sexta-feira, 30 de maio de 2008

Honda apresenta Fit de oito lugares


Freed será vendido no Japão, sem previsão de exportação

A Honda divulgou hoje as primeiras fotos oficiais da versão de oito lugares do Fit. O modelo será lançado no Japão com o nome Freed, e a marca ainda não se manifesta sobre a opção de exportá-lo.


Em relação ao Fit, o Freed mantém apenas a mesma largura, 1,69 m. Nas demais medidas, ele oferece mais. São com 4,21 m de comprimento (contra 3,90 m do monovolume), 1,75 m de altura (contra 1,52 m) e 2,74 m de entre eixos (contra 2,50 m).



Serão oferecidas três versões da minivan, uma de sete lugares, uma de oito lugares e uma de cinco lugares, com espaço extra para bagagem. Todos os modelos possuem porta traseira corrediça, com opcional de acionamento elétrico.



O motor é um 1.5 de quatro cilindros que desenvolve 120 cv. A Honda promete versões de tração dianteira e integral.

No Brasil, a nova geração do Fit tem estréia marcada para outubro, no Salão do Automóvel.

Pagani Zonda R urbano


De que adianta gastar € 1,2 milhões (R$ 3 milhões) em um carro se você não pode usá -lo nas ruas? É justamente este o único problema do Pagani Zonda R, um super-carro todo construído em fibra de carbono e dono de um motor Mercedes-Benz de 750 cv que pode ser utilizado apenas em pistas fechadas.


Afim de desfilar com esse carrão pelas ruas, a Pagani fará uma versão do Zonda R com adaptações urbanas. A versão especial “Cinque” (cinco em italiano), com a tiragem limitada em sugestivas cinco unidades, contará com pneus e suspensão condizentes ao cenário urbano. O motorzão e toda a fibra de carbono continuarão presentes na versão especial, que além de poder rodar nas ruas é um pouco mais “barata” - € 800 mil (R$ 2,02 milhões).


Interessados no Zonda R para as ruas já podem fazer seus pedidos. Mas como todo carro da Pagani, a espera é longa e pode levar mais de um ano.

Renault reafirma compromisso com F-1


Montadora francesa rechaça antigos rumores de que iria pular fora


A Renault confirmou nesta sexta-feira, através de seu presidente Carlos Ghosn, que não irá abandonar a F-1 em um curto prazo, como chegou a se especular durante a temporada de 2007, quando o time francês começou a definhar após conquistar dois títulos consecutivos com Fernando Alonso.


- Abandonar como perdedores? Nunca. Em qualquer caso, não iremos permanecer na F-1 por muitos anos ainda - garantiu Ghosn em entrevista ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport".


O time faz em 2008 uma temporada muito ruim até o momento. Está em sétimo entre os Construtores, com apenas nove pontos somados - todos com Fernando Alonso.

FIAT Croma






A Fiat pretende retomar o seu glamour no segmento de peruas (SW). Recentemente a marca lançou a nova Palio Weekend, já o próximo passo será o lançamento da média Croma. Uma versão perua (SW) do já bem aceito Fiat Punto.

O site Webmotors só conseguiu descobrir a chegada da novidade, graças aos internautas Davi Guimarães e Rodrigo Almeida. Eles já caçaram outros segredos pelas ruas mineiras e já tiveram destaque por aqui, foi assim com o Linea e Palio Adventure.

Como os paparazzos disseram: “o motorista do Croma não ficou feliz ao perceber que a perua estava diante da nossa mira, tanto que tentou fugir. Por isso, não conseguimos fotografar tão bem a dianteira”.

Apesar de a novidade ser quente, o modelo flagrado já é velho no velho continente. Por lá existe uma versão mais agressiva da perua (como a publicada por último na coluna ao lado).

A nova perua da Fiat tem 4,75 metros de comprimento e 1,6 m de altura. A largura é de 1,77 metros e a distância entreeixos de 2,7 metros. Na Europa, o Croma tem duas opções a gasolina e três a diesel. As a gasolina são: uma de 1,8 litros com 130 cv e outra de 2,2 litros de 150 cv. Já como transmissão as ofertas são de manual a automática.

