quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nissan revela motor do Micra europeu

Propulsor 1.2 3 cilindros turbo e injeção direta de combustível utiliza ciclo de combustão Miller

A Nissan divulgou nesta terça-feira (3) seu novo motor 1.2 tricilíndrico turbo com injeção direta de gasolina na Alemanha, chamado HR12DDR. Embora não informe dados de rendimento do componente, a marca afirma que ele será tão potente quando um propulsor 1.5, emitirá apenas 95 g/CO2 por quilômetro e equipará o Micra, quando a nova geração do compacto chegar ao mercado europeu no próximo ano.

Para atingir tal rendimento, segundo a Nissan, o motor em questão utiliza ciclo de combustão Miller, que possui os mesmos quatro tempos (admissão, compressão, combustão e exaustão) de propulsores ciclo Otto (comumente utilizado em nosso veículos movidos a gasolina e álcool), porém com um processo de compressão que gasta menos energia do motor ao manter as válvulas de admissão ligeiramente mais tempo abertas para reduzir o esforço do pistão. Em função da menor resistência e da injeção direta da combustível, a taxa de compressão do propulsor é de 13:1, o que assegura uma queima mais homogênea e completa da mistura ar-combustível.

Ainda almejando melhor aproveitamento do combustível, os engenheiros da marca projetaram a bomba de óleo do propulsor com vazão variável, o que reduz em até 30% os esforços do componente – e, consequentemente, a perda de potência do motor para acioná-lo – quando lubrificação máxima não se faz necessária. A tecnologia Start-Stop, que desliga o bloco quando o veículo encontra-se parado, também está presente na novidade. Confira a foto do componente ao lado. (Carro Online)

 

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