quarta-feira, 30 de março de 2011

Álcool sobe 13% em 2011, e puxa preço de gasolina

Depois que o preço do álcool alavancou 13,42% neste ano, a tendência é que ele ainda aumente. Segundo as distribuidoras, o litro do etanol subiu 21,8% no atacado nas últimas quatro semanas, sendo que esse aumento ainda não foi acrescentado nas bombas.

O valor do combustível tem sido puxado pela desvio de parte da produção das usinas para o açúcar (em detrimento do álcool), as chuvas recentes que atrasaram o início da safra, e da grande demanda do produto. De acordo com o levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) até o último dia 26, a alta do álcool também impulsionou o preço da gasolina, que subiu 2,35% neste ano, custando R$ 2,70 o litro, na média deste mês, ante o preço de dezembro, R$ 2,638.

Na média nacional, o litro do etanol já representa 81,9% do preço da gasolina, R$ 2,194 contra R$ 2,677 na última semana. Na prática, para ser competitivo o álcool tem que custar cerca de 70% do valor da gasolina, mas em alguns postos esse índice chega a 92,9%. Com isso, o álcool já deixou ser vantajoso para proprietários de carro flex. "Em nenhum estado do Brasil, compensa usar o álcool, que está com um valor elevadíssimo. Nunca, desde que surgiu o Próalcool, o produto teve um preço tão próximo ao da gasolina. O consumo (de álcool) vinha forte e a oferta, por uma série de motivos, não estava sendo suficiente. Se não aumentasse o preço, iria faltar álcool", disse o presidente da Federação do Nacional do Comércio de Combustíveis (Fecombustíveis), Paulo Miranda.

Para o vice-presidente do Sindicato do Nacional do Comércio de Combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz, o álcool está sendo vendido mais caro que a gasolina nos estados do país, como em Santa Catarina. Durante abril, que é quando começa a safra, o álcool voltará ser competitivo. Na previsão dos usineiros, a normalização do abastecimento deve acontecer no fim de maio.  Porém o preço do litro não deve ficar abaixo de R$ 1,60, valor muito acima da média registrada nas regiões Centro/Sul do ano passado, de R$ 1,20, conforme indica o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues. A instituição que reúne as usinas produtoras de etanol. 

Atualmente, o litro custa em média R$ 2,332 no Estado do Rio. As vendas do etanol caíram pela metade por conta do alto preço. "Essa redução nas vendas já afetou os preços do produtor. Mas jamais vai voltar aquele preço de R$ 1 ou R$ 1,20, que o consumidor pagou pelo litro no ano passado", explicou Rodrigues, referindo-se a queda nos preços que só chegará ao bolso do consumidor a partir de maio, quando a safra de cana-de-açúcar 2011/2012 irá estar toda processada.

De acordo com o técnico da Unica, algumas usinas da região Centro/Sul já estariam antecipando a moagem de cana para aumentar os estoques de etanol para a entressafra. Os produtores de álcool importaram cerca de 200 milhões de litros de anidro, que é usado na mistura de gasolina) dos Estados Unidos, quantidade essa que atende até dez dias de demanda. A ANP modificou as especificações técnicas do álcool americano até 30 de abril, o produto que é produzido a partir do milho e tem mais água, agora teve a parcela de água elevada de 0,4% para 1%.(SRZD)

Europa vai proibir motor a combustão

A Europa quer acabar com carros movidos a gasolina e a diesel em 2050. A Comissão Europeia propôs o fim deste tipo de veículo em um plano denominado de transporte verde. Para o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas nós podemos acabar com a dependência do petróleo sem sacrificar a eficiência e a mobilidade.

Em Bruxelas o objetivo é reduzir em 40% as emissões de gases nos próximos quatro anos no setor de transportes, incluindo a aviação. Para isto uma das propostas e fazer com que metade do transporte de meia distância seja feita por ferrovia ou outro tipo de transporte que não seja o rodoviário.

Se este objetivo for alcançado, Bruxelas terá uma redução total de 60% das emissões em comparação com 1990. A organização ambientalista Greenpeace enfatizou que, apesar da proposta de redução de emissões, a Comunidade Europeia não propõe nenhuma estratégia coerente para alcançar este objetivo e adia a necessidade de ações há décadas.

A CE quer triplicar o tamanho do transporte de alta velocidade até 2030, mas para isto deverá haver um investimento de 1,5 bilhão de euros nos próximos 40 anos. Quanto à substituição de combustíveis tradicionais por alternativas de transporte - uma redução de 50% em 2030 e o total em 2050 - e para promover o uso do carro elétrico, Siim Kallas explicou que dependem de benefícios fiscais, mas não deu detalhes.(João Leite/Uol)

Mercedes-Benz afirma que gasolina nos Estados Unidos é ruim

Qualidade do combustível brasileiro é ainda pior para os motores alemães

 Esta é para aqueles que acham que só no Brasil as coisas são piores do que na Europa. Segundo um executivo da Mercedes-Benz, a gasolina dos Estados Unidos não tem qualidade suficiente para funcionar nos novos motores da marca.


A declaração, feita pelo executivo Bernhard Heil ao site Wards Auto, se refere diretamente ao nível de enxofre presente na gasolina daquele país. Mas não se anime – no Brasil a nossa gasolina tem o mesmo problema e mais um agravante.

Vice-presidente da divisão de powertrain da empresa, Heil afirmou que as novas tecnologias implementadas nos motores da marca permitem economia de combustível na ordem dos 10%, além da redução na emissão dos poluentes.

O sistema, porém, é muito sensível à qualidade da gasolina – qualquer combustível com teor de enxofre acima de 50 ppm (partes por milhão) danifica os equipamentos. A solução, até que os Estados Unidos optem pela gasolina com baixo teor de enxofre, é oferecer veículos sem as novas tecnologias.

No Brasil uma resolução da ANP (Agência Nacional do Petróleo) obriga que toda a gasolina vendida no país tenha teor de enxofre de no máximo 50 ppm. Contudo, a medida, publicada em 2009, só começa a valer em 2014. Além deste empecilho, que prejudica a calibração dos modernos motores de injeção direta e outros recursos tecnológicos, a gasolina brasileira contém 20% de etanol.

Corrosivo e com outra octanagem, o biocombustível inviabiliza o uso de mecanismos como a injeção estratificada de combustível. E não há previsão de que a ANP vá alterar essa mistura, que torna nossa gasolina única no mundo.(Webmotors)

terça-feira, 29 de março de 2011

Simca1200 Bertone

Curitiba inaugura maior ônibus biarticulado do mundo


A prefeitura de Curitiba (PR) entrega hoje, dia do aniversário de 318 anos da cidade, o Ligeirão azul, o maior ônibus biarticulado do mundo, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o que representa um aumento de 45% na oferta de lugares - atualmente a oferta é de 170 lugares.

O sistema Ligeirão faz parte de um sistema de linhas diretas que transitam apenas em vias exclusivas e com um número menor de paradas do que o expresso tradicional da cidade (biarticulados vermelhos). Como não param em todos os tubos e têm prioridade nos semáforos, os ônibus Ligeirão reduzem o tempo de viagem.

O veículo também tem sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braile indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.

Além de transportar um número maior de passageiros, o Ligeirão azul vai operar só com biocombustível à base de soja, que reduz em 50% a emissão de poluentes, e dispõe de sensores que lhe garantem a prioridade nos semáforos.

Melhorias
A entrega das nove linhas Ligeirão, da cor azul, faz parte de um projeto de melhorias do transporte coletivo iniciado no ano passado. Segundo a prefeitura, serão 24 biarticulados azuis, que vão substituir os articulados vermelhos das linhas Pinheirinho-Carlos Gomes (da Linha Verde) e Ligeirão Boqueirão.
O Ligeirão Boqueirão, que completa um ano, reduziu em 15 minutos o tempo de viagem entre o bairro e o centro. Hoje, o trajeto de 20,5 quilômetros é feito em 20 minutos. O intervalo entre os ônibus, em horário de pico, é de cinco minutos. São cinco paradas, enquanto o expresso normal faz 19 paradas.

O biarticulado azul faz parte de um amplo projeto de renovação da frota curitibana, o que inclui os chamados Ligeirinhos, ônibus das linhas diretas que têm pontos mais distantes e não circulam em vias exclusivas. Como os Ligeirões, também os Ligeirinhos virão com novo design e novos acessórios de conforto e segurança para o usuário.