Por aqui, os motores da Croma deverão ser os mesmos que o Linea usará, conforme adiantou o WebMotors com exclusividade. Um de 1,9-litro 16V flexível em combustível com 130 cv, e um de 1,4-litro 8V com turbo com 150 cv.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Moto DKW 1936

Chevy 350

Brasil pode fabricar veículos russos


Grupo russo Rosboronexport quer trazer linha de montagem da GAZ para Santa Rosa (RS)

O município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, poderá abrigar em breve mais uma linha de montagem no Brasil, desta vez de veículos militares. É o que planeja o grupo russo Rosboronexport, que negocia com a prefeitura da cidade gaúcha e o Ministério da Defesa a construção de uma fábrica da GAZ, que produz veículos militares para inúmeros países pelo mundo.


“A chegada dessa fábrica ainda depende de pequenos detalhes. A comitiva russa da Rosboronexport voltará ao Brasil em junho justamente para acertar isso. Mas a vinda da GAZ é praticamente certa”, afirma o empresário Arli Silva, que lidera as negociações do lado brasileiro. “A cidade está preparada para receber a fábrica, tanto que, se confirmada a negociação, o município cederá um terreno de 10 hectares, dará isenção de 10 anos dos tributos municipais e fará instalação de toda a infra-estrutura necessária, como água, luz e terraplanagem”, revela.


Segundo o grupo russo, a idéia é investir R$ 50 milhões na unidade brasileira, que quando concluída gerará mais de 700 empregos diretos. Inicialmente, o fabricante planeja montar por aqui o jipe GAZ Tiger, que poderá ser oferecido em versões para uso militar e civil. No futuro, ainda estão os planos a fabricação de veículos militares pesados, como tanques e caminhões anfíbios.


Além de abastecer as forças policiais e militares do Brasil, o plano também visa a exportação de veículos da GAZ para outros países da América do Sul, que carecem de veículos do gênero desde o fim da Engesa, que faliu em 1993.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Blindado Avibrás - GUARÁ





Reunião Fusca Club ABC/SP

Calendário 2007
REUNIÃO FUSCA CLUB ABC - SBC/SP

Dia:
01 de JUNHO de 2008
Horário:
a partir das 10 horas
Local: Rua 23 de Maio, s/nº (em frente ao portão do Fórum Civil de São Bernardo do Campo e da "EDI Livrarias Jurídica", exatamente a um quarteirão do Ginásio Poliesportivo) - São Bernardo do Campo-SP
Entrada: 1kg de alimenbto não perecível (não obrigatório)
Organização:
Fusca Club ABC
Informações:
fuscaclubabc@fuscaclubabc.com

EDI
FUSCA CLUB ABC
WWW.FUSCACLUBABC.COM

Rally dos Sertões bate recorde de estrangeiros inscritos

Cyril Despres

A organização do Rally dos Sertões anunciou que a edição de 2008 terá um recorde de pilotos estrangeiros inscritos na disputa. Serão 38 competidores de 14 países, além dos brasileiros.


O interesse dos estrangeiros se apóia no fato de que, desde 2005, a prova faz parte do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country para motos e quadriciclos, e neste ano estréia como etapa da Copa do Mundo da modalidade para carros e caminhões.


Nas motos, os destaques entre os pilotos que chegam de fora são os franceses Cyril Despres (campeão dos Sertões em 2006, campeão mundial em 2004 e bicampeão do Rally Dakar) e David Casteu (campeão do Dakar 2007), além do espanhol Marc Coma (tricampeão mundial e vencedor no Dakar 2006). Nos caminhões, destaca-se a dupla formada pelo sul-africano Giniel de Villiers e o alemão Dirk von Zitzewitz, que foi vice-campeão mundial da modalidade no ano passado.


Essa será a 16ª edição do evento, que vai largar em 17 de junho em Goiânia-GO e terminará no dia 28 em Natal-RN. Somando todos os competidores, serão 168 veículos inscritos: 93 motos, 57 carros, nove caminhões e nove quadriciclos, que percorrerão 4.732km, sendo que 2.567 deles cronometrados.

