quinta-feira, 17 de abril de 2008

Renault lança Sandero com tecnologia móvel


Sandero Nokia vem com celular, viva-voz, navegador e internet.
Versão é lançada com preço sugerido de R$ 47.290.

A tecnologia móvel chega ao mundo dos carros compactos nacionais com o lançamento do Sandero Nokia, uma versão do modelo Privilège 1.6 16 V Hi-Flex que traz de linha o aparelho celular Nokia N95, com conexão Bluetooth (sem fio), viva-voz e sistema de navegação Nokia LD-3W. O carro chega nas lojas na próxima semana com preço sugerido de R$ 47.290 — R$ 3.500 a mais que o modelo sem o equipamento.


A Renault pretende vender 200 unidades por mês do Sandero Nokia até o final do ano. De acordo com o responsável pelo departamento de marketing, acessórios e boutique da Renault do Brasil, Acácio Braz, o carro é voltado para homens, com espírito jovem, que querem diferenciação.

O sistema desenvolvido pela Nokia permite que o condutor fale pelo telefone com um microfone instalado na parte superior do pára-brisa e escute as repostas pelos alto-falantes do carro, que vem equipado com Cd Player MP3. A tecnologia Bluetooth permite ainda que o usuário escute as músicas gravadas no celular, além de todo o serviço disponibilizado pelo Nokia N95, como acesso à internet.


Na compra do veículo, o proprietário tem direito ao sistema Nokia de navegação por um ano, com mapas de mais de 800 cidades brasileiras. Quando o prazo promocional expirar, o consumidor terá de pagar R$ 190 por ano para ter acesso aos mapas.


Revenda

No caso da revenda do veículo, o consumidor só poderá retirar do carro apenas o aparelho celular e o módulo GPS. “Nossa perspectiva da revenda é que o kit seja mantido no carro”, observa Braz, ao ressaltar que o kit sai de linha e tem acabamento especial prateado. Por ser um item de fábrica, o valor do kit já está contemplado no seguro.


De acordo com o vice-presidente comercial da Renault do Brasil, Christian Pouillaude, o Sandero Nokia é a “versão tropical” da parceria que a Renault fez na Europa para o novo Twingo. Pouillaude acredita que esse tipo de tecnologia móvel vai se popularizar no setor automotivo entre três e quatro anos.

E o executivo não se refere ao mercado de luxo. Pouillaude aposta no barateamento da tecnologia e na proliferação de sistemas em carros mais baratos. O lançamento do sistema Nokia no Sandero é um exemplo da tendência. “Lançamos na Europa um sistema mais sofisticado e mais caro, mas trocamos por um produto mais simples”, observa.

“Tudo o que se refere à navegação cresce no país, que tem grande extensão e cidades com complexidade na localização das ruas, como São Paulo”, acrescenta.

E do Brasil a Renault pretende atingir a América Latina com a tecnologia. O carro que alia voz, música, internet e navegação poderá ser exportado para Argentina e Colômbia, primeiramente, se a repercussão brasileira for positiva e com a expansão dos mapas disponibilizados pela Nokia.

Vendas crescem 6,5% no trimestre

As vendas do Grupo Renault aumentaram de 6,5% em relação ao mesmo período 2007, com 638.554 unidades comercializadas. O destaque está nos mercados da América Latina, onde o grupo teve crescimento de 10,5%. O Brasil continua a ser o principal mercado como expansão recorde de 72,3%, o que garantiu o quinto lugar em participação de mercado no país.


Christian Pouillaude atribui o desempenho ao crescimento do mercado nacional, de 31,4%, e ao sucesso de vendas dos modelos Logan e Sandero, além do aumento da participação no segmento de furgões. “Se encerrarmos o ano com participação no mercado brasileiro de 4% a 5% estará ótimo”. A montadora francesa já tem um pouco mais de 4% no mercado geral de veículos no Brasil e passou a japonesa Honda.




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