domingo, 27 de fevereiro de 2011

Targa California 2011





Triumph Dolomite Sprint - 1973



Começa venda de ingressos para etapa da Indy em SP

Veja o mapa com a localização dos setores e os preços

A organização da etapa da IndyCar em São Paulo, que será disputada no dia 1º de maio, informou que a venda de ingressos começará neste sábado, por intermédio do site www.livepass.com.br. Os ingressos variam entre R$ 180 e R$ 600. Veja aqui os preços por setor e a localização na pista.

A novidade em relação ao ano passado é a criação de uma nova área para o público chamada "Indy Area". Será um espaço ao ar livre, sem arquibancada, com visão privilegiada dos pits, da saída dos boxes e das curvas 14 Bis e do Pavilhão.

Os demais setores se localizam, principalmente, no Sambódromo do Anhembi, onde acontecerão a largada e a chegada da prova. Lá também será realizada a cerimônia do pódio, com os três primeiros colocados.

 

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mercedes enfrenta problema de refrigeração

Ross Brawn garante que solução foi encontrada para o modelo W02

Diretor da Mercedes, Ross Brawn admitiu que o novo modelo W02 ainda não atingiu seu potencial máximo devido a um problema de refrigeração. A equipe vem decepcionando nos testes de pré-temporada, mas Brawn informou que o problema foi solucionado na fábrica e o carro poderá mostrar mais nos últimos treinos, em Barcelona.

- Nossa intenção foi sempre de lançar o carro com sua especificação básica para permitir um foco nas evoluções. Isso inevitavelmente significa que estamos abaixo do ritmo que as pessoas esperavam. Nosso maior desafio foi um problema de refrigeração, mas pequenas modificações em relação ao carro lançado custaram uma razoável parcela de performance - admitiu.

A Mercedes contará na temporada novamente com os alemães Michael Schumacher e Nico Rosberg.

Flamengo confirma entrada na Fórmula Truck

Clube será representado por dois pilotos goianos em Santa Cruz do Sul

Clube de maior torcida do Brasil, o Flamengo será representado na etapa de abertura da Fórmula Truck, em Santa Cruz do Sul. A equipe Original Reis Peças, que conta com os pilotos goianos José Maria Reis e Leandro Reis, acertou o licenciamento do uso da marca do clube hexacampeão brasileiro de futebol nos caminhões Scania para a abertura do campeonato e, na próxima semana, será votado no conselho do Rubro-Negro, a assinatura de um contrato para todo o ano.

Vice-presidente de marketing do Flamengo, Harrison Baptista confirmou o acordo ao Jornal Lance e revelou que, caso seja aprovado, o compromisso renderá ao clube uma parcela dos royalties em cima dos patrocinadores da escuderia.

- Será o caminhão oficial do Flamengo. Concedemos o licenciamento para essa corrida e a aprovação do contrato para o restante da temporada está em processo. Não deveremos ter problemas para aprová-lo - comentou Baptista.

Com o acordo, a categoria mais popular do automobilismo brasileiro conta com os dois clubes com maior número de torcedores, já que o Corinthians está representado desde o ano passado, quando conquistou o título com Roberval Andrade.

O editor viaja a convite da organização da F-Truck.(Lancenet)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vettel aponta Massa e Schumi como rivais

Atual campeão acredita que pilotos terão 'retorno' forte neste ano e destaca antigos rivais 

Próximo do começo do campeonato de 2011, Sebastian Vettel, da Red Bull, disse acreditar que este ano mais dois pilotos vão brigar pelo título: Felipe Massa e Michael Schumacher.

No ano passado, Vettel teve como pricipais rivais Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Mark Webber e Jenson Button. Contudo o alemão acredita que este ano a lista será ampliada.

- Massa não teve uma boa temporada, mas ninguém pode subestimá-lo. Ele era realmente forte há não muito tempo atrás. Acredito que ninguém esquece como pilotar. A história do Schumacher é muito grande para descartá-la e Nico Rosberg também já mostrou sua força - disse o atual campeão em entrevista ao jornal alemão "Bild".

Além dos novos postulantes, o piloto da Red Bull sabe que os rivais do ano passado continuarão sendo seus adversários neste campeonato.

