quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Empresa transforma resíduos de vaso sanitário em combustível

GENeco mostra Volks New Beetle conversível movido a gás metano.
Em um ano, 70 casas produzem gás para um veículo rodar 16 mil km.

A GENeco, empresa britânica especializada em projetos sustentáveis, desenvolveu um veículo movido a gás metano (CH4), proveniente dos resíduos despejados nos vasos sanitários. De acordo com a empresa, a inovação está na produção do combustível.


O conteúdo orgânico é depositado em um ambiente sem oxigênio, o que permite que as bactérias que não precisam de oxigênio para sobreviver se alimentem do material biológico e produzam o metano, gás que é liberado em aterros sanitários. O metano, por sua vez, é separado do gás carbônico e utilizado como gás natural.

Para mostrar os benefícios do combustível, a empresa adaptou um modelo Volkswagen New Beetle conversível. A GENeco afirma que, durante um ano, 70 casas são suficientes para produzir combustível para que um veículo circule 16.000 km.

Embora o metano possua fórmula química menos energética do que a gasolina ou o etanol, a empresa afirma que o motor do modelo tem o mesmo desempenho do propulsor original. Segundo a marca, o New Beetle pode chegar a velocidade máxima de 183 km/h.

Outro benefício do combustível metano é a decomposição do material durante o processo de produção que gera adubo e pode ser usado como fertilizante em plantações.(Auto Esporte)

 

Nenhum comentário: