
Em 1976, ganhou o campeonato brasileiro de Fórmula Super Ve e, em 78, seguiu os passos de Emerson Fittipaldi e foi disputar o campeonato inglês de Fórmula 3. Da mesma forma, sagrou-se campeão e acabou ganhando um teste com um carro da McLaren, o mesmo com o qual Fittipaldi havia vencido o título de 74.
Não foi contratado pela McLaren, mas ganhou uma chance na pequena Ensign. Antes mesmo do fim do ano, acabou recrutado por Bernie Ecclestone e disputou as duas últimas corridas daquela temporada pela Brabham, equipe pela qual conquistaria dois títulos, em 1981 e 83. Em 87, já pela Williams, mais um título o colocou na galeria dos maiores campeões de todos os tempos.
A carreira do brasileiro foi marcada sempre pela irreverência e capacidade de desenvolver estratégias e novas idéias. Junto com Gordon Murray, da Brabham, por exemplo, desenvolveu as técnicas de reabastecimento e, em 1983, foi o primeiro campeão do mundo pilotando um carro turbo. Já na Williams, foi o grande responsável por desenvolver a suspensão ativa.
ESTATÍSTICAS NA F-1
GPs disputados: 204
Equipes: Ensign (1978), BS Racing (1978), Brabham (1978 a 1985), Williams (1986 e 1987), Lotus (1988 e 1989) e Benetton (1990 e 1991).
Poles: 24
Primeira-fila: 44
Vitórias: 23
Pódios: 60
Voltas mais rápidas: 23
Km na liderança: 7 465
Campeão do mundo em 1981, 83 e 87
(Revista Quatro Rodas - Especial 20 anos do Tri)
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