segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Renault apresenta sedã que deverá substituir o Mégane



Modelo Fluence será apresentado no Salão de Frankfurt.
Carro será oferecido com motores 1.6 ou 2.0.

A Renault vai lançar o seu novo sedã no Salão do Automóvel de Frankfurt, que começa para o público no duia 17 de setembro, na Alemanha. O carro, que na Europa será chamado de Fluence, poderá substituir o modelo Mégane no Brasil.


A versão europeia é produzida na Turquia. Tem como medidas 4.620 mm de comprimento, 1.809 mm de largura, 1.479 mm de altura e 2.702 mm de entre-eixos. Será oferecido com motores 1.6 de 110 cv e 2.0 de 140 cv nas versões com câmbio manual ou automático.

(G1)

Após um ano e meio, Kimi volta a vencer

Barrichello arranca dois pontos e Button abandona em Spa


O finlandês Kimi Raikkonen conquistou neste domingo a primeira vitória da Ferrari na temporada deste ano da Fórmula 1, no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Após ultrapassar o surpreendente Giancarlo Fisichella, da Force India, na quinta volta, o finlandês não conseguiu abrir vantagem em nenhum momento e resistiu a uma forte pressão do italiano para quebrar um jejum de vitórias que vinha desde o GP da Espanha de 2008. Com ótima atuação, Fisichella chegou em segundo após largar da pole e celebrou muito o primeiro pódio da Force India na categoria.


Com uma corrida para lá de problemática, Rubens Barrichello arrancou dois pontos com a sétima posição. Arrancou porque teve problemas de embreagem com seu Brawn na largada, caiu para último, mudou a estratégia, ganhou posições até o sétimo lugar e superou falhas de motor nas últimas voltas para somar dois pontos que o deixam a 16 do líder do Mundial, o companheiro de equipe Jenson Button. O inglês, por sinal, encerrou seu péssimo fim de semana com um acidente na primeira volta, após ter sido tocado por Romain Grosjean.

FIA investiga suposta armação da Renault

Quase um ano depois, o que parecia uma grande coincidência gerou uma investigação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) contra a Renault. A entidade quer averiguar se, para ter o seu contrato renovado, Nelsinho Piquet foi obrigado pela direção da equipe a causar um acidente no GP de Cingapura de 2008 para beneficiar Fernando Alonso, que acabou com a vitória.

Explica-se. Alonso tinha um carro veloz para a pista de rua, mas um problema no treino classificatório o jogou para o meio do grid. Diante disso, a tática mais comum para a prova seria encher o tanque do espanhol para que ele retardasse seu reabastecimento e ganhasse posições. Mas estranhamente o time fez o contrário. Colocou pouco combustível, o que daria uma suicida tática de três pit stops para um, é bom destacar, circuito citadino.


Alonso, então, parou na volta 12, como previsto, caindo para último. Duas voltas depois, Nelsinho bateu num local em que seu carro colocou em risco a segurança da prova. Com isso, o safety car entrou, Alonso colou no pelotão e todos os que estavam à sua frente entraram nos boxes na 16ª volta, dando de bandeja a liderança ao bicampeão - justamente naquela rodada de pit stops Felipe Massa foi vítima de um erro da Ferrari no famoso episódio da mangueira.


A grande curiosidade que pode explicar a armação é o fato de que a Renault não colocou pouco combustível no tanque de Alonso no pit stop, mas uma gasolina suficiente para que a tática de três paradas virasse uma de duas. Uma estratégia fadada ao fracasso em caso de uma corrida sem uma entrada do safety car num curto período, o que acabou acontecendo com a batida de Piquet.


Curiosamente, Nelsinho sempre foi um piloto que se isolou quando abandonou uma corrida ou bateu. Mas em Cingapura passeou pelos boxes e viu o restante da prova ao lado do diretor esportivo Flavio Briatore. Após ter sido demitido pela Renault, Piquet foi perguntado pela Rádio Jovem Pan sobre a suposta armação, que chegou a ser comentada por alguns jornalistas nos paddocks da Fórmula 1. Ele não confirmou, nem desmentiu:


- O Alonso é o cara mais sortudo da Terra, só isso (risos).