Até o fim do ano, Curitiba terá recebido 544 novos ônibus, o que representa mais de 28% da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Nos últimos cinco anos, a renovação já foi feita em 1.120 ônibus.(Estado de São Paulo)

S2000-Powered Ford Escort Mk1




segunda-feira, 28 de março de 2011

Sebastian Vettel passeia e vence GP da Austrália

Lewis Hamilton e Vitaly Petrov completam pódio em Melbourne e pilotos brasileiros têm corrida desastrosa

O campeão mundial Sebastian Vettel confirmou o favoritismo e venceu praticamente de ponta a ponta o Grande Prêmio da Austrália, prova de abertura da temporada da Fórmula 1, em Melbourne. O alemão da Red Bull terminou com 22 segundos de vantagem sobre o segundo colocado Lewis Hamilton, que, mesmo com danos no assoalho de seu McLaren devido a uma escapada, chegou ao fim. O pódio foi completado por Vitaly Petrov, que teve atuação brilhante com seu Renault Lotus.


Fernando Alonso ainda arrancou um bom quarto lugar com sua Ferrari, depois de uma largada desastrosa, três pit stops e muita luta. Logo atrás, terminaram Mark Webber (Red Bull), que teve atuação apagada, Jenson Button (McLaren), mesmo após uma punição, Sergio Perez (Sauber), um dos grandes nomes da prova, e Kamui Kobayashi (Sauber).

Após o mau treino no sábado, os brasileiros tiveram resultados igualmente desapontadores. Felipe Massa chegou a ganhar três posições na largada, mas aos poucos perdeu rendimento e acabou num distante nono lugar. Já Barrichello caiu para último após um toque na primeira volta, fez recuperação brilhante até o nono lugar, mas jogou tudo fora ao bater em Nico Rosberg e abandonou quando era 15º.

A CORRIDA

As novidades para a temporada como a asa traseira móvel e a volta do Kers (sistema de recuperação de energia cinética) não foram responsáveis por grandes emoções na corrida. Apenas a discrepância entre os pneus macios e duros da Pirelli deram algum tempero à corrida, que teve algumas disputas, mas nenhuma pelas primeiras posições.

Na largada, Vettel manteve sem problemas a liderança, seguido por Hamilton, Webber, Petrov e Massa, que deu excelente partida, enquanto Alonso perdeu cinco posições após um posicionamento ruim na primeira curva.

Mas logo ficou claro que Massa não tinha bom ritmo, tanto que nas primeiras voltas ele teve de neutralizar diversos ataques de Button. Enquanto isso, Alonso se recuperou e encostou nos dois. Na 13ª volta, o inglês, que chegou a reclamar do brasileiro, fez a ultrapassagem mas cortou um S e acabou punido com uma passagem pelos boxes. Alonso aproveitou e ganhou duas posições de graça.

Na frente, Hamilton tentou acompanhar o ritmo de Vettel no começo, mas aos poucos foi ficando para trás. Depois da primeira rodada de pit stops, a diferença aumentou ainda mais após um erro do inglês, que saiu da pista e danificou o assoalho do carro.

Mais atrás, Webber, com desgaste acentuado dos pneus, teve de fazer três pit stops, contra dois de Petrov, que no fim das contas conseguiu um lugarzinho no pódio, o primeiro de um russo na F-1. Para piorar, o australiano ainda deu uma escapada, voltou de seu último pit stop atrás de Alonso e não conseguiu recuperar a posição do espanhol.

Já Massa, que vinha em sexto, continuou perdendo rendimento, a ponto de ser ultrapassado definitivamente por Button. Depois, o brasileiro fez seu terceiro pit stop e ficou atrás dos dois carros da Sauber e Sebastien Buemi.

No fim, Felipe ainda fez a melhor volta e conseguiu passar o Toro Rosso para ficar em nono, mas não teve tempo para alcançar Kobayashi, o oitavo, e o brilhante Sergio Perez, que fez apenas um pit stop e mesmo assim teve ritmo excepcional para terminar em sétimo.

Com tranquilidade, Vettel cruzou a linha de chegada e fez a habitual festa com o pessoal da Red Bull, Foi a 11ª vitória do alemão, que se igualou a Massa e Barrichello. Na F-1 atual, só Alonso, Hamilton e Michael Schumacher, que abandonou após prova apagada, têm mais vitórias.

