domingo, 30 de novembro de 2008

Em busca de prestígio, Audi lança A5 no Brasil


Em um segmento pouco explorado, lançamento custará R$ 254 500

É inegável que os cupês, pelo menos no Brasil, são veículos considerados extremamente de nicho. Talvez o principal motivo é que nenhuma montadora instalada no país fabrique um veículo desse tipo, portanto quem aprecia esse tipo de carroceria só tem como opções os caros modelos importados.

Para aumentar o leque de opções dos interessados no Mercedes-Benz CLK 350 Coupé ou no BMW Série 3 Coupé, a Audi começa a oferecer a partir deste mês em sua rede de concessionárias o A5, automóvel que inaugurou uma nova família dentro da marca e foi lançado na Europa no ano passado. Por R$ 254 500, o cupê será disponibilizado em versão única com motor 3.2 V6.

Segundo Rafael Carmo Clemente, gerente de produto da Audi Brasil, o “A5 é um carro que vem agregar prestígio e status à marca no país”. Por isso, o executivo é ponderado ao revelar que a expectativa da fabricante é vender 30 unidades ao ano em um segmento que contabiliza 100 representantes colocados nas ruas anualmente. Clemente ainda mencionou que o A5 terá um papel estratégico na principal meta da empresa para o longo prazo: “até 2012, queremos dominar um terço do segmento de automóveis de luxo no Brasil”. No contexto global, a Audi planeja contar com 40 modelos até 2015 para penetrar em uma quantidade maior de fatias de mercado e, conseqüentemente, aumentar as vendas. .

Três modos de direção

Para auxiliar nessa missão, o Audi A5 possui formas concebidas com carinho, como você pode perceber em nossa galeria de fotos. Mais largo que a atual geração do A6, o A5 possui, como todo cupê, um teto baixo e curvo. A parte frontal, com a atual identidade da Audi, resulta em um efeito imponente. Quem o notar surgindo pelo retrovisor ficará impressionado com sua agilidade. Atingir os 100 km/h por hora leva apenas 6s5, de acordo as medições divulgadas pela fábrica. Testado para a edição de dezembro da revista CARRO, ele realizou a mesma prova em 7s7. Já a velocidade máxima é limitada em 250 km/h.

Controlar os 269 cv de potência a 6 500 rpm e os 33,7 kgfm de torque disponíveis entre 3 000 rpm e 5 000 rpm fica fácil, por assim dizer, com o Audi Drive Select, vendido como opcional por R$ 13 600. A tecnologia consiste em uma reprogramação automática de motor, suspensão e sistema de direção. No modo “Comfort”, como o nome indica, o carro parece mais “relaxado” e é voltado ao tráfego em um trânsito pesado, por exemplo. Em “Auto”, o dispositivo ajusta o carro automaticamente de acordo com o tipo de condução no momento. Por fim, há a opção “Dynamic”. Com ela selecionada, o A5 se porta como um felino pronto para dar o bote. A direção torna-se sensivelmente mais rígida, assim como o conjunto de suspensão, o que permite extrair o máximo desempenho do A5.
Como é de praxe em todo veículo de luxo, o A5 exibe uma recheada lista de equipamentos de série que começa com as rodas de liga leve de 17”, ar-condicionado automático, sistema de som e entretenimento composto pelo Audi Music Interface, faróis bi-xenônio e o Audi Advanced Key, que possibilita abrir e acionar a partida apenas com a chave próxima ao veículo. A lista de acessórios contempla o sistema de som elaborado pela Bang & Olufsen com 14 alto-falantes e 500 watts (R$ 4 640) de potência além do eficiente – comprovado em nosso test-drive – Adaptative Cruise Control (R$ 7 280), piloto automático que freia automaticamente o carro quando um obstáculo na frente do veículo é detectado. Por essas e outras, o trabalho do A5 em “agregar prestígio e status” à Audi deverá ser facilmente cumprido. Vamos ver o que dirão os números de vendas.











Haflinger







Kart: Barrichello é campeão do Desafio Internacional


Ânimos esquentaram após vitória de Massa na segunda bateria


O brasileiro Felipe Massa venceu a segunda bateria do Desafio Internacional das Estrelas, neste domingo, em Florianópolis (SC), mas o título de campeão ficou com Rubens Barrichello, vencedor da primeira bateria e quinto colocado na segunda. Rubinho terminou a competição com 36 pontos, enquanto Di Grassi, terceiro colocado na segunda bateria, foi o vice-campeão, com 35. Massa terminou em terceiro, com 31 pontos.
Os ânimos ficaram quentes após o fim da corrida. Rubens Barrichello reclamou muito de toques que sofreu do rival alemão Michael Schumacher, que abandonou por causa de problemas no kart, e de Lucas Di Grassi, com quem disputa uma vaga na equipe Honda para a temporada de 2009 do Mundial de Fórmula 1.
- Tenho que manter a calma. Isso aqui é um evento comemorativo. Tem que ser uma coisa na paz. O Schumacher parecia que estava em uma guerra. Ele esqueceu que aqui é o Brasil e tem que vir com calma. O Di Grassi também me bateu e quase furou o pneu do meu kart. Tem que ser um evento bonito, sem essas coisas - disse Rubinho, em entrevista ao SporTV.
- Isso faz parte de uma corrida. O Michael também fez isso em mim. Acho que ele não deveria ficar tão bravo assim. Ele ganhou o evento e era isso que ele queria - retrucou Di Grassi.
Felipe Massa, que ficou longe da confusão, fez questão de ressaltar a contribuição que o evento deu para as vítimas das enchentes em Santa Catarina.
- A corrida foi um espetáculo. O evento foi maravilhoso. O que conseguimos proporcionar aqui não tem preço. Fizemos o melhor possível para Santa Catarina - disse Massa.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Bela 147








Para os fãs da Fiota

Fotos do site: carmaniacs / Proprietário do carro: Rogerio / São Caetano do Sul SP

Livro conta história do saudoso modelo da Chevrolet


Com textos ricos, dados técnicos e informações inéditas, o livro conta ainda com fotos especiais, anúncios e reproduções de folhetos.