Fato é que se a armação for comprovada, a Renault pode até ser excluída da Fórmula 1.

(Lancenet)

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Exército do Equador adquire segundo lote de utilitários Agrale Marruá


Caxias do Sul (RS), 27 de agosto de 2009 - A Agrale, única fabricante de veículos de capital 100% nacional, fez a entrega, no final de agosto, de um novo lote de 12 unidades do Agrale Marruá para o Exército do Equador. Os veículos, do modelo AM20, serão utilizados pelas forças armadas daquele país. Esta é a segunda aquisição de utilitários da marca que o exército equatoriano realiza em menos de seis meses.

Desenvolvido no Brasil para atender às Forças Armadas nacionais, o Agrale Marruá tem sido vendido para exércitos de outros países, devido à sua versatilidade, robustez e baixo custo operacional. No início deste ano, a Agrale entregou outras 18 unidades do Marruá para o Exército do Equador, do modelo AM10-Rec.

Os Agrale Marruá AM20, vendidos para o Equador, são veículos de transporte de carga ou tropa. Equipados com banco auxiliares que permitem transportar até 8 passageiros na carroceria e 2 ocupantes na cabina. Possuem motorização diesel de 132 cv (Euro II), e PBT de 3.500 kg, com capacidade de carga de 750 kg, mais reboque militar de 750 kg, em qualquer terreno. Os modelos apresentam elevada robustez, velocidade máxima de 128 km/h (com velocidade mínima controlada de 4 km/h), fácil manutenção e autonomia de combustível de 900 km.

Produzido pela montadora na cidade de Caxias do Sul (RS), de acordo com as especificações das Forças Armadas, o Agrale Marruá conta com 100% de componentes nacionais. A Agrale também comercializa os Marruá desenvolvidos para uso civil em serviços severos como na mineração, manutenção de redes elétrica, serviços públicos e reflorestamento, entre outros.

(FOTO: Mauro Martins / Reportagem: Blog das Forças Terrestres)

Mercedes-Benz Classe S BlueEFFICIENCY



Nunca antes na história do Mercedes-Benz Classe S, o topo da linha da marca alemã, houve uma versão equipada com um motor de ‘apenas’ quatro cilindros. Porém, os tempos são outros e, quem adquirir o modelo S 250 CDI BlueEFFICIENCY da linha, que será exibido mês que vem no Salão de Frankfurt, terá de se contentar com um propulsor 2.1 a diesel de 225 cv de potência nessa configuração. O bloco é o mesmo que equipa o Classe C e o Classe E.

É tudo pelo meio ambiente. Com as alterações, a Mercedes-Benz declara que o S 250 CDI emite 155 gramas de CO2 por quilômetro rodado, pouco para o porte do modelo. O consumo de combustível fica na casa dos 17 km/l. Além disso, a potência do BlueEFFICIENCY é apenas 11 cv inferior ao do propulsor V6 a diesel que equipa o S 350.




Banco espanhol anunciará em setembro patrocínio à Ferrari

Expectativa é de que o bicampeão de Fórmula 1 Fernando Alonso, da Renault, também vá para a equipe italiana

O Banco Santander, patrocinador da McLaren desde 2007, anunciará em setembro que passará a patrocinar a Ferrari a partir do Mundial de 2010 de Fórmula 1. O acordo acontecerá após o término do atual contrato com a escuderia britânica, confirmaram nesta quinta-feira, fontes do mercado próximas à operação.

A desvinculação do Santander em relação à McLaren se tornará, assim, uma realidade da qual havia rumores em círculos esportivos há mais de um ano.

A grande dúvida agora é se o espanhol Fernando Alonso, atual piloto da Renault, irá para a Ferrari, justamente pelas mãos do banco presidido por Emilio Botín.

O Grupo Santander já patrocina Alonso através de sua rede de cooperação universitária na internet Universia, de modo que conseguiu ter presença em duas equipes da Fórmula 1 durante estes anos.

Em seu patrocínio à McLaren, o banco espanhol tem assinado um contrato de três anos de duração, com a possibilidade de renová-lo por mais dois, mas tudo indica que não fará isso.

Bruno Senna volta a ter chances de chegar à F-1


Dono da Campos recoloca piloto na briga por vaga na equipe


Em busca de uma vaga na Fórmula 1 para 2010, o brasileiro Bruno Senna voltou a ter esperanças de conseguir uma vaga na escuderia espanhola Campos, que estrear á na categoria no ano que vem.

Há algumas semanas, a imprensa espanhola divulgou que o time já tinha definido seus dois pilotos: o espanhol Pedro de la Rosa e o russo Vitaly Petrov, da GP2.

Nesta quarta-feira, porém, o chefe da equipe, Adrián Campos, afirmou que nada está definido. A declaração vai de encontro aos sentimentos de Senna em relação à chance de correr na F-1 em 2010.

Lotus Exige 260 Cup ganha nova versão


Superesportivo pode chegar a 245 km/h.
Modelo será vendido na Europa por 64,9 mil euros.

A Lotus divulgou nesta quinta-feira (27) fotos da nova geração do carro superesportivo Exige Cup 260. O modelo herda o difusor e o spoiler traseiro mais largo do Exige GT3.

De acordo com o fabricante, o motor de 290 cv permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segungos e alcança 245 km/h.

Mudanças na composição da estrutura permitiu ao carro ficar 38 kg mais leve que o Lotus Exige S, ficando com um peso de 890 kg. O carro teve ainda algumas modificações visuais na dianteira.


O Lotus Exige Cup 260 será oferecido no mercado europeu por 64,9 mil euros (US$ 92,5 mil).



(G1)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Frankfurt terá VW Polo de 3 portas


A Volkswagen mostrou os detalhes iniciais sobre o novo Polo de três portas, que será apresentado oficialmente no salão Frankfurt.
Com um estilo esportivo e três diferentes níveis de acabamento, o Polo 3 portas quer conquistar o público mais jovem.

A versão básica é a Trendline que vem com ESP de série, vidros dianteiros elétricos, travamento central e vidros escurecidos. Na intermediária Comfortline adiciona-se acabamentos cromados, ar condicionado e bancos traseiros rebatíveis.

No topo da gama está a versão Highline que vem com rodas de liga leve de 15 polegadas, farois de neblena, volante revestido em couro, um visor multi-funções, e banco do motorista com regulagem de altura, entre outros itens.

No lançamento, o Polo, que acontece em outubro próximo, o modelo será oferecido com três motores a diesel e três a gasolina. Os motores a gasolina terão potência de 60 cv, 70 cv e 85 cv, enquanto o diesel será 75 cv, 90 cv e 105 cv.



Imprensa destaca vitória de Barrichello

Brasileiro é o destaque dos jornais espanhóis nesta segunda

Os jornais espanhóis elogiaram muito nesta segunda-feira a atuação do brasileiro Rubens Barrichello, vencedor do Grande Prêmio da Europa, em Valência. O diário "Ás" estampou na manchete "Barrichello ganhou cinco anos depois" e publicou: "o brasileiro bateu Hamilton com uma grande atuação desde a terceira posição no grid e dedicou a vitória ao amigo e companheiro Felipe Massa."


Já o jornal "ABC", da cidade de Valência, abriu sua cobertura sobre a corrida com a manchete "Barrichello explora erro da McLaren" e exaltou a emoção do brasileiro: "os robôs não são a única espécie que habita na Fórmula 1. Rubens Barrichello destilou umas gotas de caipirinha no porto de Valência". A publicação destacou ainda a falta de ultrapassagens na corrida, que "foi como tomar um sonífero."


"Barrichello ressucita em Valência" foi a manchete do "El País", que também destacou as lágrimas de Barrichello e lembrou que desta vez a Brawn teve um trabalho estratégico impecável. "Foi um momento muito especial para este homem de mais de mil batalhas, que venceu pela primeira vez fora da Ferrari."

(EFE)

Dados oficiais apontam avanço de roubos de carros nas rodovias federais no Rio


Pesquisa do Instituto de Segurança Pública indica que há crescimento.
Levantamento mostra pontos críticos em trechos da Dutra, Caxias e Niterói.