- Alonso é certo e Hamilton, sem dúvida, é um dos melhores pilotos. Já Webber, se nosso carro for bom o suficiente, ele estará na disputa novamente - afirmou.(Lancenet)

 

Presidente da GM do Brasil pede demissão

Após sete meses no cargo, Denise Johnson deixa comando da filial; executiva alegou razões pessoais

A presidente da General Motors do Brasil, a engenheira americana Denise Johnson, decidiu deixar o comando da empresa no País. Johnson, que estava no cargo há sete meses, respondia a Jaime Ardilla e alegou razões pessoais para se afastar da montadora.

De acordo com o comunicado oficial da fabricante, Ardilla, atual presidente da GM América do Sul, acumulará também a presidência da GM do Brasil até a nomeação de outro executivo para o cargo.

Entre os principais planos divulgados recentemente pela GM – e reiterados na gestão de Denise Johnson – estavam a renovação de toda a linha de produtos da Chevrolet até 2013.

Johnson trabalhava há 21 anos na General Motors e não divulgou qual será seu destino a partir de agora. (Carro Online) 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MINI com motor de helicóptero

Turbina usada em aeronave militar foi adaptada ao carro para gerar 420 cv de potência

Há quem diga que o MINI Cooper é o “diabo” no asfalto, devido seu tamanho reduzido e o bom motor, fruto na parceria com a BMW. No caso aqui mostrado, foi utilizado um MINI Cooper S, com motor 1.6 16V turbo que oferece ao minicarro 181 cv de potência a 5.500 rpm e 24,5 kgfm de torque. Bastante coisa para um carro de aproximadamente 1.210 kg. Certo? Bom, sempre é possível dar aquela melhoradinha.

Com certeza essa última frase passou pela cabeça dos engenheiros da BMP Design, uma empresa do Texas que, não satisfeita com a atuação do MINI nas estradas, resolveu presentear o carrinho com um motor de helicóptero. Sim, helicóptero. O propulsor é uma turbina Rolls-Royce Allison 250-C20B, usada em grande escala em helicópteros militares.

Segundo informado pelo site carscoop.com, após a mudança o “MINI a jato” ficou com 420 cv de potência e 55,3 kgfm de torque, quase o dobro nas duas medidas. Nos vídeos abaixo é possível notar que (obviamente) o carro precisou passar por diversas adaptações, até o acelerador mudou de lugar e virou um manche. Vale conferir o vídeo e o MINI Cooper S dando trabalho para um Nissan GT-R numa pista de arrancada.(Carro Online)

 

Chevrolet revela Cruze hatchback

Versão compacta do modelo será lançada no primeiro semestre na Europa. Carro estará no Salão de Genebra

A Chevrolet divulgou nesta quinta-feira (24) as primeiras imagens da configuração hatchback do Cruze, que será introduzido ao público entre os dias 3 e 13 de março no Salão de Genebra, Suiça. De acordo com a marca norte-americana, o modelo será comercializado na Europa na configuração quatro portas.

A General Motors mantém sob sigilo informações técnicas e sobre o desempenho do Cruze hatchback, mas afirma que seu porta-malas possui 400 litros de capacidade e seus bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40/60.

De acordo com a marca, a nova variante do Cruze é muito importante para o grupo, uma vez que hatches correspondem a 65% das vendas de veículos 0 km na Europa nos dias de hoje. A Chevrolet afirma que o modelo começará a ser comercializado no mercado europeu no fim do primeiro semestre de 2011.

Cruze sedã nos EUA
No mercado norte-americano o Cruze sedã possuirá opções de motorização, sendo uma 1.8 aspirada, na versão LT, e outra 1.4 turbo na LTZ, que desenvolve 138 cavalos de potência. As duas configurações também contarão com câmbio manual e automático (ambos de seis velocidades) que auxiliam o veículo a alcançar consumo médio de 17,8 km/l em ciclo combinado. (Carro Online)


 

Toyota anuncia mais um megarecall de veículos nos EUA

A Toyota anunicou mais um recall, agora de 2,17 milhões de veículos nos Estados Unidos, para evitar que o acelerador fique preso no tapete e provoque aceleração involuntária do automóvel.

O recall, como informou a Toyota, afeta aos veículos Lexus GS, RX e LX e os Toyota Hihglander, 4Runner e RAV4.

Esse problema de aceleração involuntária e repentina levou a Toyota a convocar no ano passado o recall de mais de 6,5 milhões de veículos nos Estados Unidos para corrigir dois defeitos que a montadora apontou como responsáveis --tapetes inadequados que prendiam o acelerador e pedais que ficavam presos. 

