
O número é expressivo para uma empresa que entrou no limitado mercado de luxo brasileiro de 1968 com apenas um lote de cinco veículos. A Dacon, primeira importadora da marca alemã, conseguiu trazer cerca de 300 carros entre 1968 e 1975.
Para o presidente da atual importadora da marca Stuttgart Sportcar, Marcel Visconde, as vendas da Porsche no país foram alavancadas pelo SUV Cayenne, lançado em 2002 e que chegou ao mercado brasileiro em março de 2003.
Atualmente, a Porsche oferece no país os modelos Boxster (conversível de dois lugares), Cayman (cupê de dois lugares), 911 (oferecido como cupê ou como conversível) e Cayenne (SUV).
Porsche 912E
O Porsche 912E foi o primeiro modelo da marca a ser importado por meio de representação oficial. O modelo foi criado especificamente para o mercado brasileiro, porque na época só era permitida a importação de veículos que custassem no máximo US$ 3.500 no país de origem. O Porsche mais barato, o 912, custava na Alemanha cerca de US$ 4.000.
Assim, a versão “E” (de “Export”, exportação) foi criado com carroceria do 911, acabamento mais simples e motor de 1,6 litro herdado do 356. Para baixar o preço e criar o 912E, a Porsche eliminou equipamentos considerados desnecessários para o Brasil, como o sistema de aquecimento interno, item essencial em países onde neva.
A legislação só foi modificada em 1970 e toda a linha Porsche pôde entrar no mercado nacional. Entretanto, em novembro de 1975, a importação de veículos foi proibida, o que gerou um novo desafio para a marca: manter a representação mesmo sem poder vender os produtos. A lei vigorou até outubro de 1990.
Um comentário:
O jeitinho Brasileiro desde sempre...40 anosatrás Porsche ´pé de boi!!!"
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