Pelo menos três estradas federais que cortam o Rio voltaram a ser alvos de ataques violentos de assaltantes de carros. A polícia tem registrado um aumento desses casos em trechos da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), Washington Luiz (BR-40) e Niterói-Manilha (BR-101). Três municípios da Baixada - Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu - apresentam avanço de algumas modalidades de crime, segundo dados oficiais - veja no infográfico abaixo.


Algumas vítimas contam, ainda sob o trauma do ataque, que sofreram sequestros relâmpagos, roubos de carros e ameaças de morte de quadrilhas que cercam os veículos em plena luz do dia. Um funcionário público, que foi assaltado, afirma que o problema não é recente: teria começado em 2005.


Dois arrastões, um morto


São histórias como as que viveram os motociclistas que sofreram um arrastão, no último domingo (16), cercados na BR-40, que liga o Rio a Belo Horizonte e Brasília, na altura do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os criminosos mataram uma das vítimas ao descobrirem que ele era um policial.

O ataque aconteceu a menos de 48 horas depois de um grupo de 12 homens fechar a Via Dutra (BR-116, que liga o Rio a São Paulo), na altura de São João de Meriti, também na Baixada Fluminense, quando roubaram dois carros. Em meio ao pânico, motoristas tentaram escapar na contramão, deixando o trânsito tumultuado.


As cenas se repetem na memória de outras vítimas, como conta o funcionário público Roberto Ribeiro Costa, de 56 anos. “Esses assaltos na Washington Luiz acontecem há muito tempo. Em 2005 havia uma onda de terror nessa via. Eu sofri um sequestro relâmpago, com mais três pessoas, por volta das 6h20 da manhã. Cinco bandidos, armados de pistolas e até granadas, nos deixaram mais de quatro horas dentro da Favela Beira-Mar, até sacarem todo o nosso dinheiro. Ficamos sabendo, depois, que a quadrilha atacou vários outros motoristas”.


A menos de dois meses, o comerciante Arnaldo Rogério Santos, 31, foi uma das vítimas da quadrilha do arrastão na Dutra, próximo ao Trevo das Margaridas. “Fui fechado por um carro e os homens desceram armados de pistolas. Na primeira oportunidade, corri, em zigue-zague. Tenho um filho, recém-nascido, e só pensava em ficar vivo”, conta, explicando que sua atitude foi provocada por um trauma de outro assalto, quando quase foi executado.


“Estava em um Focus e fui cercado por um Peugeot e um Corolla. Um bandido tomou o volante e outro ficou atrás, com uma pistola apontada para a minha cabeça. Ele estava com a boca espumando, visivelmente drogado, e não falava coisa com coisa. Eu estava com uma senhora, que tinha uma bíblia, e dizia que eu era filho dela pedindo: ´Não mate meu filho que Deus vai guardar vocês’. Quando abandonaram a gente na Favela do Lixão (Caxias), um deles disse que não me matou por causa da ‘minha mãe’.", lembrou.


Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) confirmam o aumento desse tipo de violência nessas áreas. De acordo com as estatísticas, no período de janeiro a maio, comparado ao mesmo período do ano passado, os números são os seguintes:


Em Duque de Caxias, na área sob a responsabilidade do 15º Batalhão de Polícia Militar, os roubos de veículos subiram de 1.070 para 1.102. Em Nova Iguaçu (20º BPM), saltou de 863, nos cinco primeiros meses de 2008, para 882. Em Niterói (12º BPM), foi de 498 para 541. E, em São João de Meriti (21º BPM), de 289 para 475 roubos de carros.

Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho mais perigoso da Via Dutra começa em Vigário Geral e vai até a divisa com Nova Iguaçu. O risco maior é nas proximidades do acesso a Vilar dos Teles, por onde passam cerca de 160 mil veículos por dia, segundo a concessionária NovaDutra. Na Washington Luiz, os assaltos são mais frequentes no entroncamento da Linha Vermelha com a via, na altura do número 3000, em Duque de Caxias.


Na descida da Ponte Rio-Niterói, o perigo se estende até Itaboraí. Os acessos clandestinos à estrada facilitam a ação das quadrilhas. Os locais onde mais ocorrem assaltos, segundo a PRF, são a Avenida do Contorno, em Niterói, e os trechos que atravessam os bairros de Gradim, Jardim Catarina e Guaxindiba, em São Gonçalo. Já na Rio-Teresópolis, o medo acompanha os motoristas de Magé a Guapimirim.

Com 800 homens atuando nas rodovias do Rio, a PRF reconhece que é difícil impedir a ação das quadrilhas sem a integração da Polícia Militar e o trabalho de investigação da Polícia Civil. “Sem uma parceria, para troca de informações e planejamento para agir, será muito mais difícil combater esses criminosos. Estamos pedindo também que as concessionárias cedam um espaço para um agente monitorar as rodovias de dentro das salas de controle de tráfego. De lá, podemos perceber qualquer atitude suspeita e agir com mais rapidez”, afirma o inspetor André Luiz Azevedo, da PRF.


Ele também pede a colaboração dos usuários das vias, pedindo que liguem para o telefone 191 sempre notarem alguma movimentação suspeita na estrada. “Nosso objetivo não é partir para o confronto, colocando em risco a vida das pessoas. Sabemos que essas quadrilhas agem muito bem armadas e com outros carros dando cobertura. Mas podemos direcionar melhor nosso patrulhamento a partir de uma informação”, conclui.
(G1)

Não basta ser Ferrari, tem que ser de ouro



Os sheiks do Oriente Médio vivem em uma constante guerra entre si, não me refiro a nada militar, mas uma guerra de egos, quem constrói o maior prédio, quem tem o maior jato, quem consegue o carro mais exótico. Aliás, no quesito carros é algo impressionante, até uma perua Ferrari os caras já fizeram!

A bola da vez é novamente uma Ferrari, não que seja algo inteiramente fora de série, é uma Ferrari F599 GTB Fiorano, mas algum maluco um modelo banhado à ouro, não com as folhas de ouro que mostramos aqui no passado, ao final deste post, mas uma pintura perfeitamente lisa.

(Autozine)




terça-feira, 25 de agosto de 2009

Carro a vapor bate recorde de velocidade



Veículo de 7,6 metros alcançou 225 km/h em deserto da Califórnia (EUA).
Recorde para este tipo de desafio durava 103 anos.

Em sua terceira tentativa, a equipe britânica conseguiu nesta terça-feira (25) bater o recorde mundial de velocidade de um veículo a vapor em solo, estabelecido há mais de cem anos. O veículo movido a vapor de 7,6 metros alcançou 139,843 mph (225 km/h) no terreno que faz parte de uma base militar da Força Aérea dos Estados Unidos no Deserto de Mojave, na Califórnia (EUA).

O desempenho superou uma marca de 204 km/h obtida há 103 anos pelo norte-americano Fred Marriot com um carro movido a vapor em Daytona Beach.

O veículo tem motor a vapor e mede 7,6 metros de comprimento e três toneladas de peso. Já ganhou o apelido de "a chaleira mais rápida do mundo".

A equipe britânica havia conseguido bater o recorde mundial na tentativa anterior, há duas semanas, alcançando 210 km/h. Mas a marca não foi homologada por que nenhum técnico da Federação Internacional de Automobilismo estava presente. Na última sexta-feira (21), um problema técnico impediu o carro de conseguir uma boa velocidade.

Após conseguir a façanha, o piloto do veículo, Charles Burnett III, comemorou o novo recorde posando ao lado da máquina.

USF1 tem interesse em Sébastien Loeb

Nova escuderia admite conversa com representante do piloto

Peter Windsor, diretor esportivo da USF1, confirmou estar em negociação com o representante do pentacampeão mundial de rali Sébastien Loeb para a temporada de estréia da equipe no ano que vem.

- Alguém representando Loeb nos contactou, porém, não vou falar sobre as conversas. Ele tem um talento incrível e definitivamente deixaria as coisas mais interessantes na F-1. Estamos à procura de americanos para a equipe, mas consideramos Loeb seriamente - disse Windsor em entrevista ao jornal francês "L'Equipe".

Loeb afirmou ter interesse se surgir a oportunidade.