Presidente da Ferrari pede desculpas a Massa


As críticas mudaram de lado de repente para o piloto brasileiro Felipe Massa, após o GP de Mônaco. Criticado por cometer erros nas primeiras provas da temporada, ele viu a Ferrari se tornar a vilã ao errar a estratégia na prova do último domingo e até ouviu um pedido desculpas.


"Peço desculpas por Mônaco", disse Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, ao canal Sky. Pole Position, Massa viu as chances de vitória diminuírem com a mudança de estratégia promovida pela equipe, para uma parada só.


O próprio piloto brasileiro já havia colocado a culpa na escuderia, após a prova. Ao contrário de Montezemolo, o diretor esportivo da equipe, Stefano Domenticali, optou por exaltar o bom desempenho nos treinos classificatórios.


"Com a pole, demonstramos que somos competitivos na pista deles, Mônaco, que teoricamente era uma corrida para a McLaren. Fizemos a pole position com uma grande estratégia", disse o diretor.


Com a mudança na estratégia, baseada nas condições climáticas, o brasileiro terminou a prova na terceira colocação, atrás do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, vencedor do GP de Mônaco, e do polonês Robert Kubica, da BMW.

Encontro de Hots em Porto Alegre

terça-feira, 27 de maio de 2008

Ferrari Enzo



Pensando nos clientes que querem ainda mais desempenho da Ferrari Enzo, a preparadora italiana EDO Competition lançou um pacote de modificações para o superesportivo. Com o novo kit de equipamentos, a potência do motor 6.0 litros V12 subiu de "meros" 660 cv para 709 cavalos. Desta forma, o modelo topo de linha do fabricante de Maranello acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e atinge 300 km/h em 22 segundos.


Para tal desempenho, o carro ganhou novas tomadas de ar e teve sua central de gerenciamento eletrônico modificada. Mas o segredo da receita está na saída de escape, que utiliza exaustores semelhantes ao da Ferrari FXX, que de tão potente tem permissão para rodar somente em circuitos fechados. Com as mudanças, a Enzo EDO Competition atinge a velocidade máxima de 370 km/h, deixando o modelo convencional, que chega a "apenas" 350 km/h, comendo poeira.




Outra alteração ocorreu nas rodas, que foram substituídas por modelos aro 19' na frente e 20' atrás, que por sua vez recebem pneus de alta performance 265/35 R19 e 335/30 R20, respectivamente. A suspensão, também modificada, foi substituída por um conjunto ajustável eletronicamente, o mesmo que equipa a super Maserati MC12, outro carro proibido de rodar em estradas públicas.

Volkswagen revela primeira imagem do novo Gol

Marca alemã se prepara para seu grande lançamento em 2008



A VW começou a campanha de marketing e divulgação do seu próximo lançamento, o novo Gol. Hoje pela manhã os funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foram surpreendidos com um esboço da frente do carro com fundo escurecido. A imagem, que é a primeira oficial, está na fachada da fábrica com vista para a Via Anchieta. Para os funcionários, a marca soltou um comunicado eletrônico com a imagem.

Volkswagen mostra customização de Variant


Versão esportiva da station wagon, a R36, passa por customização para fazer bonito em salão austríaco

O salão de Wörthesee, realizado na cidade de mesmo nome, na Áustria está sendo palco para apresentação de muitos carros especiais, como, por exemplo, o Audi TT Clubsport, o Audi A3 TDI Clubsport e também uma versão tunada do Volkswagen Passat Variant R36, apelidada de Styling Study.


A perua ganhou rodas da própria linha R, mas de 20”, vindas do grande SUV Touareg. A suspensão foi rebaixada em 2 cm e deu mais esportividade à luxuosa station wagon. Novos discos de freio foram colocados para embelezar ainda mais a região das rodas. Trata-se de um kit Brembo, com pinças de seis pistões. Além da grade, o carro também exibe cromado em outras partes, como nas duas saídas de escape com diâmetro de 8 cm.