Com a colaboração de profundos conhecedores do assunto como Bob Sharp e André Beer, o livro é uma referência para quem aprecia o modelo Opala, produzido no país entre 1969 e 1992.

Pesquisa detalhada

Sandler iniciou a pesquisa com material “direto da fonte”, onde buscou na própria Chevrolet as informações corretas sobre a história do Opala. Entrevistou profissionais das áreas de engenharia e design, que trabalharam na General Motors nos Estados Unidos e no Brasil. “Além disso houve pesquisa em periódicos da época como a Revista Quatro Rodas e Autoesporte. Tentamos conseguir também informações que nunca foram publicadas antes, conversando com ex-funcionários”, explica Sandler.

Embora sem ter recebido o incentivo oficial da Chevrolet, a marca cedeu os direitos de uso do material publicitário, o que autor considera importante para a conclusão da pesquisa e do projeto do seu livro, que tem cerca de 15 anos.

Séries especiais

Outro diferencial são os textos que falam sobre as séries especiais do Opala como a Las Vegas, SS, Silver Star, Diplomatam Chateau e SS4, alternativa esportiva com apelo econômico.

“Na mania das séries especiais, o modelo foi transplantado para o Brasil mesmo um pouco limitada por questões econômicas. As séries especiais foram mostradas nos Salões do Automóvel e serviram de laboratório para testar as reações do público, como a série Diplomata”, explica Sandler.

Lançada em 1980, a série Diplomata foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em 1979, como uma clara intenção da Chevrolet de testar as reações do grande público. O carro mostrado ainda trazia a roupagem da segunda geração, com os característicos faróis redondos na dianteira e traseira. Ao chegar ao mercado como versão topo de linha, surpreendeu com as linhas inovadoras e ao incorporar itens como ar condicionado com saída para os passageiros do banco traseiro, ar quente, vidros elétricos, antena elétrica ,faróis com refletores duplos, volante com regulagem de altura e outros itens de comodidade.

Outra série pouco conhecida é a Chateau, dos anos 1970, que trazia a cor vinho externa com interior monocromático de painel, console, carpete e bancos vermelhos.

O livro também traz comparativos com seus principais concorrentes dos primeiros tempos, como o Ford Maverick (tema de outro livro editado pela Alaúde, escrito por Paul William Gregson).

Canção da despedida

O livro de Paulo Cesar Sandler e Rogério de Simone também traz informações sobre a série Opala Collector, idealizada por Luiz Cezar Fanfa.

Em 1992 a Chevrolet anunciou que o modelo seria descontinuado, o que gerou até protestos de fãs e proprietários em frente à fábrica da GM em São Caetano do Sul. Neste ano, a marca lançou a série Collector, com apenas cem unidades produzidas. Os felizes proprietários recebiam uma pasta VIP, em couro legítimo, com a inscrição Opala Collector e diversos mimos: carta assinada pelo presidente e vice-presidente da GM, uma fita VHS com um vídeo sobre a história do Opala (hoje disponível na internet), uma edição especial da revista Panorama com informações sobre o modelo, além de relógio, caneta e chaveiro com inscrições douradas.

Uma das unidades da série Collector foi doada para o acervo da exposição do Museu de Tecnologia da Ulbra, em Canoas, Rio Grande do Sul. Mas para saber tudo sobre este saudoso Chevrolet, basta adquirir o livro que já está nas livrarias.

(Webmotors)

5º Etapa do Oktane Track

Day
Data: Sábado 29/11
Hora: 2:00 PM - 6:00 PM


Local: Autodromo de Jacarepaguá
Anotações: http://trackday.oktaneclub.com/

Carros de Combate














Piloto de 18 anos impressiona Ferrari em testes

A Ferrari recebeu os três finalistas da edição deste ano da F-3 italiana para uma bateria de testes na Fórmula 1, no circuito de Fiorano. O destaque das atividades ficou por conta do jovem Mirko Bortolotti, 18 anos, que impressionou os dirigentes da equipe de Maranello.

Em uma iniciativa conjunta entre a Ferrari e o órgão italiano ACI-CSAI, Mirko Bortolotti, Edoardo Piscopo e Salvatore Cicatelli tiveram a oportunidade de guiar um carro de F-1, no caso o campeão do Mundial de Construtores desta temporada, o F2008, na última quarta-feira.

Campeão da F-3 italiana, Bortolotti superou as expectativas da Ferrari no teste e disse, ao final da atividade, que se sentiu "confortável, pois o carro mostrou-se seguro", de acordo com o jornal italiano Gazetta dello Sport.


Olha aí os "OMI"










(G1)

7º Festival Carioca de Arrancada



Data: Sábado 29/11
Hora: Dia todo


Local: Autodromo de Jacarepaguá
Anotações: valores:
. Boxes RS 15,00
. Arquibancada R$ 5,00
. Estacionamento R$ 5,00

acesso:
. entrada para os boxes pelo portão 7
. entrada para a arquibancada pelo portão 1

http://www.faerj.org.br/arrancada.htm