- Eu queria saber se estavam realmente interessados em mim. Alguém entrou em contato com eles, mas não sei o que aconteceu. Gosto do WRC e devo estender meu contrato com a Citroën. Mas se tiver a oportunidade de disputar as duas corridas em 2010, caso as datas não coincidam, por que não? - disse Loeb.

O piloto francês já havia feito testes com carros da equipe Red Bull e foi especulado para o lugar de Sebastian Bourdais na Toro Rosso.

(Lancenet)


Red Bull pode trocar fornecedor de motores

Renault não vem agradando e Mercedes pode ser a substituta

A Red Bull está sondando a substituição do fornecedor de motores para a próxima temporada. Atualmente os motores Renault não vem agradando devido as quebras constantes, sendo duas no mesmo fim de semana com Sebastian Vettel no GP da Europa. A mais cotada para ser a fornecedora de motores substituta é a Mercedes-Benz.

Segundo o chefe da equipe, Christian Horner, em entrevista ao jornal alemão "Bild", a equipe está buscando outras opções de fornecedores de motor e a Mercedes é uma delas.

Norbert Haug, diretor da Mercedes-Benz e sócio da McLaren, disse que o acordo será resolvido em quatro semanas.

- Há bons motivos para continuarmos com a Renault ou mudar para a Mercedes - alegou o coordenador esportivo da Red Bull Helmut Marko.


VW Golf R20 será lançado com 270 cv


Motor 2-litros de quatro cilindros com turbocompressor deve tirar o V6 da linha Golf

Com o Volkswagen Golf R32 gerando meros 250 cv, parece que o hatch médio mais quente da marca está resfriando diante das ofertas dos competidores. Mas os fãs não precisam ficar preocupados. A Volkswagen pretende retificar a situação rapidamente com o lançamento do R20. Em vez de recorrer a um V6 aspirado, como o R32, o R20 terá um motor de quatro cilindros auxiliado por turbo e por injeção direta de gasolina capaz de gerar 270 cv.

Isso deve permitir ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 s. A máxima é fácil de acertar, devido ao acordo de cavalheiros que as montadoras alemãs têm com o governo daquele país: será eletronicamente limitada a 250 km/h.

O exterior terá muitos itens semelhantes aos do novo GTI, mas também deve incluir uma dianteira e uma traseira mais agressivas. O escapamento, como se vê nas fotos que fizemos, será no centro do pára-choque traseiro. E será duplo.

Inicialmente o R20 será oferecido apenas na versão de três portas, mas uma versão de cinco portas deve ser oferecida mais adiante. O R20 deve ser a estrela da Volkswagen em Frankfurt, com vendas, na Europa, para o final deste ano.

McLaren P11 deve estrear no Salão de Genebra


Ainda sem muitos detalhes conhecidos, veículo enfrentará o Ferrari F458 Italia de igual para igual

O exclusivíssimo McLaren P11 saiu do rol dos rumores para o da realidade com estas fotos de segredo, as primeiras do protótipo em testes. A apresentação oficial, antes prevista para o Salão de Frankfurt, deve acontecer no final do primeiro trimestre do ano que vem. Em outras palavras, no Salão de Genebra, com início de produção também em 2010. Como Mercedes-Benz e McLaren resolveram seguir caminhos separados, esse é o sucessor da empresa britânica ao SLR. A marca alemã fará sua própria versão de um sucessor do supercarro, o SLS.

Além do P11, que deve concorrer com o Ferrari F458 Italia, a McLaren estaria preparando um sucessor para o F1, o carro mais fantástico que já foi produzido, ao lado do Bugatti Veyron.

Os detalhes sobre este carro, flagrado em testes de baixa temperatura na Suécia, são insuficientes, mas a camuflagem pesada não consegue esconder a semelhança entre o carro que fotografamos e as imagens que vazaram nos últimos meses.

Nenhum detalhe sobre o carro foi divulgado pela McLaren, mas as especulações atuais dão conta de que ele será levíssimo e terá motor V8 fabricado pela Mercedes-Benz (que, afinal, não está tão distante assim). Ele gerará algo em torno de 550 cv, possivelmente acoplado a um câmbio de trocas rápidas de dupla embreagem, manual e automatizado, como os melhores esportivos do mundo na atualidade.
(MSN - Brasil)




segunda-feira, 24 de agosto de 2009

GP de Sonoma,


Dario Franchitti venceu o GP de Sonoma, 14ª etapa da temporada 2009 da Indy, disputada no circuito de Infineon, Califórnia. Moraes, melhor brasileiro na corrida, chegou em quarto. Hélio Castroneves abandonou.

Opalas









(Fotos da lista do Opala.com)

19º Aniversário do Auto Relíquias

Chanceler alemã diz que decisão da GM sobre Opel é urgente

Governo aprova a proposta feita pela empresa canadense Magna.
GM, por sua vez, ainda não decidiu futuro de filial europeia.

A chanceler alemã Angela Merkel expressou desapontamento com o fracasso da General Motors em escolher um comprador para a unidade Opel, na Alemanha, e disse que uma decisão é urgentemente necessária para o futuro da montadora.

Em entrevista à rede de TV alemã ZDF que será transmitida neste domingo (23), Merkel disse acreditar que pode haver um conflito de interesse entre a GM e os países com participação em suas operações europeias, mas que algum progresso está sendo feito.

"Eu lamento que uma decisão final não foi tomada, mas eu espero que aconteça logo, porque tanto pelos trabalhadores como pela situação econômica da Opel, precisamos urgentemente de uma decisão", afirmou ela.

"O conflito de interesse seria que nós (do governo alemão) pensamos que a Magna fez a melhor oferta pela Opel, o que faria da GM uma acionista minoritária na empresa, e pode haver vozes na GM que não veem com bons olhos uma participação minoritária", prosseguiu.

Apesar da pressão da Alemanha em apoio à proposta da Magna International, a GM recusou-se na sexta-feira (21) a declarar a oferta da canadense como vencedora da disputa pela Opel, deixando o destino da montadora alemã em aberto.

No meio de um processo eleitoral, o governo alemão ofereceu suporte financeiro para a proposta da Magna por acreditar que se trata da melhor opção para salvar empregos na Opel, que tem cerca de 25 mil trabalhadores na Alemanha.


Barrichello dá ao Brasil centésima vitória na F-1

Com atuação perfeita, piloto da Brawn vence pela décima vez na carreira em Valência e renasce na briga pelo título

Foram 1792 dias de jejum, mas Rubens Barrichello perseverou e voltou a vencer na Fórmula 1. Com uma atuação perfeita, o brasileiro conquistou no GP da Europa, nas ruas de Valência, sua primeira vitória na temporada deste ano, a décima na carreira e a centésima do Brasil na mais importante categoria do automobilismo.

O brasileiro assumiu definitivamente a liderança após a segunda rodada de reabastecimentos e chegou 2s3 à frente do segundo colocado, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio, na terceira posição.

Com a vitória, Barrichello chegou a 54 pontos e reduziu para 18 sua desvantagem em relação ao líder do Mundial, seu companheiro de equipe Jenson Button, que teve prova apagada e foi o sétimo. O brasileiro reassumiu a vice-liderança na tabela, já que Mark Webber e Sebastian Vettel, da Red Bull, não pontuaram.

Completaram a zona de pontuação em Valência Kovalainen, em quarto, Nico Rosberg (Williams), em quinto, Fernando Alonso (Renault), em sexto, e Robert Kubica (BMW Sauber), em oitavo.

Os substitutos do brasileiro Felipe Massa e Nelsinho Piquet não tiveram bom desempenho: Romain Grosjean bateu na primeira volta, teve de trocar o bico de seu Renault e chegou em 15º. Já Luca Badoer rodou, se arrastou pela pista e foi o 17º, com a Ferrari.

A próxima etapa do Mundial será domingo, em Spa-Francorchamps (Bélgica).

A CORRIDA

Hamilton manteve a liderança após a largada, seguido por Kovalainen, Barrichello e Raikkonen, que ganhou duas posições. O atual campeão mundial impôs um ritmo fortíssimo nas primeiras voltas e abriu uma vantagem de sete segundos sobre o companheiro de equipe, que mantinha Barrichello atrás de si a dois segundos.

