quarta-feira, 11 de agosto de 2010

VW finaliza aquisição do estúdio ItalDesign

Montadora alemã agora detém 90,1% das ações da empresa fundada pela família Giugiaro

 

O Grupo Volkswagen anunciou nesta semana a conclusão da compra de 90,1% das ações do estúdio de desenho automotivo ItalDesign Giugiaro. O restante do capital continua em posse da família Giugiaro, que fundou a empresa em 1968. Com a aquisição majoritária da companhia italiana, o conglomerado alemão dá mais um passo em seu plano de se tornar a maior fabricante de automóveis do mundo até 2018.

A estratégia da Volkswagen rumo à liderança global contempla o lançamento de 60 novos carros até 2014 das diversas marcas do grupo, como Audi, Skoda e Lamborghini. Isso significa que não faltará trabalho de criação, por isso a compra do estúdio italiano, que já elaborou diversos projetos de carroceria para a VW, como as primeira gerações de Golf e Passat, além do Audi 80. A ItalDesign Giugiaro, em contrapartida, ganha mais segurança financeira, após enfrentar um período de dificuldades monetárias.

“O ItalDesign agora se tornou um membro permanente do Grupo Volkswagen. Nossa expectativa com seus projetos são enormes”, aponta Martin Wintenkorn, chefe-executivo da VW. “Tendo em vista nossas atribuições de desenvolvimento, o estúdio italiano também deve aumentar sua produtividade”, completa Winterkorn. A empresa segue presidida por Giorgetto Giugiaro, que divide o comando com seu filho, Fabrizio.

Grande rival da VW na Europa e no Brasil, a Fiat, por sua vez, tem grande parte de sua linha atual de automóveis, como o Punto e Palio, desenhada por Giugiaro. Com a compra do estúdio por parte da empresa alemã, a fabricante de Turim pode ser obrigada a tomar novos rumos. (Carro Online)

 

Um comentário:

Mauricio Morais disse...

Tá fácil pra FIAT, É SÓ COMPRAR DE VEZ A PININFARINA.