A segunda etapa do Mundial será daqui a duas semanas, na Malásia.(Lancenet)


RESULTADO FINAL DO GP DA AUSTRÁLIA
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h29m30s259
2º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 22s297
3º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - a 30s560
4º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 31s772
5º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 38s171
6º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 54s304
7º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a 1m05s845
8º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 1m16s872
9º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 1m25s186
10º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
11º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
12º - Paul di Resta (GBR)Force India-Mercedes - a uma volta
13º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
14º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - a uma volta
15º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - a duas voltas
16º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a três voltas

ABANDONOS
Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a oito voltas
Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a nove voltas
Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 36 voltas
Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault -a 39 voltas
Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 39 voltas
Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a 48 voltas

MELHOR VOLTA
Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m28s947, na 55ª

 

Caminhão do Fla na Fórmula Truck faz sucesso no Rio

Departamento de marketing leva veículo para passear pelas ruas da cidade

O departamento de marketing do Flamengo agitou a manhã de alguns bairros da Zona Sul do Rio e da Barra, neste domingo. O clube levou o novo caminhão da Fórmula Truck para dar uma passeada pela cidade e chamou a atenção de todos por onde passava.

O veículo deixou a Gávea carregado em um caminhão cegonha, já que não pode circular nas ruas, por não ter nem placa, e foi para Copacabana, onde ficou estacionado por um tempo em frente ao hotel Copacabana Palace. Lá, muitos torcedores tiraram foto ao lado do veículo. Após o hino do Flamengo ser cantado por alguns torcedores, o caminhão seguiu viagem para Ipanema e depois para o Jardin de Alah. Para terminar o passeio, o caminhão foi para a Barra da Tijuca.

A partir desta segunda-feira, o Flamengo começará a vender alguns ingressos exclusivo para os torcedores nas lojas Flashop e na Gávea. A corrida será realizada no próximo domingo, em Jacarepaguá, às 13h.(Lancenet)

Franchitti vence e Kanaan vai ao pódio na IndyCar

Castroneves é envolvido em colisão que rendeu capotagem de Andretti

Atual campeão da IndyCar, o escocês Dario Franchitti venceu a prova de abertura da temporada-2011, nas ruas de St.Pertersburg. O piloto da Ganassi levou a melhor no duelo com Will Power, que terminou em segundo.

O brasileiro Tony Kanaan, que acertou sua participação no campeonato pela equipe KV Racing há uma semana, fez brilhante corrida e terminou em terceiro lugar, seguido de perto pela suíça Simona de Silvestro.

Já Helio Castroneves se envolveu num acidente logo após a largada com vários carros - na colisão, houve a capotagem de Marco Andretti, que, apesar do susto, escapou ileso. Helinho perdeu 15 voltas e terminou em 20º.

Em relação aos demais brasileiros, Raphael Matos terminou num bom sétimo lugar, seguido por Vitor Meira. Já Bia Figueiredo, que chegou a sair da pista, acabou a prova em 14º lugar.

A próxima etapa será no dia 10 de abril, no circuito de Barber, estado do Alabama.(Lancenet)

RESULTADO FINAL EM ST.PETERSBURG
1º - Dario Franchitti (ESC) – Chip Ganassi – 2h00m03s5180
2º - Will Power (AUS) – Team Penske – a 7s1612
3º - Tony Kanaan (BRA) – KV Racing – a 16s1045
4º - Simona De Silvestro (SUI) – HVM – a 16s5616
5º - Takuma Sato (JAP) – KV Racing – a 29s9435
6º - Alex Tagliani (CAN) – Sam Schmidt – a 30s4655
7º - Raphael Matos (BRA) – AFS – a 31s0227
8º - Vitor Meira (BRA) – AJ Foyt – a 35s7291
9º - Oriol Servia (ESP) – Newman Haas – a 49s1432
10º - Justin Wilson (GBR) – Dreyer & Reinbold – a 56s8025
11º - JR Hildebrand (EUA) – Panther – a 1m02s9747
12º - Danica Patrick (EUA) – Andretti Autosport – a 1m02s9748
13º - Sebastian Saavedra (COL) – Conquest – a duas voltas
14º - Bia Figueiredo (BRA) – Dreyer & Reinbold – a duas voltas
15º - James Jakes (GBR) – Dale Coyne – a três voltas
16º - Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi – a quatro voltas
17º - Graham Rahal (EUA) – Chip Ganassi – a quatro voltas
18º - Ryan Briscoe (AUS) – Team Penske – a cinco voltas
19º - EJ Viso (VEN) – KV Racing Technology – a seis voltas
20º - Helio Castroneves (BRA) – Team Penske – a 15 voltas