O interior foi quem recebeu as últimas modificações. Os bancos esportivos Recaro, do tipo concha e com design futurista, ganharam revestimento de couro em duas cores: branco e preto. Detalhes cromados no console e no painel finalizam a personalização.



Carro Captiva Sport será lançado em agosto pela GM


Equipado com o mesmo motor do Omega, utilitário deverá custar cerca de R$ 120 mil.
Modelo também poderá ser visto no Salão do Automóvel de São Paulo.

A General Motors confirmou nesta segunda-feira (26) o lançamento do utilitário esportivo Captiva Sport para agosto. O modelo será importado do México e poderá ser visto no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro.


De acordo com fontes do setor, o carro será comercializado no mercado brasileiro por cerca de R$ 120 mil. Ele será vendido em mais de 550 pontos de vendas da marca no Brasil.


O único detalhe sobre o Captiva divulgado pela GM é a motorização. Ele virá equipado com o V6 Alloytec, o mesmo motor utilizado no Omega.


Com o utilitário esportivo, a montadora quer reforçar a marca Chevrolet no mercado de luxo. No segmento, dominado pela Hyundai, estão os modelos Tucson, que custa entre R$ 79.900 e R$ 114.960, e o Santa Fe, vendido a partir de R$ 139.500.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Tecnologia flex em automóveis atrai estrangeiros

Brasil é o único país onde os carros rodam com 100% de álcool.
Engenheiros europeus e americanos vêm ao país trabalhar com a tecnologia.

Perto de atingir a marca de 6 milhões de unidades vendidas, o equivalente a mais de 20% da frota de automóveis e comerciais leves, os carros flex transformaram a matriz energética do País, fazendo com que a energia produzida a partir da cana-de-açúcar superasse a tradicional energia hidráulica e a eletricidade. A tecnologia nacional tem atraído interesses internacionais, apesar dos recentes ataques ao biocombustível.


A General Motors tem nove engenheiros brasileiros trabalhando na matriz, nos Estados Unidos, no aperfeiçoamento dos veículos flexíveis locais. Em sua recente passagem pelo Brasil, a chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu a possibilidade de ter carros a etanol na Alemanha. França e Suécia já produzem automóveis com motores importados da filial fluminense da PSA Peugeot Citroën.


O Brasil é o único país onde os carros rodam com 100% de álcool, além de ter 25% do produto adicionado à gasolina. Nos EUA e na Europa, os carros denominados flex utilizam 15% de gasolina e 85% de etanol, proveniente do milho, beterraba e grãos. Outros países adicionam à gasolina entre 3% a 20% de etanol para reduzir a emissão de poluentes e a dependência do petróleo.

Nelson Angelo Piquet pode estar com os dias contados dentro da Renault. Após um fraco início de temporada, em que só conseguiu completar duas corrida


Neozelandês larga na pole, lidera maior número de voltas, vence as 500 Milhas e assume o primeiro lugar da IndyCar


Em um final de semana perfeito, o neozelandês Scott Dixon venceu neste domingo a 92ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, tradicional prova do automobilismo americano e mundial.


O piloto da equipe Ganassi foi melhor do que os demais desde os treinos de classificação, quando cravou a pole position.


Na corrida, Dixon também mostrou ser superior. O neozelandês liderou 115 das 200 voltas no circuito oval, mais da metade da corrida.


O piloto de 27 anos saiu de Indianápolis com outros motivos para comemorar, além de ter embolsado US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,65 milhão) de prêmio, e seu primeiro troféu de vencedor no tradicional oval.


Com os 53 pontos conquistados, Dixon assumiu a liderança da temporada 2008 da IndyCar, com 191 pontos.


O brasileiro Helio Castroneves, antigo líder, chegou em quarto ontem em Indianápolis, e caiu para segundo no campeonato, com 176 pontos.


O melhor brasileiro na corrida foi Vitor Meira, que chegou na segunda colocação. O brasiliense liderou um trecho da corrida, mas a 28 voltas do fim foi ultrapassado por Dixon na troca de pneus. Tony Kanaan, outro brasileiro favorito para vencer, se acidentou e abandonou a prova.


- Duas vezes segundo lugar (o outro vice foi em 2005) é quase vitória, né? Isso é fantástico. Dá mais confiança para o resto do campeonato e pro ano que vem - disse Vitor.


A sexta etapa da IndyCar será no próximo domingo, no circuito oval de Milwaukee.

Piquet pode deixar Renault em três corridas


Brasileiro teria recebido ultimato de chefes até o GP da Inglaterra


Nelson Angelo Piquet pode estar com os dias contados dentro da Renault. Após um fraco início de temporada, em que só conseguiu completar duas corrida em seis já disputadas, o brasileiro pode ser sacado da escuderia francesa após o GP da Inglaterra, em 6 de julho, daqui a três provas. O rumor circulou no paddock de Monte Carlo neste domingo, após novo abandono de Piquet.


Além disto, o jornal suíço "Motorsport Aktuell" revelou em sua edição desta segunda-feira que Fernando Alonso teve sua presença vetada nos testes que acontecerão após o GP do Canadá, daqui a três semanas, para que Nelson possa rodar nos três dias e ganhe mais familiaridade com o R28.


Ainda sobre o que se comentou durante o fim de semana em Mônaco, a dupla da Super Aguri, formada por Anthony Davidson e Takuma Sato, estaria sendo sondada por Flavio Briatore, chefe da Renault, que poderia colocar um dos dois desempregados para ocupar o lugar de Piquet.


Após o GP de Mônaco, Briatore não poupou farpas ao brasileiro.


- A corrida de Nelson foi decepcionante, mas Mônaco é um desafio difícil para um piloto, e é uma pista muito pouco usual - disse o chefão.

domingo, 25 de maio de 2008

Hamilton vence em Mônaco


McLaren foi melhor na estratégia que a dupla da Ferrari. Massa chega em terceiro e Rubinho encerra jejum


O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, venceu neste domingo o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, sexta etapa do Mundial, e com isto assumiu a liderança da tabela, com 38 pontos. Em segundo lugar ficou o polonês Robert Kubica, da BMW, seguido por Felipe Massa, da Ferrari, que largou da pole acabou se dando mal na estratégia da equipe em relação à rival McLaren.


Hamilton chegou a bater no início da prova, teve de trocar um pneu furado e venceu em parte graças a um safety-car, que reduziu a enorme desvantagem que tinha em relação a Massa no início.


Completaram a zona de pontuação: Mark Webber (Red Bull), Sebastian Vettel (Toro Rosso), Rubens Barrichello (Honda), que quebrou um enorme jejum sem pontuar, Kazuki Nakajima (Williams) e Heikki Kovalainen (McLaren).


Kimi Raikkonen, que perdeu a liderança do Mundial, vinha em quinto quando bateu na traseira do Force India de Adrian Sutil, o quarto, a poucas voltas do fim, e terminou apenas em nono. Sutil, por sua vez, entrou em desespero com o resultado histórico perdido, e chorou nos boxes.


A CORRIDA


Na saída para a volta de apresentação, o finlandês Kovalainen, da McLaren, ficou parado no grid e teve de largar em último. A largada aconteceu sem problemas, mas conforme a chuva foi aumentando, os pilotos começaram a ter problemas. Com apenas cinco voltas, Lewis Hamilton e Fernando Alonso bateram e tiveram seus pneus furados. Com isto, perderam muito tempo. Porém, na nona volta, David Coulthard e Sebastien Bourdais bateram, ocasionando o primeiro safety-car da prova. Felipe, que já tinha 14s de vantagem para Kimi, perdeu tudo.


Aí veio o inacreditável. Raikkonen tomou uma puniçao de drive-thru por não terem sido colocados seus pneus até três minutos antes da largada, o que é contra o regulamento. Enorme vacilo da equipe italiana com o atual campeão. Enquanto isso, Felipe já começava a abrir novamente boa vantagem. Em duas voltas, mais de quatro segundos sobre o companheiro de equipe. Lá atrás, Barrichello vinha em nono e Piquet em décimo, com 11 voltas completadas. Raikkonen entrou nos boxes na 13ª volta para pagar sua punição. Com isto, Robert Kubica assumiu a segunda posição na corrida. Kimi voltou em quarto.