VITÓRIA
 
No dia 8 de fevereiro, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos anunciou que o sistema de aceleração eletrônica de carros da Toyota não foi responsável pela aceleração involuntária de veículos, suspeita que levou a companhia a realizar recall de cerca de 8 milhões de carros em 2009 e 2010. 

O anúncio favorece a montadora japonesa, que, desde o início de relato dos problemas, diz que o sistema eletrônico --adotado desde 2002-- é seguro e que as queixas de consumidores eram devidas a defeitos no pedal de aceleração e tapetes que poderiam obstruir os pedais.
Atualmente, a companhia é alvo de centenas de ações judiciais devido à suposta aceleração involuntária dos carros. Estima-se que o valor total das indenizações solicitadas possa alcançar US$ 10 bilhões (cerca de R$ 17 bilhões). 

A montadora já pagou ao governo dos EUA US$ 49 milhões em multas sob a alegação de que escondeu defeitos dos carros diante das autoridades -- que investigam 89 mortes supostamente causadas por problemas na aceleração de carros Toyota e Lexus. 

O laudo da investigação de 10 meses foi feito com a ajuda de engenheiros da Nasa e isenta o sistema eletrônico de imperfeições. 

Atualmente, os carros da Toyota contam com um sistema que freia o veículo mesmo se o pedal do acelerador estiver pressionado, o que pode impedir acidentes em caso de ocorrência de aceleração involuntária. 

CRISE DE IMAGEM
 
A número um do setor automotivo, que fez sua fama com base na qualidade e alta tecnologia de seus modelos, tem enfrentado situações difíceis e responde por mais de 200 ações judiciais separadas nos Estados Unidos -- que foram encaminhadas a cortes federais. O caso consiste de ações por fraude ao consumidor, além de ações em casos de morte e pedidos de indenização por ferimentos, partindo da queixa de que carros acelerariam inesperadamente, sem o controle do motorista. 

Além disso, a japonesa passa por uma séria crise de imagem, desde o começo de 2010, quando anunciou sucessivos recalls em diversos mercados do mundo. O número alto de reparos ou substituições levou o presidente da companhia, Akio Toyoda, a pedir desculpas públicas no mês de março pelos problemas técnicos e pelas falhas no controle de qualidade de seus veículos na China. 

Uma grave crise no fim de 2009 e início de 2010 obrigou a Toyota a convocar o recall de mais de 10 milhões de automóveis no mundo por uma série de problemas técnicos, em particular nos pedais de aceleração, que poderiam ficar bloqueados.

O recall de milhões de veículos do mercado não se restringe apenas à China. Só nos Estados Unidos e Japão, a empresa foi obrigada a reparar cerca de 1,33 milhão de veículos. No Brasil, cerca de 107 mil veículos do modelo Corolla foram chamados para substituição de peças que não ofereciam segurança adequada na utilização do carro. 

Em 2009, a companhia passou ainda por perdas históricas provocadas pela recessão mundial.(Folha de São Paulo)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ecclestone diz que príncipe decidirá sobre GP do Bahrein

Dirigente coloca responsabilidade na mão da Coroa barenita e espera tomar decisão até terça-feira

Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, disse que vai deixar o príncipe do Bahrein decidir se haverá ou não o GP de abertura do campeonato no país.

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido havia alertado para os britânicos não viajarem para o país, devido a grande crise política em que se encontra o Bahrein.

Contudo, Ecclestone afirmou neste domingo que o príncipe Salman bin Hamad bin Isa Al-Khalifa está na melhor posição para julgar se a prova será segura.

- Ele vai saber se é seguro para nós estarmos lá. Não tenho ideia. Não estou lá, então não sei. Vamos esperar que esteja tudo bem. Não vamos aconselhar as pessoas a irem a menos que esteja seguro - disse o chefão à rede britânica "BBC".

O dirigente espera tomar a decisão final até terça-feira, para que possa então começar a pensar nas alternativas para suprir a ausência do GP. O provável é que haja mais uma sessão de testes.(Lancenet)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Honda mostra o Civic 2012

Aposta da montadora é em consumo menor de combustível.
Linha ganha nova versão econômica movida a gasolina.

Honda mostrou nesta sexta-feira (18) as cinco versões do novo Civic, que deve ser vendido nos Estados Unidos a partir do segundo trimestre. Visualmente, são poucas as modificações em relação ao Civic atual. A nona geração aposta em consumo de combustível, diz a montadora japonesa. O carro continuará sendo oferecido nas versões sedã, cupê, esportivo Si, híbrido, a gás natural e ganha a econômica HF, a gasolina.