ABANDONOS
Ryan Hunter-Reay (EUA) – Andretti Autosport – a 42 voltas
Charlie Kimball (EUA) – Chip Ganassi – a 62 voltas
Mike Conway (GBR) – Andretti Autosport – a 99 voltas
Marco Andretti (USA) – Andretti Autosport – a 100 voltas

 

sábado, 26 de março de 2011

Brabham e Jones serão homenageados na Austrália

Jack Brabham

Os australianos campeões mundiais de Fórmula 1 desfilarão em um carro aberto antes da largada da corrida

As horas que vão anteceder a largada do GP da Austrália no domingo serão marcadas por homenagem. Além das manifestações em relação às vítimas da tragédia no Japão que antecipamos aqui, os torcedores em Albert Park terão a oportunidade de celebrar os dois campeões mundiais australianos. Jack Brabham (o mais antigo campeão ainda vivo) e Alan Jones vão desfilar num carro aberto para saudar o público, que depois deve torcer em peso por Mark Webber. Depois da exibição de Emerson Fittipaldi com a Lotus 72 em Interlagos, no ano passado, mais um caso de se prestar homenagens a quem fez história.(Lancenet)

Ferrari presta homenagem ao Japão no bico do carro

Bandeira do país e mensagem aparecem nos bicos dos carros

A Ferrari prestou solidariedade ao Japão pelos tremores de terra, tsunamis e contaminação radioativa que mataram milhares de pessoas no último dia 11. A equipe colocou uma bandeira do país na haste da asa dianteira e pôs uma mensagem em japonês "Força, Japão!".
(Reportagem: Lancenet / Foto: Daniel Muñoz/Reuters)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Pneus têm degradação absurda no primeiro treino

Desgaste é maior do que na pré-temporada

Já era esperado que os novos e mais moles pneus Pirelli se desgastassem muito, mas o primeiro treino livre para o GP da Austrália apresentou uma degradação ainda mais espantosa. Mesmo com uma temperatura baixa - 16 graus no ar e 20 no asfalto - foi impossível não notar como os compostos foram massacrados mesmo fora da pista.

Em 2010, a Bridgestone fez pneus considerados duros demais e as equipes e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pediram uma borracha mais macia para a Pirelli, que volta à F-1 após 20 anos.

A ideia é proporcionar mais aderência mecânica aos carros e uma maior quantidade de pit stops, com o intuito de melhorar o espetáculo para o público com variações estratégicas e disputa na pista entre carros com pneus em diferentes estados.(Lancenet)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cinco estradas têm radares ''invisíveis''

Equipamentos instalados atrás de passarelas, placas e muretas contrariam resolução do Contran e viram armadilhas para os motoristas

Às escondidas. Assim funcionam radares de fiscalização de limite de velocidade em trechos das Rodovias Anhanguera, Ayrton Senna, dos Bandeirantes, Dom Pedro I e Governador Carvalho Pinto, que ligam a capital ao interior e ao litoral paulista. Os equipamentos estão atrás de passarelas, placas, painéis e estruturas de sustentação de pórticos.

A localização dos radares contraria resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determinam a instalação em pontos onde o motorista possa vê-los. O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), porém, defende que eles estão em situação regular.

"Ninguém vê, não tem condições. Na verdade, isso é um crime, é lesar o contribuinte", queixou-se o advogado Reinaldo Azevedo, de 38 anos. Ele referia-se ao radar atrás da coluna de um pórtico no km 94 da Carvalho Pinto, no sentido interior. 

O quadro repete-se em mais dois pontos. Na altura do km 71, sentido Jacareí, um radar móvel era mantido na quinta-feira passada atrás da barreira de concreto entre a pista e o canteiro central. Cerca de 5 quilômetros adiante, radares fixos estão na saída de túneis.

"A 120 km por hora (limite da via) não dá para ver. Se você vê e tenta frear, vai causar um acidente, porque vai ser na última hora", observou o motorista Wagner Vasques, de 43 anos. Segundo o advogado e professor de legislação de trânsito Marcos Pantaleão, a visibilidade pode ser questionada pelo motorista ao tentar recorrer da multa. 

