sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lexus revela seu primeiro veículo compacto

Chamado de CT 200h, hatch premium de luxo estreará em versão híbrida



A subdivisão de luxo da Toyota, Lexus, revelou nesta sexta-feira (26) seu primeiro hatch 5 portas, chamado CT 200h. Classificado como premium pela empresa, o modelo, que será exibido no Salão de Genebra entre 4 e 14 de março, disponibilizará tecnologia híbrida desde seu lançamento.
 
 
 
De acordo com a empresa, o novo modelo pretende conquistar consumidores jovens e começará a ser produzido no fim de 2010. O veículo oferecerá de série faróis de led, computador de bordo com tela touchscreen de 8” e forração interna com acabamento de materiais metálicos. A Lexus não comentou sobre as dimensões gerais do hatch, mas frisou que ele possui entre-eixos de 2,6 m (para medidas de comparação, o Honda Fit possui 2,55 m) e seu porta-malas possui capacidade de 345 litros – podendo chegar a 700 litros com os bancos traseiros rebatidos.
 
 
 
Nenhum dado técnico ou informações sobre desempenho do CT 200h foi revelado, embora a empresa informe que este contará com o motor 1.8 VVT-i, que, além de utilizar um câmbio ECVT (com relações de marcha continuamente variáveis), trabalhará em conjunto com um “poderoso, porém compacto motor elétrico”. A novidade também oferece três possibilidades de condução a serem selecionadas pelo motorista: Eco (econômica), Normal e Sport – que une os propulsores para fornecer o máximo de desempenho possível, abrindo mão da economia de combustível. Neste último modo, as tonalidades da iluminação do interior do modelo mudam de azul para vermelho, endossando a condução esportiva.
 
Outro destaque do híbrido, segundo a Lexus, é a sua suspensão traseira, que utiliza a configuração Double Wishbone – que oferece boa estabilidade e conforto. No CT 200h, também há possibilidade de trafegar no modo elétrico (EV). Nesta utilização, as baterias conseguem impulsionar o hatch por até 1,9 km quando a velocidade é de 45 km/h. Confira as fotos do modelo ao lado.
 (Terra)

Potente, novo safety car da F1 vai de 0 a 100 km/h em 3,8s

 
(Lancenet)

Corinthians na Fórmula Truck

Roberval Andrade será o representante do Timão este ano

O Corinthians confirmou nesta quinta-feira uma parceria com a equipe RVR da Fórmula Truck e estampará suas cores e escudo no caminhão do piloto Roberval Andrade na temporada deste ano. Campeão da categoria em 2002, Roberval correrá com o Scania número 100 em homenagem ao centenário do clube. O caminhão será apresentado na próxima terça-feira, no Estádio do Pacaembu.


- Estou orgulhoso, e tenho a noção da minha responsabilidade e do meu compromisso representando duas marcas mundiais. Nós tivemos o contrato com a Scania renovado nesta semana, reafirmando a confiança no nosso trabalho. O Corinthians chega à equipe justamente no ano do centenário do clube, o que também traduz uma grande confiança - comentou Roberval. 
(Lancenet)

Rebimboca da Parafuseta - 3 - Tampa de Válvulas

Tampa de Válvulas



A tampa de válvulas é a parte do motor que geralmente é a mais visível, sendo assim quem gosta de embelezar o motor, ou gosta de um carro mais preparado, tem uma tampa de válvula diferente da original. Passando pelos cromados, pintadas, aletadas, de alumínio, enfim tem uma gama de opções para diversos tipos de motores.
 


A troca da tampa de válvulas é simples, porém, necessita de um torquímetro e saber da quantidade do aperto que varia em cada motor. Para não correr riscos de quebrar um parafuso ou até mesmo empenar o cabeçote em um extremo.

 



Também o local em que a junta nova irá entrar tem que estar limpo, nem precisa dizer que cada vez que é aberta a tampa é necessário uma junta nova. Não entra cola, óleo, graxa, o aperto é feito no seco mesmo.


Aproveite o resultado valorizando seu bólido, até mais.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Fernando Alonso faz o melhor tempo da manhã

Piloto espanhol bate marca de Mark Webber da quinta-feira

Depois de uma quinta-feira não muito boa, Fernando Alonso, da Ferrari, comandou o treino coletivo realizado na manhã desta sexta-feira, em Barcelona. O piloto da Ferrari completou 60 voltas na primeira parte da atividade e fez o tempo mais rápido, com 1min20s637. 

