quarta-feira, 16 de abril de 2008

Chevrolet Vectra Elite 2.0



Por mais de 30 anos a GM dominou o segmento de sedãs, com carros como Opala, Monza, Omega e Vectra. Após a chegada de Civic e Corolla, a história mudou. É para recuperar o antigo posto de campeão de vendas que ela aposta na versão de luxo Elite (antes só com motor 2.4 16V de 146 cv) agora equipada também com um 2.0, para se beneficiar dos incentivos tributários do setor. A alíquota do IPI para carros acima de 2 litros é de 18%, contra 11% dessa versão, sem falar que nessa conta ainda há uma redução do ICMS. Assim, o Elite 2.4 custa 81 700 reais contra 76 500 reais do 2.0 - com 25 cv a menos.

"Repassamos todo o bônus fiscal para o preço final", diz Samuel Russel, diretor de marketing da GM. "O consumidor abre mão de um pouco de potência, mas tem os mesmos itens de conforto e acabamento com economia de 5 200 reais." Portanto, o Elite 2.4 não morre, mas deve perder terreno e se desvalorizar mais, repetindo o que aconteceu na chegada da versão básica Expression, em 2007, que derrubou o preço do Elegance usado.

Os itens de série são os mesmos: câmbio automático, bancos de couro, freios ABS, ar-condicionado eletrônico, airbags frontais e laterais, limpador de pára-brisas com sensor de chuva, piloto automático e faróis de neblina, entre outros. Os únicos opcionais são o banco do motorista com regulagem elétrica e o teto solar. De novo na linha 2008, o Elite recebeu antena de teto tipo "barbatana de tubarão" e um navegador GPS - o mesmo do Vectra GT. "O maior diferencial é que nós oferecemos a atualização gratuita dos mapas a cada seis meses", diz Russel.


Em ação, o 2.0 mostrou certa hesitação em ganhar velocidade. Outro ponto que depõe contra é a limitação do câmbio automático de quatro marchas - seus rivais trazem caixas mais modernas, com até seis marchas ou tipo CVT. O espaço interno é seu ponto alto e o acabamento mais refinado faz você esquecer que entrou num Vectra 2.0. É uma boa opção para quem procura um sedã confiável, com boa liquidez e, agora, com relação custo/benefício melhor.


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