Concessionárias. As cinco estradas em questão são administradas por concessionárias e têm, no total, 193 radares, entre visíveis e "invisíveis". A Rota das Bandeiras, responsável pela Dom Pedro I, e a Autoban, que cuida da Anhanguera e da Bandeirantes, informaram que não definem os locais, só instalam os radares. A Ecopista, da Ayrton Senna e da Carvalho Pinto, alegou que os radares cumprem as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), cujo papel é fiscalizar as estradas concedidas a empresas privadas, diz que sua tarefa se resume a verificar se os radares foram ou não comprados e se a manutenção é efetuada.

Quem escolhe onde será colocado cada radar é o DER. Questionado, o departamento argumentou, em nota, que os equipamentos mencionados atendem às Resoluções 146 e 214 do Contran. E acrescentou: "Operam protegidos por defensas metálicas, passarelas e barreiras de concreto pois, muitas vezes, esses equipamentos e os funcionários são alvo de vandalismo." O saldo de multas aplicadas em 2009 nas vias não foi informado. 

A Resolução 146 (alterada pela 214), disponível no site do Departamento Nacional de Trânsito (www.denatran.gov.br), contradiz o DER. Eis o 2.º parágrafo do artigo 3.º: "Para determinar a necessidade da instalação de instrumentos ou equipamentos medidores de velocidade deve ser realizado estudo técnico que contemple, no mínimo, as variáveis no modelo constante no item A do Anexo I desta Resolução, que venham a comprovar a necessidade de fiscalização, garantindo a ampla visibilidade".(Estado de São Paulo)

PUNIÇÕES
Até 20% acima do limite de velocidade
Infração média, 4 pontos na CNH e multa de R$ 85,13
Entre 20% e 50% acima
Infração grave, 5 pontos e multa de R$ 127,69
Mais de 50%
Gravíssima, 7 pontos, suspensão da CNH e multa de R$ 574,62

terça-feira, 22 de março de 2011

Tony Kanaan na KV Racing

Tony Kanaan faz, oficialmente, hoje o anúncio que vai participar de toda temporada da Fórmula Indy pela KV Racing. Ele se juntará a  EJ Viso e Takuma Sato. A principio a equipe terá três carros.

Tony está levando combustível financeiro do Brasil, boa parte vem da Cervejaria Petrópolis, através da Itaipava, e da BV Financeira.

Ele é o quinto brasileiro confirmado. Junta-se a Helio Castroneves, Bia Figueiredo, Raphael Mattos e Vitor Meira. A temporada começa domingo que vem, dia 27, com o GP de St. Petersburg, circuito de rua na Flórida.(Blog do Téo José)

5º Encontro de Carros Antigos de Cachoeirinha - RS


GT Malzoni II

Resgate de um elo (quase) perdido


segunda-feira, 21 de março de 2011

2ª Semana Cultural da Velocidade


Conjunto Nacional recebe 20 carros que fizeram história nas corridas

Misturar cultura, paixão, arte, velocidade e história. Esta é a finalidade da 2ª Edição da Semana Cultural da Velocidade (Velocult), uma exposição idealizada pelo empresário de eventos e designer Paulo Soláriz e que acontece de 15 de março a 2 de abril, no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo. A mostra reunirá 20 carros de corrida antigos e atuais, além de objetos pessoais de pilotos, troféus importantes, painéis fotográficos e, claro, obras de arte que têm a velocidade e suas emoções como temas principais.


A exposição promete mexer com os sentimentos dos visitantes e apreciadores de corridas, já que dará ao público a oportunidade de conhecer de perto a história do automobilismo brasileiro tão consagrado mundo afora pelas mãos de nossos talentosos pilotos. Os jovens e crianças, principalmente, poderão ter contato direto com carros e objetos antigos fundamentais para a trajetória de sucesso de mais de 100 anos do esporte no Brasil.
Pelos enormes e ecléticos corredores do Espaço Cultural do Conjunto Nacional será possível admirar a famosa e legendária Carreteira nº 18 de Camilo Cristópharo, um carro construído nos anos 50 com muito trabalho de engenharia e que exigia “braço” para ser pilotado. Um legítimo representante da evolução do automobilismo brasileiro. Poderão ser vistos também: a Carreteira de Chico Landi; o Willis Interlagos nº 22 que Bird Clemente “derrapava” pelo autódromo paulistano em 1965; o DKW nº 10 da Equipe Vemag; o Opala “envenenado” pilotado por Paulo Gomes quando foi campeão da Stock Car pela primeira vez, em 1979.


