: hatchback, de aço estampado, 5 portas
Dimensões: comprimento, 434 cm; largura, 179 cm; altura, 149 cm; entreeixos, 260 cm
Peso: 1 185 kg
Peso/potência: 9,0 kg/cv
Porta-malas/caçamba: 400 litros
Tanque: 58 litros
Suspensão dianteira: rodas independentes, tipo McPherson, amortecedores telescópicos
Suspensão traseira: eixo de torção, com molas helicoidais e barras estabilizadoras
Pneus: 225/40 R18; rodas de liga leve

BRAVO - 22 180 euros

É o preço da versão testada, 1.9 Multijet a diesel de 150 cv. Mas o Bravo custa na Itália a partir de 15 540 euros, na versão 1.4 (90 cv).















(Revista Quatro Rodas)

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