Na mesma 13ª volta, Alonso bateu em Heidfeld ao tentar ultrapassar na Mirabeau, e quebrou o bico do seu Renault. Um pequeno congestionamento se formou atrás da dupla, mas foi rapidamente desfeito. Alonso parou para trocar o bico enquanto Rosberg também entrou nos boxes com o mesmo problema em seu Williams.


Duas voltas depois, Felipe Massa escapou na Saint-Devote, mas por sorte não bateu em nada, pois ali há área de escape. Ele conseguiu voltar sem problemas, porém perdeu a liderança da prova para Kubica, da BMW. Seu companheiro de equipe, Nick Heidfeld, enquanto isso se arrastava com um pneu furado, fruto da batida com Alonso. Ele parou na mesma volta para trocar os pneus.


Com 19 voltas, Felipe colou em Kubica, com rendimento claramente superior. Porém, ultrapassar em Mônaco é um eterno problema. Por outro lado, começava a se aproximar a janela da primeira parada de ambos para reabastecer. Duas voltas depois, porém, Kubica voltou a virar bem e voltou a abrir dois segundos de vantagem. O jogo de gato e rato continuou por mais voltas, pois novamente Massa voltou a reduzir a vantagem de Kubica nas voltas seguintes.


Na 26ª volta, Kubica parou para reabastecer, deixando a pista livre para Felipe Massa tentar acelerar e recuperar a vantagem para voltar na frente. A parada do polonês foi em 8s7, e ele voltou em quarto, atrás de Lewis e Kimi. Só que Kimi passou reto na Saint-Devot, quando vinha ao lado do polonês, que saía dos boxes, e perdeu o bico. O campeão mundial parou nos boxes e perdeu 16s1 para trocar o bico, os pneus e reabastecer. Ele voltou em sexto.


Massa, enquanto isso, fazia uma seqüência de voltas rápidas e tudo indicava que ele recuperaria a ponta quando parasse. Ele, porém, passou a pegar tráfego e com isto teve reduzir um pouco seu ritmo. Os oito primeiros eram: Massa, Hamilton, Kubica, Webber, Sutil, Raikkonen, Trulli e Barrichello.


Finalmente, na volta 32, Felipe parou para reabastecer, porém após pegar muito tráfego. Apesar do prejuízo, ele voltou na frente do Kubica, mas, pelo tempo da parada, 11 segundos, Felipe lotou o tanque de combustível dando a entender que optou por alterar a estratégia para apenas uma parada.


Neste momento, Hamilton liderava o GP, 13 segundos à frente de Massa, que tinha apenas dois de vantagem para Kubica. Raikkonen permanecia em sexto, atrás de Webber e Sutil. A corrida se manteve estável pelas dez voltas seguintes, com Hamilton tentando abrir vantagem para Felipe, que o perseguia, com ambos pegando tráfego. Hamilton, porém, tinha menos carros pela frente e aos poucos construiu uma vantagem de 25 segundos de vantagem sobre Felipe.


Na 46ª volta, Alonso arriscou tudo, por estar em 15º, e colocou pneus para pista seca. Duas voltas depois, foi a vez de Piquet parar para reabastecer, e também colocou pneus para pista seca. Alonso, porém, sofria muito para manter o carro na trajetória, pois após duas voltas, não conseguia aquecer os compostos. Piquet, uma volta depois, passou reto na Saint-Devot e bateu de leve nos pneus. Ele conseguiu retornar para a corrida, mas depois abandonou.


Na frente, Massa perdeu toda a vantagem para Kubica e na volta 49, a vantagem de Felipe, que chegou a ser de 6s8, era de menos de um segundo para o polonês. O polonês vinha há três voltas andando cerca de dois segundos mais rápido que o brasileiro.