Também está confirmada a presença de carros das categorias Stock Car, Copa Montana, e Racing Festival (de Felipe Massa), com destaque para a Ferrari GT-4 e 1 Lamborghini GT3, e de projetos da FEI. Sid Mosca e suas famosas pinturas em capacete, igualmente marcarão presença.

As crianças terão atenção especial, já que a história do automobilismo brasileiro será retratada por meio de carros, objetos e arte. Serão agendadas com as escolas visitas monitoradas para crianças de 07 a 10 anos de idade e após a visitação elas receberão material para criarem desenhos relativos à mostra que ficarão expostos em murais por todo o espaço da 2ª Semana Cultural da Velocidade.
A 2ª Velocult tem o apoio oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, e  será aberta oficialmente com um coquetel para imprensa e convidados especiais, como pilotos do passado e de hoje, personalidades do mundo automobilístico e da sociedade, e empresários.



2ª Semana Cultural da Velocidade
Local: Espaço Cultural do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional, Consolação
Data: de 15 de março a 2 de abril
Tel: 3179-0656
www.velocult.com.br


Cadastro Nacional de VW SP1 e VW SP2


V Encontro de Carros Antigos - Nova Farroupilha - RS


domingo, 20 de março de 2011

Inscrições abertas para a 1ª etapa do III Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos

Preparem seus carros, pois a aventura vai começar. No dia 16 de abril acontece a 1ª etapa do III Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos, organizada pelo Alfa Romeo Clube do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail: alfaromeoclube@alfaromeoclube.com.br


A prova é para carros de passeio de qualquer marca, desde que tenham pelo menos 30 anos de fabricação. A largada será em São Paulo capital e o percurso, de cerca de 200 km, passará por cidades históricas, paisagens interessantes, visitando a Usina em Salesópolis. A taxa de inscrição para os sócios em dia é de R$ 350, para os não sócios R$ 400 e para os não sócios provenientes de outros estados R$ 200.

O III Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos é promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos e conta com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Serão realizadas quatro etapas até outubro de 2011.

Itaipava GT Brasil Etapa São Paulo - Interlagos


Encontro do Opala Clube de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul


Chinês contrata homens para quebrar seu Lamborghini após defeitos


Um chinês revoltado com os constantes defeitos em seu carro contratou oito homens para destruir o veículo em protesto.

O dono do Lamborghini Gallardo contou que comprou o veículo em outubro e desistiu de fazer queixas com a concessionária, após diversos problemas. Mesmo tendo desembolsado o valor de R$ 1,6 milhões para adquirir o carro, o chinês não teve dó em contratar os homens para dar marretadas e quebrar o veículo.

O Lamborghini Gallardo tem potência de 520 cavalos e atinge cem quilômetros em apenas quatro segundos.(SRZD)

sábado, 19 de março de 2011

Thiago Camilo é o mais rápido novamente na Stock

Assim como na parte da manhã, piloto voa no terceiro treino e crava a melhor marca do dia: 1m17s769

Thiago Camilo da RCM voltou a liderar um treino da Stock Car. O piloto que já havia marcado o melhor tempo pela manhã foi o único a baixar da casa dos 18. O asfalto novo permitiu o paulista virar 1m17s769 não dando chances para seus concorrentes. Ricardo Maurício da Eurofarma foi o segundo.

Com uma temperatura bem maior na parte da tarde, os pilotos sofreram um pouco mais. Valdeno Brito deu uma escapada e danificou um pouco seu carro, porém sem maiores gravidades.

Allam Khodair fechou o top 3 e Rodrigo Sperafico, que corre em casa, foi o quarto. Na quinta e sexta colocações ficaram a dupla da Officer ProGP: Duda Pamplona e Felipe Maluhy, respectivamente.