O fato de estar mais pesado do que a dupla da McLaren realmente ajudou o brasileiro, que voltou à frente de Kovalainen e bem mais próximo de Hamilton do que antes do pit stop. A diferença, que chegava a oito segundos, caiu para pouco mais de quatro.

No segundo terço de corrida, Hamilton e Barrichello abriram muita vantagem sobre Kovalainen, que não conseguia mais acompanhá-los. Com um excelente ritmo, Barrichello fez por diversas vezes a melhor volta da prova e estava a menos de quatro segundos quando o inglês parou.

Foi quando a McLaren se atrapalhou e ajudou a decidir a corrida em favor de Barrichello. Quando Hamilton entrou nos boxes, os pneus que seriam colocados não estavam posicionados para a troca e o inglês perdeu 13 segundos, cinco a mais do que o habitual num pit stop.

A parada de Barrichello foi bem-sucedida e o brasileiro voltou na liderança após seu segundo reabastecimento. Com uma vantagem de seis segundos, Barrichello passou a controlar a vantagem sobre Hamilton para garantir a tão esperada vitória.

RESULTADO DO GP DA EUROPA
1º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - 1h35m51s289
2º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 2s358
3º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 15s944
4º - Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 20s032
5º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a 20s870
6º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 27s774
7º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - a 34s913
8º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a 36s667
9º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 44s910
10º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 47s935
11º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 48s822
12º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - a 1m03s614
13º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 1m04s527
14º - Timo Glock (ALE) Toyota - a 1m26s519
15º - Romain Grosjean (FRA) Renault - a 1m31s774
16º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
17º - Luca Badoer (ITA) Ferrari - a uma volta
18º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a três voltas
ABANDONOS
Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 16 voltas (freios)
Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 33 voltas (motor)
VOLTA MAIS RÁPIDA
Timo Glock (ALE) Toyota - 1m38s683, na 55ª

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Justiça acompanha retirada de carros antigos do Museu da Ulbra


Caminhões retiraram parte do acervo de 600 veículos raros.
Local será usado para atividades educacionais da universidade.

Oficiais de Justiça acompanharam na manhã desta sexta-feira (21) a retirada de 240 dos 600 veículos do Museu do Automóvel da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). O pedido de retirada foi feito esta semana pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp), que mantém a Ulbra.

A intenção é que o setor educacional da universidade passe a usar o local. Os carros pertencem ao ex-reitor Ruben Becker e serão levados para dois depósitos. Alguns vão a leilão e outros serão devolvidos aos donos.

Por decisão da Justiça Federal de Canoas (RS), parte do acerto do Museu da Ulbra será leiloada e o dinheiro da venda dos automóveis será usado para pagar parte das dívidas da instituição.

(Zero Hora)

Inauguração do Autódromo de Pato Branco

Série especial do smart elétrico será vendida ainda este ano


Carro deverá ser produzido em grande escala apenas em 2012.
Carga de oito horas garante autonomia para percorrer 115 km.

Os testes do modelo elétrico da smart – marca da Mercedes-Benz - acabaram e a pequena série especial do veículo ecologicamente correto será vendida até o final deste ano a clientes selecionados pela marca. O carro deverá ser produzido em grande escala e comercializado apenas em 2012.

De acordo com a smart, o desafio continua a ser a autonomia da bateria, fabricada pela Tesla Motors. As baterias podem ser recarregadas em tomada convencional de 220 volt por três horas para uma autonomia de 40 km, sendo que 8 horas de recarga garante autonomia de 115 km.


O modelo elétrico tem 41 cv e 120 Nm e possui arranque de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A velocidade máxima é de 100 km/h. Quando for lançado em grande escala, o foco de vendas será nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Apesar de ser produzido na França, o desenvolvimento do veículo vai de encontro à iniciativa do governo alemão de estimular as montadoras a desenvolver veículos elétricos, para o país atingir até 2020 um milhão de unidades em circulação. O objetivo da Alemanha é se tornar líder mundial em mobilidade elétrica. Para isso, o governo estimulará pesquisas e o desenvolvimento de novas baterias por meio de financiamentos à indústria.

(G1)