
Em constante evolução desde 2000, a Stock inicia a temporada de 2007 com mudanças importantes como o uso de um pneu de fabricação nacional e um botão no volante que injeta nitro-metano no carburador para facilitar as ultrapassagens. Fora a parte técnica, o campeonato dá a largada com cores e caras novas. Isso é muito bom, embora deva levar um tempo para a gente se acostumar a ver o Losacco fora da Medley, por exemplo. Ricardo Mauricio tem sua grande chance ao substituir Losacco. Outras três mudanças que chamam a atenção são as de Valdeno Brito, agora na JF, Chico Serra na Full Time, Nonô Figueiredo na Officer e Rodrigo Sperafico, na Action Power.
Luciano Burti, da Cimed Action Power (na foto)
A Stock ganha mais dois pilotos com experiência de Fórmula 1, Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta (ainda piloto de teste da Renault ). E outros dois com muitas temporadas no Exterior - Thiago Medeiros e José Córdova. Os gêmeos Sperafico voltam a se encontrar na pista, e como rivais. Rodrigo faz sua terceira temporada e Ricardo estréia ao lado de Guto Negrão na nova WA Mattheis. Além de Andreas Mattheis, também a Action Power de Paulo de Tarso terá duas equipes e nenhuma delas com as cores da Petrobras, que passa a ser fornecedora oficial da categoria.
Fora as caras novas em equipes velhas, tem as caras novíssimas que vieram da Light e terão professores especiais. Daniel Serra, de boa estrela e boa técnica, conquistou na pista a vaga da Red Bull-Nasr Castroneves, onde terá Hoover Orsi como referência; Daniel Landi estréia pela Full Time junto com o tri-campeão Chico Serra; Marcos Gomes, que já fez uma promissora "avant-première" no final do ano passado, agora é piloto da Medley ao lado do competente Ricardo Mauricio; e Lico Kaesemodel corre com Ingo Hoffmann na AMG de Mauricio Matos, equipe que teve um dos melhores carros de 2006. Com 50 carros inscritos, as corridas passam a ter treinos eliminatórios porque só 38 serão permitidos no grid. Categoria forte é aquela que tem patrocinadores fortes. O ingresso da Red Bull, que participa dos principais campeonatos do mundo, é o maior indicativo da importância adquirida pela Stock Car, mostrada em quatro páginas na última edição da revista inglesa Autosport. E a Nextel passa a dar nome ao campeonato.
Coincidência, ou não, a Nascar americana, maior categoria de carros de turismo do mundo, é a Nextel Cup. Continuando nossa conversa de botequim, em algum momento surgiu a idéia de todos escreverem em um papel os nomes dos três primeiros colocados no campeonato. Aí é que ficou claro o momento excepcional que a Stock está vivendo. Era simplesmente impossível nomear apenas três nomes. Nem quatro, nem cinco. Fechou-se a questão em seis nomes e, ainda assim, era pouco.
Reginaldo Leme
rleme@warmup.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário