
Modelo intermediário da Jeep é uma releitura da primeira geração, lançada em 1995.
Com motor V6 de 3,7 litros e 211 cavalos de potência, o SUV é vendido por R$ 125 mil.
O Jeep Cherokee Sport está finalmente curado da crise de identidade que o atormentou nos últimos seis anos. Depois de conquistar um lugar de destaque no mundo off-road (e on-road), a partir do lançamento em 1995, o modelo teve a reputação abalada com a chegada da segunda geração, em 2002.
As linhas retas e marcantes haviam sido substituídas por contornos arredondados e pouco harmoniosos. O equívoco estratégico se refletiu nas vendas, com o utilitário esportivo perdendo gradativamente espaço no mercado brasileiro. Mas a Chrysler, dona da Jeep, fez o ‘mea culpa’ ao resgatar as características visuais que permeiam a história da marca: o design retilíneo está de volta.
A parte mecânica também recebeu ajustes. O sistema de tração integral é mais avançado, o Selec-Trac II, e conta com bloqueio de diferencial central e reduzida. Já a suspensão, independente na dianteira e multi-link na traseira, foi recalibrada para garantir mais conforto aos ocupantes – inclusive no asfalto.
O motor V6 SOHC de 3,7 litros continua o mesmo da versão anterior. São 211 cavalos de potência a 5.200 rpm e 32,5 mkgf de torque a 4.000 rpm que garantem bom desempenho ao SUV. O câmbio automático, de apenas quatro marchas, também não foi modificado. E esse é um dos pontos fracos do modelo. Em certas ocasiões, principalmente no uso rodoviário em altas velocidades, o equipamento hesita entre esticar a marcha atual ou passar para a marcha seguinte, causando um tranco no momento da troca. Vale lembrar que os concorrentes diretos são equipados com câmbios de cinco marchas, mais modernos e eficientes por terem relações de marchas mais próximas e graduais.
Na parte de segurança, o Cherokee Sport vem de série com o programa de estabilidade eletrônica (ESP), controle de tração em qualquer velocidade, freios ABS de última geração e airbags laterais adicionais. O espaço interno é adequado ao segmento e comporta cinco passageiros sem apertos. Já o acabamento fica a dever para um modelo vendido a R$ 125 mil, pois abusa do uso de plásticos rígidos no painel, console e revestimentos das portas.



Nenhum comentário:
Postar um comentário