Na manhã de sábado os carros da Stock voltam para a pista no 3º treino livre da categoria. A sessão classificatória para a corrida será realizada na parte da tarde. (Lancenet)

 
Confira a lista dos 10 primeiros colocados do 2º treino livre da Stock Car em Curitiba:

1º - Thiago Camilo (SP) RCM Motorsport - 1m17s769
2º - Ricardo Mauricio (SP) Eurofarma RC - 1m18s127
3º - Allam Khodair (SP) Blausiegel Vogel - 1m18s135
4º - Rodrigo Sperafico (PR) JF Racing - 1m18s273
5º - Duda Pamplona (RJ) Officer ProGP - 1m18s306
6º - Felipe Maluhy (SP) Officer ProGP - 1m18s440
7º - Átila Abreu (SP) AMG Motorspor - 1m18s527
8º - Marcos Gomes (SP) Medley Full Time - 1m18s565
9º - Max Wilson (SP) Eurofarma RC - 1m18s589
10º -Diego Nunes (SP) RC3 Bassani - 1m18s60405

2º Encontro AGMH de Veículos Antigos em Caxambu - MG


sexta-feira, 18 de março de 2011

Encontro Mensal do AGMH no Museu do Exército em São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ

Amigos:
No próximo domingo, 20/03, tem o "Encontro do Museu do AGMH" e os destaques do mês são as mulheres antigomobilistas.

A mulher que chegar pilotando um "antigo" irá receber uma homenagem especial do AGMH.

Estaremos tambem comemorando o 7º Aniversário do "Encontro do Museu do AGMH" e todos terão direito a um pedacinho do nosso bolo de aniversário.
Não faltem, vai ser bom.

Um abraço, AGMH Antigomobilistas (Armando).

Confiabilidade do carro da McLaren é péssima

O MP4/26 não mostra confiabilidade e foi o que menos andou na pré-temporada

A equipe McLaren está preocupada com o fato de ter treinado pouco com o MP4/26 na pré-temporada. E não é para menos, o novo carro do time de Woking tem a pior quilometragem das quatro rodadas de testes na Espanha, inclusive atrás de equipes com Marussia Virgin, Lotus e Force India. Hispania não foi citada pois sequer andou com seu bólido de 2011.

Com somente metade da milhagem feita pela Ferrari (a equipe que mais rodou, com quase 7000 Km), Button prevê que o início da temporada será complicado: - Não vou mentir. Essa não é a melhor maneira de começar uma temporada -. Além disso, problemas com a exaustão, hidráulicos e aerodinâmicos atormentaram a vida da equipe.

A Red Bull Racing foi a segunda que mais andou durante os testes. Com aproximadamente 800 Km menos que a Ferrari, Christian Horner, chefão da equipe, comentou que - a equipe nunca esteve tão bem preparada - para uma nova temporada.

O tira-teima de como se comportará a equipe será feito no GP da Austrália, o primeiro da temporada, no dia 27 de março.(Lancenet)

Open Night no Autódromo de Campo Grande - MS



Os apaixonados por velocidade terão mais uma oportunidade de extravasar toda a adrenalina neste final de semana. Acontecerá o Open Night, evento de arrancadas e manobras amadoras noturnas, no sábado (19), a partir das 18 horas no Autódromo de Campo Grande.

Carros e motos, preparados ou não, se reunirão para disputar quem é mais rápido e hábil na reta de 201 metros e na arena de manobras, tudo sob a supervisão de uma equipe de segurança, socorrista de plantão, além do constante auxílio do Corpo de Bombeiros.

O evento faz parte de uma das atividades da campanha “PARA – Plano de Ação de Redução de Acidentes”, que tem como enfoque a conscientização dos jovens de que lugar de velocidade é no Autódromo. A iniciativa da CIPTRAN, dentre outras ações, tem a finalidade de tirar a prática de rachas das ruas da Capital, contando, também, com o apoio da Federação do Automobilismo de MS, FUNDESPORTE, FUNESP, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Já para quem gosta de som automotivo o lugar é o Autódromo. Sem limites de decibels os super carros “tunados” tem liberdade para soltar a imaginação. Será uma explosão de potência. 

Quem desejar participar poderá se inscrever na hora, devendo apresentar carteira de habilitação e documentos do carro.

Os ingressos para assistir poderão ser adquiridos na hora pelo preço de R$ 10,00 (dez reais), já os de estudante, com direito a meia entrada, serão vendidos das 16h as 18h, na secretaria do Autódromo, mediante apresentação da “carteirinha” com foto e documento de identificação.

Maiores informações poderão ser obtidas através do site www.velocidadems.com.br


20º Encontro Sul Brasileiro de Carros Antigos - Ponta Grossa - PR


4º Encontro Brasil Hot Rods - Curitiba - PR