quarta-feira, 16 de abril de 2008

Chamonix Spyder 550-S













Chamonix Spyder 550-S, réplica do Porsche Spyder 550 de 1955, que virou lenda como o modelo conduzido pelo ator James Dean no acidente que retirou sua vida no dia 30 de setembro do mesmo ano. Produzida no Brasil, a réplica da Chamonix, empresa com sede em Jarinu, interior de São Paulo, é apontada pela própria Porsche como uma das melhores já produzidas.


O modelo que você confere nas fotos ao lado é uma edição limitada a cinco unidades do já citado Spyder 550-S, que oferece como diferencial o santantônio pintado na cor do carro, assim como as molduras dos faróis, os espelhos retrovisores e as rodas de liga leve exclusivas da versão. Aliás, sobre a cor do carro, vale destacar que o laranja que cobrirá a carroceria das cinco unidades é o mesmo utilizado pela Lamborghini nos seus modelos. Uma peculiaridade interessante é que ela muda a tonalidade dependendo da incidência de luz.


Mas vamos ao que interessa. O 550-S pode ser equipado com os velhos conhecidos propulsores AP (Alta Performance) 2.0 l ou 1.8 l fornecidos pela própria Volkswagen à Chamonix. O interessado também tem a opção de comprar seu modelo com o bloco 1.6 l boxer refrigerado a ar, como os antigos motores que equipavam a versão original do Porsche. Tanto no 2.0 l como no 1.8 l o motor vai acoplado a um câmbio de 5 marchas, já no boxer de 1.6 l, a transmissão tem 4 velocidades.


Um toque de modernidade interessante é que o motor 1.8 l é bicombustível. Montado na parte traseira, ele rende 106 cv com gasolina e 108 cv utilizando álcool no tanque. Parece pouco, mas o Spyder 550-S pesa apenas 680 kg, graças à carroceria de fibra de vidro, o que resulta em uma boa relação de 6,29 kg/cv. Com esse propulsor, o Spyder 550-S atinge 230 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6s5. Nas ruas, pudemos constatar que o carro impressiona. Com um ruído que lembra o antigo Puma, ao pisarmos levemente no acelerador, o Chamonix mostrou-se fácil de controlar, mas se cravarmos o pé com vontade ele reage, e como reage!


Para se manter fiel ao modelo original, o sistema de direção não conta com auxílio hidráulico, o que a torna um pouco pesada demais, mas dirigindo o modelo por alguns quilômetros, é possível se acostumar rapidamente. Afinal, a última coisa que você vai pensar em um esportivo é fazer uma baliza, concorda? Com dimensões reduzidas – 3,70 m de comprimento por 1,54 m de largura – o carro requer um certo cuidado para enfrentar valetas devido à pouca distância do solo, de apenas 13 cm.


Se nas ruas esburacadas a suspensão transmite os mínimos detalhes do asfalto, como buracos ou imperfeições, em uma pista em boas condições o Spyder mostra sua vocação esportiva e faz curvas de modo firme, com a tração traseira empurrando-o com força. Se você vai dirigi-lo pela primeira vez, fica um alerta: ele não possui servo-freio, logo, é necessário trabalhar as reduções de marcha e pisar com vontade no pedal. Na cidade, é bom manter uma distância segura, pois o carro é projetado para as pistas.


Apesar disso, nada impede de utilizá-lo na cidade. Segundo Diogo Bagnoli Sprega, da concessionária Autoclass, representante Chamonix na cidade de São Paulo, alguns compradores utilizam o carro no dia-a-dia. Por ser homologado para rodar nas ruas, é possível financiar o veículo e até mesmo contratar um seguro, que sai em por volta de R$ 3 000, dependendo do perfil.


Depois do passeio, não dá vontade de sair do carrinho. Se você gosta de carros e se enquadra nas características do primeiro parágrafo, talvez o Chamonix seja um dos melhores presentes que você pode dar a si mesmo.

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