O Civic GX, a gás natural, foi eleito pela oitava vez o carro 'verde' do ano nos EUA pelo baixo consumo de combustível e baixa emissão. Agora a montadora japonesa aposta também em uma versão a gasolina com propósito de baixo consumo. A HF roda com motor 1.8, de 140 cavalos de potência, e o consumo, segundo a Honda, não passa de 17,43 km/l na estrada.

O híbrido passa a ser equipado com bateria de íon-lítio. Combinado com motor 1.5 a gasolina, op conjunto gera 110 cv. O consumo é de 19 km/l, em média, o que representa mais 1,7 km/l em relação ao anterior. O híbrido e a versão HF também receberam investimentos na aerodinâmica para proporcionar maior economia de combustível.

O sedã e o cupê vêm com motor 1.8, de 140 cv, e também apresentam consumo menor em relação à geração anterior: 16,5 km/l, em média. O esportivo Si ganhou um motor mais potente de 2.4 litros e conta com transmissão manual de seis marchas. O conjunto resulta em 200 cv de potência.(Auto Esporte)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

BMW ActiveE terá 1.000 modelos produzidos

Primeiro elétrico da marca estreou em 2009 e agora tem produção confirmada

Acompanhando o crescimento dos modelos elétricos e todas as tecnologias que os cercam, a BMW apresentará no Salão de Genebra a versão de produção do Série 1 elétrico, que será chamado de ActiveE. A Carro Online já havia divulgado informações sobre o modelo que estreou em Detroit em 2009 como conceito. Segundo informações, serão produzidas 1.000 unidades do carro para serem vendidas nos EUA, China e Europa. O ActiveE será o primeiro passo da marca para uma série de carros sustentáveis, tendo em vista o Megacity EV, modelo que será apresentado em 2013.

O motor totalmente elétrico produz 168 cv de potência e 25,5 kgfm de torque graças a 3 baterias recarregáveis de íon-lítio, que fornecem energia ao motor. Dessa forma, o ActiveE alcança 96 km/h em 9s0 e desenvolve uma velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 145 km/h.

Para diminuir o consumo e aumentar a autonomia do carro, todas as vezes que o motorista retirar o pé do pedal do acelerador a energia cinética será recuperada e transmitida para todos os sistemas que necessitam de mais potência. Dessa forma, segundo a própria fabricante, a economia de energia e a autonomia do veículo podem aumentar 20%.

Ainda pensando nas melhorias e nos itens que devem ser usados para maior economia na hora do trânsito, a BMW desenvolveu um sistema chamado Gliding Mode (modo de deslizamento, em tradução livre), que permite que o carro se mova apenas por sua energia cinética, além do modo Eco Pro, que diminui o consumo de energia enquanto o ar-condicionado é usado.

Conforme informado, o ActiveE tem o mesmo espaço interno de um Série 1 normal, mas perde 200 litros no porta-malas. Ainda olhando para o interior, o BMW ganhou um revestimento especial de couro cinza, para choques diferenciados e um painel com aparelhos exclusivos.(Carro Online)






 

Governo brasileiro multa Toyota e grupo Caoa por recalls

Multa R$ 1,5 milhão será aplicada por lentidão no anúncio da convocação.
Caoa foi multado por dois casos envolvendo a marca Subaru, diz DPDC.

O governo federal decidiu multar a Toyota e a distribuidora de veículos Caoa em cerca de R$ 1,5 milhão por lentidão no anúncio de recalls de veículos feitos no ano passado. As multas, decididas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao Ministério de Justiça, referem-se a demoras na convocação de recalls dos modelos Corolla, da Toyota, e da montadora japonesa Subaru, vendidos pela Caoa. O DPDC não informou o modelo no caso do grupo Caoa.

"Quando o fato envolve a saúde e segurança do consumidor, não pode haver demora", afirmou a diretora do DPDC, Juliana Pereira. "O Código de Defesa do Consumidor é absolutamente claro ao determinar que a comunicação deve ser imediata."

Segundo o DPDC, a Toyota foi multada por levar dois meses para fazer uma campanha de convocação de proprietários do carro que apresentou problemas de falta de fixação de tapetes que causava aceleração involuntária dos veículos.