Na volta 53, Rubinho pulou para sexto ao ultrapassar Mark Webber, que arriscou colocar pneus para pista seca e se deu mal. Em quinto, vinha o finandês Kimi Raikkonen.


Com 25 voltas para o fim, Kubica arriscou tudo e colocou pneus para pista seca. Ao mesmo tempo, Raikkonen passou Sutil, que parou para reabastecer e assumiu a quarta posição. Na mesma volta, enfim, Hamilton parou, e também colocou pneus para pista seca, saindo dos boxes abanando para todos os lados.


Duas voltas depois, a Ferrari se aprontou para receber Felipe Massa. Kubica, de pneus para pista seca, já virava dois segundos por volta mais rápido que Felipe. Massa voltou para pista com os pneus supermacios, mas foi ultrapassado pelo polonês.


Os primeiros eram, neste momento: Hamilton, Kubica, Massa e Raikkonen, que na volta 58 parou para também colocar pneus supermacios e reabastecer. Com isto, foi ultrapassado pelo alemão Adrian Sutil, da Force India, que vinha fazendo excelente prova.


Na 62ª volta, Nico Rosberg espatifou seu Williams no "s" das piscinas, e com isso o safety-car retornou para a pista. Hamilton perdeu a enorme vantagem que tinha sobre os demais. A corrida foi reiniciada restando 11 voltas para o fim, porém restavam menos de 15 minutos para estourar o limte de duas horas. A ordem dois oito primeiros era: Hamilton, Kubica, Massa, Sutil, Raikkonen, Webber, Vettel e Barrichello.


Aí Raikkonen errou de novo. Perdeu a freada e acertou a traseira de Sutil na saída do túnel. O finlandês arruinou a corrida dos dois, que tiveram de parar nos boxes. Os mecânicos da Force India ficaram desolados com o fim da histórica corrida do alemão. Rubens Barrichello, com isto, pulou para sexto, com Webber em quarto e Vettel em quinto. Kimi voltou em nono, atrás de Nakajima, da Williams e de Kovalainen, da McLaren. A TV mostrou mais tarde Sutil chorando dentro dos boxes da Force India, sendo consolado pela equipe inteira.


E a ordem final da corrida não se alterou até o fim da prova, que se encerrou com duas voltas a menos que o previsto, devido ao limite de duas horas de duração.


1º - K. Raikkonen (FIN)
1
10
8
10
6
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
35
2 º - F. Massa (BRA)
-
-
10
8
10
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
28
-----L. Hamilton (ING)
10
4
-
6
8
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
28
4 º - R. Kubica (POL)
-
8
6
5
5
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
24
5º - N. Heidfeld (ALE)
8
3
5
-
4
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
20
6º - H. Kovalainen (FIN)
4
6
4
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
14
7 º - M. Webber (AUS)
-
2
2
4
2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
10
8 º - J. Trulli (ITA)
-
5
3
1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
9
-----F. Alonso (ESP)
5
1
-
-
3
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
9
10º - N. Rosberg (ALE)
6
-
1
-
1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
8
11º - K. Nakajima (JAP)
3
-
-
2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
5
12º - J. Button (ING)
-
-
-
3
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
3
13º - S. Bourdais (FRA)
2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2
N. A. Piquet (BRA)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
D. Coulthard (ESC)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
T. Glock (ALE)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
S. Vettel (ALE)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
R. Barrichello (BRA)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
A. Sutil (ALE)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
G. Fisichella (ITA)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
T. Sato (JAP)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
A. Davidson (ING)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Construtores

1º - Ferrari
1
10
18
18
16
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
63
2º - BMW Sauber
8
11
11
5
9
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
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44
3 º - McLaren
14
10
4
6
8
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
42
4 º - Williams
9
-
1
2
1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
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13
5º - Red Bull
-
2
2
4
2
-
-
-
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-
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10
6º - Toyota
-
5
3
1
-
-
-
-
-
-
-
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-
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-
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9
-----Renault
5
1
-
-
3
-
-
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9
8º - Honda
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-
3
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3
9º - Toro Rosso
2
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2
Force India
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Super Aguri
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