O melhor tempo da quinta-feira tinha sido de Mark Webber, da Red Bull. O australiano, que não foi para a pista nesta sexta, fez 1min21s487. Além do espanhol, Pedro de la Rosa, da Sauber, Vitantonio Liuzzi, da Force India, e Sebastian Vettel, companheiro de Webber, fizeram tempos melhores.

O alemão Michael Schumacher também foi para a pista, e fez o sexto tempo, logo na frente do inglês Lewis Hamilton.

Nenhum brasileiro participou da atividade, que se paralizou para o almoço dos pilotos.

Dia 2 - Manhã
1º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min20s637 (60 voltas)
2º - Pedro De la Rosa (ESP/Sauber), 1min20s973 (46)
3º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min21s056 (23)
4º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min21s258 (55)
5º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min21s571 (36)
6º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min21s689 (45)
7º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min22s152 (39)
8º - Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min23s513 (81)
9º - Robert Kubica (POL/Renault), 1min24s912 (43)
10º - Timo Glock (ALE/Virgin), 1min26s622 (18)
11º - Jarno Trulli (ITA/Lotus), 1min26s677 (39)
 (Lancenet)

Governo Federal será sócio da Avibrás



A Avibrás Aeroespacial, principal fabricante de produtos militares do País, vai ganhar um sócio: o governo federal. O grupo, de São José dos Campos, terá a participação do sistema financeiro da União na proporção de 15% a 25% – isso ainda está sendo discutido.

Não haverá aporte direto de dinheiro. Na forma prevista na Lei 11941/09, a presença dos recursos será efetivada por meio da conversão das dívidas da Avibrás. O anúncio da primeira parceria público-privada do setor de Defesa é esperado para abril.

A Avibrás está em regime de recuperação judicial desde julho de 2008. O valor do processo, cerca de R$ 500 milhões, foi superado pelo cumprimento de um rico contrato firmado com a Malásia, para fornecimento de baterias, munições e equipamentos de apoio da última geração do lançador de foguetes Astros-II, carro-chefe do grupo.

Esse sistema de armas brasileiro é o principal recurso dissuasório da força terrestre malaia na região de tensão permanente no sudeste asiático.

A quarta etapa da encomenda foi entregue em sigilo há apenas dois meses. Uma bateria completa, das carretas lançadoras à central de comando, mais 12 veículos blindados 4 x 4, embarcaram no porto de Santos dia 29 de dezembro de 2009.

Segundo o presidente do grupo, engenheiro Sami Hassuani, “as contas estão em dia: os compromissos trabalhistas foram quitados e, a dívida com os fornecedores está paga; abrimos 600 vagas”. A participação do governo tem tamanho – 1,2 mil páginas, soma do texto principal e dos 12 documentos anexos.

O faturamento do grupo formado por quatro unidades acomodadas em duas instalações, está crescendo. Foi de R$ 60 milhões em 2007, bateu em R$ 250 milhões em 2009, “e tem potencial para chegar aos R$ 500 milhões até dezembro”, avalia Sami. Segundo o executivo, a Avibrás pode vender cerca de 1,4 bilhão por ano trabalhando nos seus mercados tradicionais, do Oriente Médio até a Ásia, além de abrir praças novas na América Latina e África. Hassuani não confirma, mas os governos de Angola e da Colômbia teriam revelado interesse na linha Astros-II e nos foguetes ar-terra Skyfire, de 70 mm.

O Astros-II que a Malásia está recebendo é a quinta geração tecnológica do projeto, desenvolvido permanentemente desde que o lançador foi apresentado em 1980. O painel é digital, a navegação é operada por GPS e sinais de satélite, a central de comunicação é criptográfica. O veículo, uma carreta com tração integral sobre o qual a plataforma de disparo – de foguetes com raio de ação entre 9 e 150 km – com cabine é montada, é o Tatra, da República Checa. O blindado 4×4 de Comando, Controle e Comunicações, também é novo. Pesa 14 toneladas e recebe todas as informações de combate – dos dados meteorológicos às ameaças de ataque. “Podemos entrar com ele e seus derivados, inclusive versões da classe 8×8, para completar a família de carros couraçados sobre rodas que o Exército está interessado em formar.”

A próxima etapa é um ambicioso programa, o Astros 2020. “Trata-se de um conceito novo, sustentado pelo conhecimento já adquirido”, explica Sami. Vai exigir investimentos estimados em R$ 1,2 bilhão, dos quais cerca de R$ 210 milhões aplicados no desenvolvimento. “Ele vai se integrar com o míssil de cruzeiro AV-TM, de 300 quilômetros de alcance, na etapa de testes e certificação”, explica Hassuani para quem “o empreendimento 2020 vai permitir ao Exército, por exemplo, integrar o Astros com a defesa antiaérea, criando um meio de uso comum para as plataformas, os caminhões, parte dos sensores eletrônicos e os veículos de comando”.
(O Estado de São Paulo - Foto Roberto Godoy)

Chevrolet Aveo


O blog norteamericano KickingTires obteve, através de uma apresentação do vice-presidente da GM Mundial Bob Lutz, as primeiras imagens do novo Aveo sedã. O três volumes recebeu a mesma dianteira do Aveo RS, exposto no Salão de Detroit, em janeiro. O sedã compacto tem como meta bater o Fiesta Sedan nos Estados Unidos, e sua apresentação oficial deve acontecer no final deste ano, com produção no início de 2011.


Flerte brasileiro - O Aveo adota a mesma plataforma do Spark, compacto que, segundo algumas fontes da Chevrolet, servirá como base para a família Ônix, produzida a partir de 2012 no Brasil para substituir a linha Celta. Contudo, não é possível afirmar se o Aveo sedã poderá ser um possível substituto do Chevrolet Prisma.
(Uol)

Anfavea se queixa da queda de 40% nas exportações ao governo

Montadoras pedem ajuda ao Ministério da Fazenda.
Vendas externas de veículos caíram 40% em 2009.

No momento em que o governo discute medidas de estímulo ao setor exportador, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) esteve nesta quarta-feira (24) no Ministério da Fazenda para se queixar da queda de 40% nas suas exportações em 2009 e pedir ao governo medidas que possam ajudar a recuperar as vendas externas.


Apesar do bom momento vivido no mercado interno, as exportações do setor sofrem com a retração do mercado internacional, especialmente de três países: Argentina, México e Estados Unidos. Segundo uma fonte do governo, esse é um problema sobre o qual a área econômica não tem como atuar.


O outro fator que prejudica o setor é o câmbio valorizado, que diminui a rentabilidade das vendas ao exterior. Nesse ponto, o governo já definiu uma linha de atuação via compra de reservas pelo Banco Central e, por enquanto, apenas no discurso, pela possibilidade de o Tesouro também intervir no mercado de câmbio, como disse nesta quarta-feira de manhã o secretário do Tesouro, Arno Augustin. Mas esse modelo de atuação, pelo menos até agora, apenas evitou uma valorização maior do real, sem promover um aumento da competitividade do câmbio brasileiro.


A presença da Anfavea na secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda neste momento tem por objetivo colocar o setor na pauta de discussões do pacote de medidas para estimular as exportações, previsto para ficar pronto em meados de março. Entre as propostas em estudo, a devolução mais rápida de créditos tributários para os exportadores.


Além disso, o setor automotivo perderá no final de março o incentivo concedido pelo governo no ano passado para estimular as vendas durante a crise internacional. As alíquotas de IPI para veículos retornam ao patamar original mais de um ano depois de serem reduzidas. A Anfavea afirma, no entanto, que a prorrogação do incentivo não está na pauta de discussão.
(G1)

General Motors vai encerrar a marca de utilitários Hummer

Empresa chinesa Tengzhong não finaliza compra da marca.
Hummer é o símbolo dos carros americanos grandes e 'beberrões'.

A General Motors anunciou nesta quarta-feira (24), em Detroit (EUA), que a venda da marca Hummer ao grupo chinês Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machines Co. Ltd não pôde ser finalizada. O motivo não foi divulgado, mas a GM confirma que irá encerrar as operações da marca.


De acordo com a montadora, 3 mil funcionários serão demitidos. No entanto, a empresa destaca que alguns destes funcionários trabalham com outras marcas, o que deve minimizar o impacto real sobre o emprego.


A Hummer, que já foi fonte de lucro para a companhia norte-americana e ganhou grande destaque na guerra do Iraque, tornou-se um peso após o aumento dos preços dos combustíveis no país. Assim, a demanda por seus veículos utilitários de alto consumo de gasolina caíram drasticamente. 


"Nós consideramos uma série de possibilidades para Hummer durante esse percurso e estamos desapontados que a negociação com Tengzhong não pôde ser completada”, afirmou  o vice-presidente de planejamento corporativo e alianças da GM, John Smith.


A partir de agora, a GM vai diminuir gradativamente as atividades de Hummer, mas continuará oferecendo serviços de suporte e peças de reposição para os proprietários.
(G1)

Opala SS Reportagen do site Autonews

 

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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Metropolitano Opala Clube - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Volkswagen da Alemanha desenvolve ABS para a Kombi

Ao chegar a sua mesa de trabalho, dias atrás, na sede do Grupo Volkswagen em Wolfsburg, o diretor de desenvolvimento de veículos comerciais da empresa, Dietmar Schmitz, deparou-se com o que ele classificou de “um dos pedidos mais estranhos em toda a sua longa carreira de engenheiro”.


A solicitação pedia o desenvolvimento do sistema de freios antiblocantes, o ABS, para o Projeto T1. “T1” é a abreviatura de “Transporter One”, nome original do projeto da perua Kombi.          
 

Incrédulo, Dietmar Schmitz debruçou-se sobre o problema. Mas como adaptar um sistema moderno num veículo que foi projetado há exatamente 60 anos (que serão comemorados no próximo dia 8 de março)? Para o diretor de desenvolvimento da Volkswagen nada é impossível, mas ele reconheceu que essa tarefa será um dos seus maiores desafios. Ele ainda não conseguiu, por exemplo, achar um espaço no eixo dianteiro para a colocação dos sensores que enviam ao computador central a mensagem para o acionamento do sistema.            


A necessidade de ter o equipamento é da legislação brasileira, que prevê a obrigatoriedade do sistema de freios ABS para todos os carros produzidos no Brasil em 2014. A exigência começou este ano, com parte da produção (8% de cada empresa) sendo obrigada a ter o ABS de série. A entrada deste equipamento e do air bag nos carros será gradual, sendo que a cada ano aumentará o volume de produção com os dois sistemas. 


A resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, obriga as fábricas a colocarem freios ABS e air bags em 15% seus carros e comerciais leves a partir de 2011. No ano seguinte serão 30%; em 2013 aumenta para 60% e a partir de 2014 todos os carros vendidos no Brasil terão que ser equipados com o ABS e o air bag. No caso do air bag, os novos projetos já terão que ter o equipamento a partir de 2013.


Assim, o desenvolvimento de ambos os sistemas para a Kombi (e não apenas o ABS), por mais insólito que pareça, é condição para a sobrevida do carro mais antigo produzido no Brasil.


O poder de adaptação da velha Kombi à era da tecnologia não deve ser desprezado. A Kombi já teve os “dias contados” por conta de, presumivelmente, não poder acompanhar a evolução exigida pela legislação. Foi em 2006, quando a Volks teve que parar produção do motor a ar por causa das emissões. A Kombi passou a usar o motor refrigerado a água com catalisador, o 1.4 flex.


O futuro do veículo mais longevo da história não está garantido, mas pode ter certeza que a engenharia da Volkswagen vai fazer de tudo para que a Kombi supere mais essas barreiras: outra delas é a obrigatoriedade de teste de impacto a partir de 2012.


Além de ter um projeto antigo, a Kombi permanece praticamente a mesma nesses 60 anos, não tendo a empresa, portanto, custo de desenvolvimento. Com tudo pago, vender uma tonelada de ferro sem nenhuma tecnologia moderna por R$ 40 mil, é lucro fácil.


Além de ter todo o ferramental pago de longa data, a Volkswagen não gasta um tostão de marketing e propaganda para vender um volume invejável, de 2,3 mil unidades mensais. Sem nenhum anúncio nos jornais ou na TV, a Kombi vendeu por mês, no ano passado, mais do que o Vectra da GM; o dobro do que o Citroën C4 Pallas (1.000/mês), mil unidades a mais do que o Focus hatch, o dobro do que vende o sedã Linea, da Fiat e três vezes as vendas do Stilo.


Na própria Volkswagen a Kombi vende mais do que o Polo, Golf e toda a linha de importados.

           
Terceira Idade


Essa sexagenária chega na Terceira Idade ainda em forma, disputada por milhares de consumidores. Nunca se submeteu a uma plástica, como aconteceu com muitas outras, bem mais jovens. Recebeu apenas uma esticadela aqui, uma maquiagenzinha ali. Nada que desconfigurasse sua aparência original.



Ela nasceu em 1950, na cidade de Wolfsburg, Alemanha, na época do pós-guerra, filha do comerciante holandês Ben Pon. Ainda jovem, levou o seu sobrenome alemão, Nationfahrzeug, a distantes paragens. Atravessou o Atlântico e conquistou os brasileiros. Foi aqui, em terras tropicais, onde, em 2 de setembro de 1957, conquistou  sua cidadania, que viveu a maior parte da sua vida.   
(UOL)

Webber domina primeira parte do treino de quinta

Piloto faz o melhor tempo do dia na pista de Barcelona


A Red Bull está mostrando que o bom desempenho no ano passado não foi por acaso. Na primeira parte dos treinos coletivos desta quinta-feira, o australiano Mark Webber foi o mais rápido na pista de Barcelona, com 1min21s487.