Enquanto isso, o grupo Caoa foi multado duas vezes. Em um caso, a empresa levou 60 dias para realizar um recall após tomar conhecimento de problema na suspensão traseira. No segundo caso, a multa se deveu ao tempo de 25 dias para a convocação de clientes para solução de problema em sistema eletrônico.

Representantes da Toyota e da Caoa não estavam disponíveis para comentar o assunto. No entanto, no final da tarde desta quinta-feira (17), a Toyota divulgou uma nota de esclarecimento à imprensa. Confira o comunicado abaixo:

"A Toyota do Brasil tomou conhecimento da publicação feita pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) no Diário Oficial da União do dia de hoje. Neste momento, a empresa busca aprofundar o entendimento sobre tal decisão.
A Toyota tem e continuará praticando sua filosofia de satisfazer os consumidores com veículos de alta qualidade, seguros e confiáveis."(Auto Esporte)

 

Ford RS200 Evo - 1986

 


Federação decide cancelar etapa da GP2 no Bahrein

Conflitos entre manifestantes e polícia aumentam a cada dia

Devido a grande manifestação popular por uma reforma política no Bahrein, o governo local decidiu cancelar a etapa da GP2 Asiática no país.

A primeira instância a etapa foi apenas adiada em um dia, mas devido a gravidade do caos nas ruas as autoridades acharam melhor acabar de vez com a prova. Em um comunicado oficial, os promotores informaram que a Federação de Automobilismo do país, prezou pela segurança dos pilotos.

O conflito no Bahrein ganhou força após a queda dos ditadores no Egito e na Tunísia. Os manifestantes defendem a transferência de mais poderes para o Parlamento e o fim do controle da monarquia sobre os postos de governo. Pelo menos quatro pessoas foram mortas nos últimos quatro dias.(Lancenet)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ford Mustang SVO - 1986




Gilera 124 5V Regolarita - 1969



Bentley Continental atinge 330 km h no gelo

 

 

Configuração Supersports com motor 6.0 W12 detém recorde de velocidade no gelo

A Bentley anunciou um novo recorde mundial ao atingir 330.69 km/h com um Continental Supersposts no gelo do mar Báltico. O feito foi realizado pelo piloto de rally finlandês Juah Kankkunen, que levou ao limite o motor 6.0 W12 biturbo do gran turismo. Até então, recorde era detido pelo próprio Kankkunen em um Bentley Continental GT, que alcançou 321 km/h no piso de baixa aderência no mesmo local.

De acordo com a Bentley, a “pista” demarcada para aferir a velocidade máxima possui 16,5 km de extensão, cerca de 70 cm de espessura e a aferição da velocidade foi realizada pela polícia de trânsito da Finlândia.Um representante do livro de recordes Guinness tambhém ratificou a proeza.

Segundo a empresa as alterações realizadas no modelo recordista são constituídas apenas em uma gaiola de proteção interna, pneus de inverno Pirelli SottoZero II 275/40R20 e sistema de para-quedas no para-choques traseiro para auxiliar na redução de velocidade. Conforme revelamos anteriormente, o motor 12 cilindros do Supersports pode utilizar E85 – mistura de 15% de gasolina e 85% de etanol –, o que lhe permite produzir 621 cavalos de potência e 81,6 kgfm de torque.(Carro Online)




 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VW Passat CC R-Line chega por R$ 189.130

Vendido em configuração única no Brasil, cupê ganha kit visual e itens de série

A Volkswagen do Brasil exibiu nesta segunda-feira (11) a nova configuração do Passat CC chamada R-Line. Custando R$ 189.130, R$ 8.245 a mais que a versão comum, a novidade possui todos os itens de série e opcionais do Passat CC de entrada e ainda conta com um piloto automático adaptativo (ACC), Park assist com câmera e kit visual exclusivo composto de novas rodas de aro 18”, novo volante com base achatada, spoiler dianteiro, saias laterais, soleiras de alumínio com instrição “R-Line” nas portas, interior revestido em couro e lanternas escurecidas.
 

O conjunto mecânico do Passat CC permanece inalterado, composto pelo motor 3.6 V6 FSI capaz de produzir 300 cavalos de potência e 35,6 kgfm de torque, o câmbio DSG (dupla embreagem) de 6 marchas e o sistema de tração integral 4Motion. O  modelo já está à venda nas concessionárias da marca. Confira as fotos da novidade no link “fotos” acima. (Carro Online)