Atrás do experiente piloto, veio a dupla de Nicos. Na frente o Rosberg, da Mercedes, e depois, o Hulkenberg, da Williams.

Favoritos ao título deste ano, Fernando Alonso, da Ferrari, ficou em quinto, e Jenson Button, da McLaren veio logo atrás.

O único brasileiro a participar dessa atividade foi Lucas di Grassi, da Virgin. O piloto ficou em décimo, com 1min27s057 em 37 voltas. O piloto sofreu um acidente na pista, mas nada grave.
(Lancenet)

Penske fica sem patrocínio da Marlboro e muda suas cores

Parceria da tradicional equipe vinha desde a temporada de 1990

Pela primeira vez desde 1990, os carros da equipe Penske disputarão uma temporada da IndyCar sem as cores vermelho e branca dos cigarros Marlboro. Com a proibição de propaganda de tabaco nos Estados Unidos, há alguns anos a equipe vinha adotando a inscrição Team Penske no lugar da marca Marlboro. Mas, para esta temporada, acabou o contrato entre a Penske e a Philip Morris, dona da marca.

A partir deste ano, os carros de Helio Castroneves, Ryan Briscoe e Will Power competirão com as cores preta, vermelha e branca. O principal patrocinador passará a ser o provedor de internet Verizon.  
(Lancenet)


Mercedes lança programa de personalização

Customização individual inicialmente para linha E estreia em Genebra

Para alguns ter um requintado Mercedes-Benz Classe E na garagem não basta. O carro deve ser único, personalizado ao gosto do cliente. Visando atender esse exigente público, a marca da estrela lançara no Salão de Genebra (4 a 14 de março) o programa MercedesSport, oferta similar aos BMW Individual e o Ferrari One-to-One.



Ao adquirir um modelo da linha E na Europa, os compradores poderão escolher entre uma vasta opção de rodas, escapamentos, diferentes tipos de spoilers e demais elementos aerodinâmicos, como saias laterais e difusores. Há também a opção de elementos que melhorem a performance do carro, como o sistema de freios de alta performance.

O MercedesSport também oferece ao cliente a chance de modificar o interior do veículo. É possível escolher diferentes opções de volantes, com ou sem borboletas para trocas de marcha, e acabamentos diferenciados, como revestimentos de madeira ou metal. A marca ainda não revelou quanto custa customizar o Classe E.


(Carro Online)

McLaren diz que MP4-12C está em finalização

Vídeo de mulas desenvolvendo componentes para o esportivo é exibido



A McLaren anunciou nesta quarta-feira (24) que seu esportivo MP4-12C está em fase final de testes e revelará novas informações sobre o modelo no Salão de Genebra, que ocorre entre os dias 4 e 14 de março. A empresa também divulgou um vídeo chamado Inside McLaren: Developing the MP4-12C (por dentro do desenvolvimento do McLaren MP4-12C), que revela dois protótipos responsáveis por testes dos componentes usados no esportivo, cuja produção começará em 2011.
 
  
 
Segundo a montadora um grupo entre 20 a 25 técnicos estão acompanhando os testes dos protótipos 24 horas por dia e 7 dias na semana, de modo a desenvolver e averiguar o funcionamento adequado dos componentes que equiparão o MP4-12C. “Temos uma extensa lista de itens objetivos e subjetivos estipulada para os protótipos. Estes veículos XP Beta (protótipos) estão atingindo bons resultados em análises que incluem dirigibilidade e outros aspectos dinâmicos de performance” afirmou Mark Vinnels, diretor de programa da McLaren.



“Os veículos concorrentes que testamos se tornam nervosos e difíceis de ser dirigidos em altas velocidades, enquanto o 12C é mais estável do que qualquer coisa que já dirigi. O modelo é macio, mas sua direção é sólida.” completou Vinnels.

O vídeo de quatro minutos revela os modelos circulando em uma estrada na Europa e em um circuito. O protótipo em teste, afirmou a empresa, utiliza uma versão já otimizada do motor biturbo e da caixa de marchas que equipará o 12C – embora não revele quais as otimizações. Confira as filmagens abaixo e as fotos do modelo ao lado.(Carro Online)